A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
Entre os sintomas da tuberculose, destacam-se a sudorese, incluindo a diaforese noturna relatada pelos pacientes, que pode ser bem intensa. Além disso, os pacientes podem ter manifestações mais inespecíficas, como mal-estar, fadiga, anorexia, dor torácica não pleurítica e dispneia.
A tuberculose de coluna (mal de Pott) é responsável por cerca de 1% de todos os casos da doença e por até 50% de todos os casos de tuberculose óssea. O quadro clínico é a tríade dor lombar, dor à palpação e sudorese noturna, afetando a coluna torácica baixa e a lombar.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Quais são os órgãos que a tuberculose pode atingir?
Os pulmões são os órgãos mais afetados, mas a tuberculose pode acometer os rins, a pele, os ossos, os gânglios. O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente.
Período de Incubação. Apos a infecção pelo M. tuberculosis, transcorrem, em media, 4 a 12 semanas para a detecção das lesões primarias. A maioria dos novos casos de doença pulmonar ocorre em torno de 12 meses apos a infecção inicial.
Na maior parte dos casos são utilizados dois medicamentos: quatro cápsulas vermelhas que contém os remédios rifampicina, isoniazida pirazinamida e etambutol. POR QUANTO TEMPO OS REMÉDIOS SÃO USADOS? O tempo necessário para o tratamento da tuberculose é, em geral, seis meses.
A maioria dos pacientes com tuberculose abdominal apresenta sintomas que duram de 1 mês a 1 ano. Esses pacientes podem apresentar dor abdominal, emaciação, perda geral de peso, perda de apetite, febre, diarreia, constipação, sangramento retal e edema [18]. Os sintomas são geralmente de intensidade moderada.
Qual o tipo de comida que a tuberculose não pode comer?
Gorduras saturadas e trans: Reduza o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como carnes gordas, manteiga, margarina, frituras e alimentos industrializados. Álcool e tabaco: Evite o consumo de álcool e não fume, pois ambos podem enfraquecer o sistema imunológico e interferir no tratamento.
Dificuldade no movimento, ao dobrar a perna ou caminhar mancando; Inchaço no joelho, quando este encontra-se afetado; Diminuição da massa muscular da perna afetada; Pode haver febre baixa.
Outros sintomas incluem falta de apetite, emagrecimento e suor noturno acompanhado de febre baixa, que é mais comum no final da tarde. Pode existir catarro esverdeado, amarelado ou com sangue. Nem sempre todos esses sintomas aparecem juntos.
Tuberculose no cérebro (tuberculose meníngea): Essa forma é considerada uma complicação grave. Os sintomas incluem dor de cabeça intensa, rigidez do pescoço, febre, confusão, convulsões e alterações no estado mental. Segundo o Ministério da Saúde, todos os anos, cerca de 70 mil pessoas adoecem de tuberculose no Brasil.
A tuberculose é uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões. Esta infecção pulmonar causa sintomas como febre, tosse, expetoração, perda de peso, dor no peito, entre outros, conforme veremos adiante com maior detalhe.
Você sabe o que é aspergilose pulmonar? Os sintomas da aspergilose pulmonar são semelhantes ao da tuberculose, porém se trata de uma doença que tem como principal agente o fungo Aspergillus fumigatus, que se instala no pulmão humano.
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados, principalmente, os seguintes exames: exame microscópico direto (baciloscopia direta), cultura para micobactéria com identificação de espécie, teste de sensibilidade antimicrobiana, teste rápido para tuberculose (TR-TB) e radiografia de tórax.
A doença afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos que não o pulmão, ocorre mais frequentemente em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.
Febre, emagrecimento, fraqueza muscular, dor óssea, limitação dos movimentos e atrofia estão entre os sintomas. Tuberculose miliar: também conhecida como tuberculose cutânea, esta doença se manifesta na pele de diversas formas: úlceras, abcessos, nódulos e hiperqueratose (engrossamento da camada externa da pele).
É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão ... A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR.
É causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, provoca uma série de sintomas e, apesar da possibilidade de cura, anualmente milhares de pessoas no mundo são vitimadas por ela. Muitas vezes, sem diagnóstico.