– Há um século, na década de 1920, uma pessoa com Down vivia em média 9 anos. Hoje, com exames avançados, inúmeras possibilidades de cirurgia, as pessoas vivem cerca de 60 anos. Apesar do avanço na medicina, a inclusão dessas pessoas teve um papel importantíssimo no aumento da expectativa de vida.
Como é a vida de uma pessoa que tem síndrome de Down?
Adultos com síndrome de Down são adultos em primeiro lugar, com as mesmas necessidades sociais, emocionais e de realização como outros adultos. Eles desejam viver com privacidade, independência, amigos e parceiros, e ter um papel útil em suas comunidades.
As pessoas com síndrome de Down estudam, trabalham e convivem com todos. Esses indivíduos têm opinião e podem se expressar sobre assuntos que lhes dizem respeito.
Qual a idade mental de alguém com síndrome de Down?
A idade mental média atingida aos 21 anos é de cerca de 5 anos; malformações cardíacas congênitas ocorrem em 40% dos nascidos com a síndrome; cerca de 5% apresentam anomalias congênitas do trato gastrintestinal como, por exemplo, a estenose ou atresia duodenal e o ânus imperfurado.
Quais são as limitações de uma pessoa com síndrome de Down?
As crianças com síndrome de Down apresentam retardo do desenvolvimento físico e mental, cabeça e face com traços específicos e, frequentemente, baixa estatura.
Repórter Brasil explica o que é a síndrome de down -
Qual é o principal problema que sofre uma pessoa com síndrome de Down?
Pessoas com síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como malformações cardíacas e do trato gastrointestinal, problemas de visão e audição, além de chances maiores de desenvolverem diabetes e alterações da tireoide.
Qual é o nível de inteligência de uma pessoa com síndrome de Down?
Em testes de inteligência, estes indivíduos apresentam pontuações variando de 20 a 85 de QI, sendo que cerca de 70 a 75% apresentam QI entre 20 e 50 (SCHWARTZMAN, 2003. S Síndrome de Down.
– Há um século, na década de 1920, uma pessoa com Down vivia em média 9 anos. Hoje, com exames avançados, inúmeras possibilidades de cirurgia, as pessoas vivem cerca de 60 anos. Apesar do avanço na medicina, a inclusão dessas pessoas teve um papel importantíssimo no aumento da expectativa de vida.
Como é o cérebro de uma pessoa com síndrome de Down?
De um modo geral, as crianças com síndrome de Down parecem ter um perfil particular de memória e habilidades de processamento de informações, incluindo capacidade reduzida de memória de trabalho, memória implícita intacta, mas memória de longo prazo reduzida para informações explícitas e processamento verbal mais pobre ...
Pensando de uma forma simplificada: trate a pessoa como tratará qualquer outra: acompanhar a saúde física com atenção médica especializada, acompanhar o desenvolvimento psicológico, acadêmico, social de forma que tenha o suporte necessário para alcançar seu melhor.
Homens e mulheres com síndrome de Down podem ter filhos? Podem, sim. Há muitos registros de mulheres com Down que tiveram filhos e, nesse caso, as chances de terem filhos com trissomia 21 é de 35% a 50% maior. Há dois casos registrados de homens com Down que se tornaram pai.
Porque pessoas com síndrome de Down são mais carinhosas?
Resposta: Mito. Não há evidências científicas que as pessoas com Síndrome de Down sejam mais carinhosas. Elas possuem sentimentos e emoções desagradáveis como todas as demais pessoas, incluindo raiva, tristeza nojo e irritabilidade.
Por que quem tem síndrome de Down têm o mesmo rosto?
Isso porque a síndrome se dá por uma divisão celular que resulta em um material genético extra do cromossomo 21, sem qualquer relação com a cor da pele.
Em humanos, a prega palmar transversal única ou prega simiesca é uma prega única que se estende ao longo da palma da mão, formada pela fusão das três pregas palmares. É uma característica presente em metade das pessoas com Síndrome de Down e em cerca de 5% a 10% da população em geral ou com má formações.
São Paulo - O número de diagnósticos de síndrome de Down cresceu 71% de 1989 a 2008 na Inglaterra e no País de Gales, segundo estudo publicado no "British Medical Journal" (BMJ).
O portador de síndrome de down, mas é considerado apto para dirigir, pode sim dirigir, conforme determina a Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). No entanto, é preciso realizar exames de aptidão física, mental e psicológica.
Pessoas com a síndrome têm um gene a mais desse cromossomo, o que significa que elas produzem ainda mais essa proteína. O aparecimento de Alzheimer em pessoas com SD está associado à expressão do gene da proteína precursora amiloide, que forma as placas de beta-amiloide.
Quais as principais dificuldades de uma pessoa com síndrome de Down?
As pessoas com síndrome de Down tendem a ter dificuldades em articular frases que estão no seu cognitivo. A oralidade dessas pessoas também são comprometidas. Para amenizar esses problemas, o indicado é que desde da infância, as crianças realizem tratamentos com fonoaudiólogos.
Qual a idade mental de um adulto com síndrome de Down?
Até o início do século 20, a expectativa de vida de uma pessoa com síndrome de Down era de cerca de 10 anos. Hoje, os indivíduos com a condição, causada por uma alteração genética no cromossomo 21, vivem, em média, 60 anos, segundo estudos e organizações nacionais e internacionais.
Qual a pessoa mais velha do mundo com síndrome de Down?
Atualmente, é cada vez mais comum pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60, 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população em geral. Em 2007 faleceu em Anápolis, Goiás, a pessoa com síndrome de Down mais velha do mundo, Dilmar Teixeira (n. 1934), com 74 anos.
A Síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, ligado ao par 21, por isso também é conhecida como trissomia 21. Obs.: Cromossomos são as estruturas biológicas que contêm informações genéticas; na espécie humana essa formação está distribuída em 23 pares, totalizando 46.
A Síndrome de Down também pode ser chamada de trissomia do 21 e as pessoas que a possuem de trissômicos . Freqüentemente, a Síndrome de Down é chamada de "mongolismo" e as pessoas que a apresentam de "mongolóides".
Como é o rosto de uma criança que tem síndrome de Down?
Veja quais são eles: rosto arredondado; orelhas pequenas e olhos oblíquos para cima, semelhantes aos de pessoas de origem oriental; em alguns casos, a língua é grande, com tamanho que excede a média comum; em outros, ainda que de tamanho regular, a língua é protrusa, para fora da boca, devido a uma diminuição do tônus ...
É possível ter uma vida normal com síndrome de Down?
As pessoas com síndrome de Down vivem assim como qualquer outra pessoa, apesar de apresentarem dificuldades é um processo mais lento em relação a algumas coisas, isso não as impede de ter uma vida alegre, com responsabilidades e objetivos.