Em 2021, um estudo publicado na Frontiers in Psychiatry dava conta de que 40% a 60% das pessoas que tomam antidepressivos se sentem apáticas emocionalmente, não sendo, porém, claro se se trata de um efeito direto da medicação ou do estado de depressão em que a pessoa se encontra.
Medicamentos antidepressivos de uma das classes mais usadas, os ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), também podem provocar em um grande percentual de pacientes um efeito chamado de "embotamento" ou "adormecimento" emocional.
Os efeitos mais comuns são enjoo, tontura, boca seca, constipação intestinal, visão turva, taquicardia, sudorese, tremores e alterações no apetite. Essas ocorrências duram de um a dois meses e, portanto, no início de tratamento, o médico vai avaliar a tolerabilidade do paciente.
Como a pessoa fica depois de tomar antidepressivo?
A primeira questão importante é que os efeitos terapêuticos dos antidepressivos ocorrem em média de duas a quatro semanas após o início do uso e, além disso, no início do tratamento podem ocorrer alguns efeitos colaterais como, por exemplo, náusea, intestino preso, dor de cabeça, alteração do sono, taquicardia e ...
É normal fazer uso de antidepressivos e continuar sentindo angústia e os demais sintomas da depressão? Sim. A medicação ajuda o paciente, mas não resolve completamente todo o problema, porque a pessoa precisa associar seu tratamento medicamentoso com a psicoterapia. Os resultados serão mais satisfatórios.
SENSAÇÃO DE APATIA PELO USO DE ANTIDEPRESSIVO | EFEITO COLATERAL OU SINTOMA DA DEPRESSÃO?
Quem toma antidepressivo não ama?
Sim, isso pode ocorrer com alguns antidepressivos, principalmente os que tem ação predominante na serotonina. Isto é chamado de distanciamento afetivo, que é a dificuldade de sentir emoções boas e ruins e muitos pacientes se sentem "vazios". Recomndo relatar este sintoma para seu psiquiatra.
Sim, isso pode acontecer por não estar bem medicado no sentido de precisar outro antidepressivo ou completar com outro, por exemplo um estabilizador de humor. Mas não desista, fale com o médico que o medicou, explique, procure outro medicamento ou procure outro profissional .
O efeito rebote é o surgimento ou ressurgimento de sintomas que ou estavam ausentes ou estavam controlados durante o uso do medicamento, mas que aparecem quando o mesmo tem seu uso interrompido ou sua dose reduzida.
Os antidepressivos mais modernos, apesar de apresentarem maior tolerância, ainda possuem reações colaterais. As mais comuns são os problemas gastrointestinais, cefaleia, falta de coordenação motora e alterações no sono e no nível de energia.
Como eu sei se o antidepressivo está fazendo efeito?
Nos primeiros dias, você já pode sentir algum efeito colateral, como boca seca, por exemplo. Em poucos dias, se você está tomando o antidepressivo para ajudar a diminuir a ansiedade, você já pode começar a sentir uma melhora. Para perceber uma diminuição nos sintomas de depressão, pode demorar cerca de 2 semanas.
É possível ter ansiedade mesmo tomando antidepressivo?
sim , o aumento da ansiedade pode ocorrer no início do tratamento , mas continue tomando a medicação , pois isso melhora após alguns dias . Caso tenha dúvidas , procure o seu psiquiatra. Pode aumentar sim, por isso normalmente começo com a metade da dose por pelo menos uma semana pra minimizar esse efeito.
Esta acao antipreocupacao pode causar problemas, especialmente quando mais acentuada, por exemplo incapacidade de chorar, indiferenca e apatia. Denominamos 'hipoestesia emocional' tanto a acao terapeutica (antipreocupacao) quanto os efeitos colaterais (incapacidade de chorar, indiferenca e apatia) induzidos pelos ISR.
falta de vontade de realizar as atividades do dia a dia, desde aquelas corriqueiras até as mais significativas e interessantes; comportamentos não condizentes com como a pessoa é normalmente; perda da qualidade de vida.
Incluem Citalopram (Celexa), Escitalopram (Lexapro), Paroxetina, Fluoxetina (Prozac) e Sertralina (Zoloft). Cerca de metade das pessoas que tomam antidepressivos “dizem que não sentem muito”, refere uma das autoras do estudo, Barbara Sahakian da Universidade de Cambridge.
Os medicamentos mais eficazes contra depressão, de acordo com o estudo, são: agomelatina, amitriptilina, escitalopram, mirtazapina e paroxetina. Já os menos eficazes são: fluoxetina, fluvoxamina, reboxetina e trazodona.
O que acontece se deixar de tomar o antidepressivo por um dia?
Se for apenas um dia de esqueceu de tomar não precisa se preocupar, pois não vai diminuir a eficácia do medicamento ou prejudicar o seu tratamento. O importante é que isso não seja uma rotina e você continue a usar a medicação normalmente no outro dia, não é necessário dobrar a dose para compensar o esquecimento.
Quanto tempo corpo acostuma com medicamento antidepressivo?
Cada organismo leva um certo tempo para se ajustar aos antidepressivos; em alguns casos, pode levar até meses para se notar os efeitos desejados do medicamento. Existe a possibilidade de mudanças negativas durante esse período, como aumento da tendência suicida.
O que acontece se tomar antidepressivo por muito tempo?
Intoxicação por antidepressivos tricíclicos refere-se à overdose causada por ingestão excessiva dos medicamentos do tipo antidepressivo tricíclico (ADT). Os sintomas podem incluir hipertemia, visão turva, pupilas dilatadas, sonolência, confusão, convulsões, taquicardia e parada cardíaca.
Os antidepressivos com foco em serotonina, tendem a agir de forma ativa no humor e na percepção do mundo; em dopamina, costumam ser melhores para concentração e prazer; em noradrenalina, promovem melhor sensação de energia e disposição.
Há diversos motivos para um antidepressivo não surtir o efeito desejado num tratamento psiquiátrico. Ou seja, quando o paciente deixa de seguir corretamente o tratamento por questões do estigma associado à doença mental e temendo efeitos colaterais ou dependência.
Os antidepressivos são usados para tratar a depressão, mas também podem ser úteis no tratamento de transtornos de ansiedade. Eles podem ajudar a melhorar a maneira como o cérebro usa certas substâncias químicas que controlam o humor ou o estresse.
Como saber se o antidepressivo está me fazendo mal?
Ou seja, a falta de RESPOSTA AO REMÉDIO é um problema comum. Além disso, os efeitos colaterais são muitos: AUMENTO DO APETITE, tremores, CANSAÇO, insônia, náuseas, ganho de peso, sonolência E BAIXA DA LIBIDO, RETARDO OU INCAPACIDADE DE ATINGIR O ORGASMO, dentre outros.
As interações medicamentosas mais comuns dos antidepressivos são com medicamentos analgésicos, anticoagulantes, anestésicos, anticonvulsivantes e anti-hipertensivos além de outros antidepressivos.