Cerca de 20% a 60% das crianças com TDAH têm transtornos de aprendizagem afetando a leitura, a matemática ou a linguagem escrita, e a maioria tem problemas acadêmicos como notas baixas devido à desorganização ou tarefa de casa incompleta (habilidades executivas).
(2006), os estudantes com TDAH tipo desatento mostram mais dificuldade nas atividades escolares, já que a atenção seria um fator importante para a qualidade da aprendizagem.
Qual a diferença entre TDAH e dificuldade de aprendizagem?
Em primeiro lugar, TDAH não é um problema de aprendizagem, embora possa prejudicá-la e muito, especialmente na escola. O TDAH é um problema que prejudica a capacidade de prestar atenção, como resultado de um déficit de autocontrole generalizado.
A hiperatividade no contexto escolar também nos levou a identificar como vem sendo observada ao longo do histórico do aluno. Alunos com TDAH podem apresentar agitação e inquietação ou até mesmo os dois, o que interfere na dinâmica da sala de aula, uma vez que o aluno hiperativo tem dificuldade para se concentrar.
O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.
Quem tem TDAH pode ter transtorno de aprendizagem?
Cerca de 20% a 60% das crianças com TDAH têm transtornos de aprendizagem afetando a leitura, a matemática ou a linguagem escrita, e a maioria tem problemas acadêmicos como notas baixas devido à desorganização ou tarefa de casa incompleta (habilidades executivas).
No primeiro caso, a criança com TDAH desatento tem dificuldade em se concentrar nas atividades do dia a dia, tem dificuldade para seguir instruções e se perde em conversas cotidianas. Outro sintoma para esse tipo de TDAH é o esquecimento de coisas que normalmente não deveriam ser esquecidas.
Sim é possível, mas pode exigir muito mais esforço. Algumas atividades exigem mais atenção do que outras e por isso algumas pessoas com esse diagnóstico acabam tendo bom desempenho educacional.
Sim, é possível que uma pessoa com TDAH tenha desenvolvido certas habilidades precocemente na infância. De fato, muitas vezes as pessoas com TDAH podem ter um desenvolvimento acelerado em algumas áreas, como a fala, a coordenação motora e a criatividade, entre outras.
Em uma síntese, o TDAH é um transtorno que envolve sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. No entanto, ele não tem a ver com falta de inteligência. Até pelo contrário: muitas crianças que têm o transtorno costumam possuir excelentes habilidades.
Alunos com déficit de atenção costumam focar mais facilmente em atividades estimulantes, que exijam trabalho manual e/ou criatividade, e não apenas esforço mental. Por isso, sempre que possível, busque trabalhos e tarefas que explorem essas diferentes possibilidades.
O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.
Ter dificuldade em organizar tarefas e atividades. Evitar tarefas de esforço mental prolongado. Perder coisas necessárias para tarefas ou atividades. Distrair-se facilmente com estímulos externos.
Pessoas que possuem TDAH grave, por sua vez, tendem a encontrar mais dificuldade para se relacionar social e profissionalmente, pois apresentam muitos sintomas além daqueles necessários para o diagnóstico.
3. O minimalista — quem tem TDAH sabe que tentar organizar as coisas é um pesadelo. Por isso, uma estratégia comum para lidar com o problema é simplificar a vida ao máximo. Pessoas desse perfil fazem de tudo para ter o mínimo possível de posses, para que não haja muito o que organizar.
O TDAH ainda não é considerado uma PCD, ou Pessoa com Deficiência. Mas existe um PL que ainda será analisado por outras três comissões da Câmara dos Deputados. O texto da lei prevê as diretrizes da nova política e os direitos das pessoas com TDAH.
O laudo de TDAH é essencial para comprovar a condição e garantir acesso a tratamentos e benefícios. Para ser aprovado pela perícia, o laudo deve conter informações detalhadas sobre os sintomas do paciente, histórico médico, resultados de testes psicológicos e relatos de comportamento em diferentes contextos.
A resposta curta é sim, um aluno com TDAH pode ser reprovado. No entanto, há muitas nuances que precisam ser consideradas: 1️⃣ A escola sabia do diagnóstico? Se a escola foi informada e tinha conhecimento do laudo, ela é responsável por garantir que o aluno receba as adaptações necessárias.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce aos alunos da educação básica com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Não houve vetos.
São direitos da pessoa com TDAH: o livre desenvolvimento da personalidade; a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; o acesso a serviços de saúde, incluindo medicamentos gratuitos; educação e ensino profissionalizante; emprego adequado à condição; moradia; previdência e assistência social, entre outros.