Quem pode tomar sertralina? O cloridrato de sertralina trata depressão com ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo em adultos e crianças acima de 6 anos, transtorno do pânico, estresse pós-traumático, fobia social, ansiedade social e tensão pré-menstrual.
O principal efeito que doses excessivas de sertralina podem causar é a síndrome serotoninégica, com espasmos musculares, visão turva, tontura, sensação de ansiedade e inquietação, tremores. Em idosos, por vezes, pode levar a uma diminuição do sódio, no sangue, trazendo alguns riscos adicionais.
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
O que é Sertralina e para que serve? | Dr. Tontura e Dra. Maria Fernanda
Quem toma sertralina se sente bem?
É normal sim. Medicações como a sertralina, entre outras, podem aumentar a ansiedade no início do uso. Outros efeitos podem ocorrer também, como náusea, alguma irritabilidade e dor de cabeça, por exemplo. Tais efeitos, no entanto, tendem a ceder com o uso da medicação, ok.
A Sertralina é um ótimo medicamento. Ela ajuda muito no bem-estar e na diminuição das preocupações, sendo um bom antidepressivo. No entanto, desinteresse e desânimo leves podem ocorrer no início do tratamento da sertralina. Geralmente, esses efeitos melhoram com a continuação do uso da medicação.
O medicamento cloridrato de sertralina deve ser tomado por via oral, em dose única diária pela manhã ou à noite, com ou sem alimentos, preferencialmente no mesmo horário todos os dias. A dose máxima recomendada é de 200 mg/dia.
Sertralina é um remédio usado no tratamento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O medicamento é vendido em comprimidos e cápsulas de 25 a 100mg.
Existem algumas medidas que podem ajudar a amenizar os efeitos colaterais, como beber bastante água, fazer exercícios leves, manter uma alimentação saudável e equilibrada, evitar bebidas alcoólicas e reduzir o consumo de cafeína.
O remédio sertralina é vendido apenas com apresentação de receita médica, por ser um medicamento controlado, além de possuir tarja vermelha. A sertralina emagrece? Conforme as informações da bula, a sertralina pode causar efeitos durante a digestão, causando falta de apetite.
O uso de álcool não está contra indicado durante o tratamento com a sertralina, apesar de não ser recomendado. Pode surgir efeitos como sonolência e potencialização do efeito do álcool. Porém, não há nenhuma interação grave entre as duas substâncias.
a sertralina pode, sim, causar alterações intestinais em alguns pacientes, desde constipação, empachamento até diarréia. O primeiro passo seria tentar alterações na dieta, aumentar a ingesta de água e atividade física. Em alguns casos, é necessário mudar a medicação.
Quanto tempo dura o efeito da sertralina no corpo?
A Sertralina, um tipo de antidepressivo, normalmente leva em torno de 5 a 6 dias para ser completamente eliminada do corpo após a última dose, considerando sua meia-vida de aproximadamente 24 a 26 horas. Este período pode variar um pouco de acordo com fatores individuais como metabolismo e saúde hepática e renal.
A Sertralina tem ótima eficacia quando o paciente se adapta a medicação. Contudo, a depressão deve ser tratada com psicoterapia simultânea ao medicamento. Pois, na maioria das vezes a causa não e orgânica. Em geral, os efeitos terapêuticos da sertralina levam cerca de 15 dias para aparecerem.
O que a sertralina faz com o corpo? A sertralina age no corpo inibindo seletivamente a recaptação da serotonina, aumentando seus níveis no cérebro. Isto porque a serotonina é um neurotransmissor conhecido como “hormônio da felicidade”, que ajuda a equilibrar o humor, o sono, a ansiedade e a depressão.
Sertralina é um medicamento utilizado no tratamento da depressão, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de estresse pós-traumático, transtorno de ansiedade social (fobia social) e uma forma grave de síndrome pré-menstrual (transtorno disfórico pré-menstrual).
Quais os males que a sertralina pode causar a longo prazo?
Os estudos na literatura médica mostram que o uso por longos períodos da sertralina podem causar queda de cabelo e disfunções sexuais, como diminuição do desejo sexual ou ausência de ejaculação. Também, a longa data, podem causar algumas alterações metabólicas, como ganho de peso e as repercussões disso no corpo.
Remédios dessa classe tendem a apresnetar efeitos diferentes a cada pessoa, a depender da adaptação do organismo e ao tempo de uso. Se você sente sonolência, lentidão, tontura, enjoo, ou algum mal-estar, converse com seu psiquiatra e combine com ele de tomar à noite. Só não tome sem acompanhamento médico!
A sertralina pode ser útil no transtorno de estresse pós-traumático, sobretudo se associada a técnicas comportamentais. Na maioria dos casos em que há indicação do uso do remédio, a suspensão dele leva a altos índices de recaída.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.