Quem pode fazer a cirurgia para tirar cicatriz? Esse procedimento só pode ser realizado por pessoas que possuem indicação de um cirurgião plástico. Essa indicação ocorre quando há uma má formação na cicatriz.
O médico dermatologista realiza exames detalhados das características das cicatrizes de cada paciente e propõe um programa individualizado de acordo com as necessidades de cada um.
Laser. O laser é o procedimento capaz de fazer as cicatrizes vermelhas ou rosadas sumirem aos poucos. A tecnologia cauteriza alguns vasos sanguíneos, responsáveis por essa coloração da cicatriz.
Na vida real, muitas pessoas carregam marcas na pele que acabam tornando-se profundas cicatrizes na alma sem necessidade. De uma forma geral é, sim, possível remover ou suavizar bastante uma cicatriz, ainda que os resultados dependam de vários fatores, como a causa, o tempo, a profundidade e o tipo de pele.
Fica a Dica - Como se livrar de cicatrizes? - by Farmácias Pague Menos
O que faz cicatriz sumir?
Algumas opções são o peeling químico, a microdermoabrasão, uso de laser, radiofrequência, ultrassom ou carboxiterapia. O fisioterapeuta dermato funcional deverá avaliar pessoalmente e indicar o melhor tratamento para cada caso, alcançando ótimos resultados.
O laser de dióxido de carbono provoca a cicatrização ao estimular o corpo a produzir colágeno novo e mais saudável na pele. Esse procedimento pode reparar o tecido cicatricial, resultando em uma textura e espessura mais normais. Esse laser também ajuda com a flexibilidade da cicatriz e tensão do tecido.
Algumas opções para tirar cicatrizes antigas, com mais de 90 dias são:
Cremes que aumentam a produção de colágeno. Os cremes que aumentam a produção de colágeno melhoram a elasticidade da pele, reduzindo o relevo da cicatriz.
Normalmente é usada somente anestesia local, podendo conter ou não sedação, de acordo com o local da cicatriz. A remoção é realizada por meio de incisões na extensão. Com isso, o cirurgião retira a fibrose e o tecido cicatrizado. São aplicados pontos internos absorvíveis e outros escondidos na incisão (intradérmicos).
É possível melhorar o aspecto da cicatriz com alguns tratamentos estéticos como o peeling químico, carboxiterapia, laser de CO2 e microdermoabrasão, por exemplo. É importante que esses procedimentos sejam feitos por um médico dermatologista, a fim de garantir a segurança do paciente.
A camuflagem de cicatriz é um procedimento estético similar a tatuagem, por isso é usada tinta para pele e agulha. No entanto, a cor da pigmentação é diferente, pois o objetivo é deixar a cicatriz menos visível possível.
Para as Cicatrizes Hipertróficas, por exemplo, há opções como: curativos compressivos, placas de silicone, produtos tópicos, injeções de corticoides e, dependendo da gravidade, cirurgia de reparo da cicatriz associada a outros tratamentos, com a finalidade de prevenir o ressurgimento de novas cicatrizes.
Laser – O laser é uma das principais ferramentas atualmente para reduzir as cicatrizes inestéticas, como hipertróficas e queloides. É muito efetivo para melhorar vermelhidão, tamanho e os sintomas comuns, como coceira e dor na cicatriz.
O procedimento realizado para remover a cicatriz depende do tipo, tamanho, localização e gravidade da cicatriz. As técnicas utilizadas na cirurgia, varia de acordo com as necessidades e a tendência de cicatrização do paciente, podendo usar técnicas como corte, remoção ou reorientação de partes da pele afetada.
Puxar a pele pode resultar numa cicatriz larga ou mesmo "rebentar os pontos", provocando a reabertura da sua cicatriz. Evite atividades que coloquem uma tensão excessiva na sua cicatriz (como levantar pesos pesados ou certos desportos) durante várias semanas após a cirurgia.
A revisão cirúrgica com técnicas avançadas de fechamento da ferida é chamada de ressecção de cicatrizes e pode proporcionar um resultado estético mais agradável ou melhorar um posicionamento de uma cicatriz que tenha ficado em alguma parte do corpo mais aparente.
Marcas e cicatrizes causadas por feridas, queimaduras, problemas na pele e até tatuagens podem ser removidas com tratamentos específicos. Entre eles estão procedimentos estéticos e cirurgias, indicados conforme a área do corpo a ser recuperada e a gravidade da lesão.
Algumas opções de remédios caseiros para cicatriz, como o gel de babosa, a pomada de arnica ou a ligadura de mel, possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e hidratantes, que ajudam a atenuar cicatrizes de feridas recentes.
Portanto, a melhor coisa a fazer nestes casos é consultar primeiro um médico especialista e depois, por razões de segurança, contornar a cicatriz ao realizar o tratamento de depilação a laser. Se a cicatriz já existe há muito tempo, não há qualquer problema em realizar o tratamento de depilação a laser sobre esta.
Normalmente, os médicos aconselham esperar pelo menos um mês antes de se realizar a depilação a laser na região próxima à cicatriz, e no restante do corpo, a liberação pode acontecer mais cedo, desde que não haja contraindicações e a saúde da mãe esteja em condições adequadas para tal.