Os portadores de TDAH possuem muita dificuldade de concentração, e isso impede o raciocínio deles, em diversos tipos de situações, mesmo as mais simples.
Com frequência falam excessivamente. Frequentemente respondem sem pensar antes de as perguntas terem sido concluídas. Com frequência têm dificuldades para aguardar sua vez. Com frequência interrompem ou são indiscretas com outras pessoas.
Os adultos costumam ter dificuldade em organizar e planejar atividades do dia a dia, principalmente determinar o que é mais importante ou o que fazer primeiro dentre várias coisas que tiver para fazer. Estressa-se muito ao assumir diversos compromissos e não saber por qual começar.
Crianças com TDAH podem apresentar dificuldade de concentração, especialmente em atividades que requerem esforço intelectual prolongado. É comum o paciente responder perguntas antes de elas serem concluídas, evidenciando a inquietude. Esquecimento também é frequente, dando a impressão da criança estar sempre distraída.
No primeiro caso, a criança com TDAH desatento tem dificuldade em se concentrar nas atividades do dia a dia, tem dificuldade para seguir instruções e se perde em conversas cotidianas. Outro sintoma para esse tipo de TDAH é o esquecimento de coisas que normalmente não deveriam ser esquecidas.
Você tem distração, dificuldade para se concentrar, baixo rendimento? Pode ser TDAH
Como são as crises de quem tem TDAH?
Ter dificuldade em organizar tarefas e atividades. Evitar tarefas de esforço mental prolongado. Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades. Distrair-se facilmente com estímulos externos.
Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade.
No entanto, é importante ressaltar que ter TDAH não tem nada a ver com capacidade intelectual. Apesar das dificuldades de se concentrar, essas pessoas costumam ser extremamente criativas e inteligentes. Assim, o problema está na forma como geralmente se estuda para concursos públicos e não nos concurseiros com TDAH!
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
A memória das pessoas com TDAH é considerada disfuncional para as tarefas cotidianas, porque elas são inábeis no manejo e resgate da memória operacional. Isso significa que elas perdem o timing dos seus compromissos, por falhas na organização temporal das ações que permitem dar a resposta no momento certo.
Quem convive com indivíduos com TDAH às vezes não consegue compreender a intensidade de suas reações e pode se irritar com seu comportamento indeciso. O afastamento de pessoas próximas acaba contribuindo para a sensação de inadequação e baixa autoestima desses indivíduos.
Aditivos artificiais. Algumas crianças com TDAH podem se beneficiar com a remoção de aditivos artificiais de suas dietas. Inclusive há recomendação científica que as crianças evitem esses aditivos, principalmente corantes alimentares, porque eles podem piorar os sintomas de TDAH.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
Trazer o tdha como deficiência não é um preconceito e sim um alívio e uma luz no fim do túnel para as pessoas serem reconhecidas e poderem exercer seus direitos. O tdha traz diversas barreiras em nossas vidas. Em Países desenvolvidos o tdha já é considerado como uma deficiência.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
1️⃣ "Você é preguiçoso ou desleixado": Muitas vezes, o TDAH é mal compreendido como preguiça ou desleixo. No entanto, o TDAH é um transtorno neurobiológico legítimo que afeta a capacidade de uma pessoa de manter a atenção, controlar impulsos e regular o comportamento.
No cotidiano, pessoas com TDAH também enfrentam dificuldades em diversas situações, por exemplo, manter a casa organizada. Isso pode ser um grande desafio para quem tem TDAH, afinal, são indivíduos com maior dificuldade para priorizar tarefas e se manter focado por muito tempo.
👀 Uma das características do TDAH é a dificuldade em manter a atenção e o controle impulsivo. O contato visual é uma habilidade social importante que envolve o olhar direto nos olhos de outra pessoa durante a comunicação.
Na Síndrome do Pensamento Acelerado, as origens podem ser quadros de transtornos como ansiedade, bipolaridade e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e até ser efeito do uso de drogas, como cocaína.
Pessoas que possuem TDAH grave, por sua vez, tendem a encontrar mais dificuldade para se relacionar social e profissionalmente, pois apresentam muitos sintomas além daqueles necessários para o diagnóstico.