Azeite de oliva, frutas, vegetais frescos, nozes ou sementes. Procure evitar gordura animal, que pode aumentar o risco de câncer, encontrada em carnes, manteiga e queijo. Também evite doces e alimentos industrializados. Além disso, se comer carne, procure cozinhá-la moderadamente.
É fato que ingerir as quantidades normais de cálcio e laticínios não aumentam o risco de câncer de próstata avançado. Mas fica um alerta: determinados estudos sugerem que comer muito cálcio pode aumentar o risco de crescimento da próstata de forma maligna, disseminando então o câncer de próstata.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.
– Frutos vermelhos: como mirtilos, framboesas e morangos, também têm sido associados a benefícios para a saúde da próstata por contarem também com o licopeno. Esses frutos possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação na próstata.
MOTIVO. "O ovo é a fonte de proteína de fácil digestibilidade. O conjunto de nutrientes presente no ovo contribui para prevenção (do câncer de próstata) juntamente com uma alimentação que seja equilibrada.
Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.
A especialista ainda reforça que devem ser evitados alimentos como carnes processadas, salsicha, frios e embutidos em geral, biscoitos recheados, gelatina, pães industrializados e refrigerantes, alimentos que são pobres em nutrientes.
Quem tem problema na próstata pode comer macarrão?
Estudos indicam que o consumo de macarrão pode diminuir casos de câncer de mama e câncer de próstata, além de prevenir contra AVC e obesidade. Pode ajudar, também, no controle do diabetes.
Dois trabalhos concluíram que existe essa relação e outros dois trabalhos sinalizaram que a estratégia de prevenção ao câncer de próstata passa pela moderação no consumo de carnes e produtos lácteos. Os produtos mencionados foram leite, leite desnatado, queijo e iogurte.
Quem tem problema de próstata pode tomar suco de limão?
Entre os alimentos que devem integrar a dieta de um paciente com câncer de próstata, a especialista destaca o tomate (sempre cozido com azeite), frutas vermelhas (goiaba, acerola, pitanga, morango e romã), o limão, vegetais verdes (couve), castanhas, grãos, frutas em geral e chá verde.
Um componente das pimentas-vermelhas chamado capsaicina, além de fazer a língua arder, faz as células de tumores de próstata se suicidarem, de acordo com um estudo publicado na edição de 15 de março da revista Cancer Research.
Uma nova pesquisa feita nos Estados Unidos indica que o suco de romã pode ajudar a diminuir o avanço do câncer de próstata. O novo estudo, da Universidade de Wisconsin, publicado na revista acadêmica Proceedings of the National Academy of Sciences.
O tratamento para Prostatie varia. Geralmente composto pela indicação de uso de antibióticos, por um mínimo de 21 dias para as Prostatites agudas e 4 a 6 semanas para as Prostatites crônicas. O urologista pode recomendar também os anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou os analgésicos para aliviar a dor e o desconforto.
A próstata aumentada pode ser curada, mas o tratamento varia de acordo com a gravidade dos sintomas. Em casos leves, o tratamento pode não ser necessário. Seu médico pedirá apenas para fazer um acompanhamento. Em casos graves, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
Tanto melhor se forem exercícios aeróbicos, como caminhada leve, corrida ou exercícios de sustentação de peso. "Todos têm a chance de fazer algo que seja realmente econômico para diminuir o risco de câncer de próstata.
Salmão, atum e sardinha – os chamados peixes gordos ou oleosos – são considerados benéficos para a saúde da próstata por serem ricos em ômega-3. Esse ácido graxo é anti-inflamatório, ajudando a reduzir inflamações como prostatite e hiperplasia benigna da próstata (HBP).
O café é rico em flavonóides e polifenóis , compostos que atuam como antioxidantes, reduzem a inflamação e regulam a insulina, os quais podem desempenhar um papel no câncer de próstata.
O consumo moderado de álcool (um copo de vinho à refeição) pode ter efeitos positivos. No entanto, as bebidas com um alto teor de álcool e a cerveja (o lúpulo), devem ser evitadas, uma vez que podem favorecer a congestão da próstata e resultar num aumento de tamanho.
Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Eles costumam proporcionar alívio imediato dos sintomas, muitas vezes dentro dos primeiros dias de uso.
O alimento é famoso por conter boas quantidades de licopeno, substância antioxidante que está muito ligada à diminuição do índice de câncer de pulmão e de próstata. Alimentos como brócolis, couve-flor e espinafre podem ajudar a diminuir as chances do aparecimento do câncer de próstata.
Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos. Tente comer mais cogumelos.