Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.
O que acontece é que o cérebro precisa recarregar, como as baterias do carro. Mas o cérebro dos portadores de TDAH, além de funcionar de uma forma bem diferente, ainda tem uma enorme dificuldade de recarregar durante o sono. Isso acaba consumindo toda a energia e a pessoa simplesmente vive um estado de fadiga crônica.
Crianças mais agitadas durante o dia apresentam elevados padrões de atividade noturna. Dessa forma, o TDAH pode ser um transtorno que afeta não somente o comportamento diário, mas também mecanismos relacionados ao sono(33).
De acordo com a neuropsicóloga Nathalie Gudayol, o TDAH não impede as pessoas de se apaixonarem. Para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação.
“A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e levantar de manhã, o que causa cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções [cotidianas].
TDAH tem problemas com o sono? | #tdah #relacionamento #insonia
Como é o surto de TDAH?
Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência. São facilmente distraídas por estímulos externos.
Aditivos artificiais. Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar com a remoção de aditivos artificiais de suas dietas. Inclusive há recomendação científica que as crianças evitem esses aditivos, principalmente corantes alimentares, porque eles podem piorar os sintomas de TDAH.
É comum que pessoas com TDAH se apaixonem profundamente e rapidamente, mergulhando de cabeça em novos relacionamentos com entusiasmo e paixão avassaladora. No entanto, essa intensidade emocional pode ser acompanhada por dificuldades em regular as emoções e impulsividade.
Alguém com TDAH pode se sentir profundamente atraído por uma pessoa ou atividade em um momento, mas esse interesse pode mudar rapidamente para algo ou alguém completamente diferente. Isso pode ser desafiador em um relacionamento duradouro, mas com compreensão e diálogo aberto, pode ser administrado construtivamente.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
Muitas pessoas com TDAH sentem sonolência diurna e dificuldade para acordar como resultado de um sono ruim. Alguns pacientes experimentam um sono inquieto e não reparador com múltiplos despertares noturnos.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é amplamente reconhecido por suas características de desatenção, impulsividade e hiperatividade. No entanto, muitas pessoas com TDAH também enfrentam desafios emocionais, como exaustão mental, ansiedade e depressão.
Determinados ansiolíticos e remédios estimulantes, receitados a pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) também têm esse efeito colateral. Sem falar que, o lítio presente em estabilizadores de humor controlados pode causar desidratação.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
☕️ Pessoas com TDAH podem sentir sono ao tomar café, surpreendentemente, devido à cafeína. Enquanto essa substância geralmente aumenta a atenção, em quem tem TDAH pode agir de maneira oposta, afetando neurotransmissores como a dopamina. Os efeitos variam, sendo influenciados por fatores como açúcar e leite no café.
Estratégias de compensação: A pessoa com TDAH pode adotar estratégias para compensar as dificuldades relacionadas ao transtorno. Isso pode incluir o uso de lembretes visuais ou auditivos para lembrar-se de regras de trânsito, manter uma rotina de manutenção do veículo e minimizar as distrações dentro do carro.
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
Pessoas com TDAH muitas vezes se sentem atraídas por novas experiências e estímulos, o que pode levar a uma rápida mudança de interesses e, consequentemente, a uma diminuição do interesse nas pessoas ao seu redor.
Se você está em um relacionamento com alguém que tem TDAH, provavelmente já sentiu a frustração de lidar com esquecimentos frequentes, mudanças de humor repentinas e dificuldades em manter o foco nas conversas. Essas situações podem gerar um grande desgaste emocional e causar conflitos constantes.
Estudos mostram que um dos grandes prejuízos do TDAH se dá nas relações interpessoais, com maiores taxas de divórcio e menor apoio de amigos e familiares. Apesar de muitos serem extrovertidos e até irreverentes, tornando-os comunicativos e sociáveis, o convívio próximo e constante pode se tornar difícil.
Como se comporta uma pessoa com TDAH no relacionamento?
Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em manter a atenção durante as conversas, o que pode levar a interrupções frequentes e falta de foco. Essas características podem ser interpretadas como falta de interesse ou falta de consideração pelos outros, prejudicando a qualidade da comunicação.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
Quando o diagnóstico de TDAH finalmente foi confirmado, a família descobriu que o transtorno também resulta na falta de controle do impulso alimentar. Com isso alguns pacientes com TDAH comem muito, mesmo sem fome e em curto espaço de tempo.
Não fale até saber exatamente o que pretende dizer; Não seja muito rápido para compartilhar informações íntimas. Ou melhor, evite sempre que possível; Se você estiver com raiva, espere até se acalmar antes de ter uma discussão.