A sertralina, bem como toda a sua classe (Inibidores seletivos da recaptação da serotonina) podem provocar embotamento. Converse com seu psiquiatra sobre esse sintoma, pois existem alternativas para melhorá-lo.
Ao elevar a quantidade de serotonina disponível nos circuitos cerebrais, a sertralina ajuda a restaurar o equilíbrio químico do cérebro. Assim, o medicamento trabalha para melhorar o equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os sintomas dos problemas para os quais é indicado.
É normal acontecer, sim. Nos primeiros dias de uso dos antidepressivos podem ocorrer alguns efeitos colaterais diversos e que costumam ser leves, e o desânimo pode ser um deles.
Medicamentos antidepressivos de uma das classes mais usadas, os ISRSs (inibidores seletivos da recaptação de serotonina), também podem provocar em um grande percentual de pacientes um efeito chamado de "embotamento" ou "adormecimento" emocional.
Tontura por causa da redução de sódio no sangue, enjoo, dores de cabeça, falta de apetite, sonolência, aumento do suor, disfunções sexuais e diarreia são as reações adversas mais comuns.
SENSAÇÃO DE APATIA PELO USO DE ANTIDEPRESSIVO | EFEITO COLATERAL OU SINTOMA DA DEPRESSÃO?
O quê sertralina faz na mente?
O cloridrato de sertralina é um medicamento prescrito para tratar a depressão, incluindo quando ela é acompanhada de sintomas de ansiedade. Pois bem, o fármaco atua justamente para controlar essas manifestações e ajuda a equilibrar: humor, sono, ansiedade e depressão, melhorando a qualidade de vida do paciente.
De toda forma, um efeito colateral da sertralina que merece atenção é a possibilidade de o paciente ter pensamentos suicidas, vontade de se machucar etc. Estudos clínicos feitos com pacientes entre 6 e 17 anos de idade relatam que 9% deles interromperam o tratamento pelo aparecimento de ideias suicidas.
Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.
É normal sim. Muitas pessoas relatam ter dificuldade de chorar quando sob uso de sertralina e outros antidepressivos. Algumas pessoas se queixam de um "achatamento" do humor.
Esses sintomas podem afetar o bem-estar geral e a qualidade de vida dos adolescentes em tratamento (Souza et al., 2022). Por outro lado, alguns adolescentes podem experimentar dores de cabeça, tonturas, sonolência ou insônia como efeitos colaterais do uso prolongado de sertralina.
Os efeitos colaterais mais comuns da sertralina são insônia, sonolência, tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, diarreia, má digestão, alterações no apetite, pesadelos, tremor, zumbido no ouvido, dor nas articulações ou palpitações.
Durante a introdução ou logo após aumento da dosagem da sertralina pode ocorrer piora da ansiedade antes de ela começar a melhorar. Esse efeito pode ocorrer com quase todos os antidepressivos.
A Sertralina, bem como outros antidepressivos, pode sim provocar a chamada Síndrome Amotivacional, com sintomas de redução do tônus e modulação afetiva, fazendo com que a pessoa fique menos responsiva aos estímulos de seu ambiente.
Sertralina é um remédio usado no tratamento de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. O medicamento é vendido em comprimidos e cápsulas de 25 a 100mg.
Um dos efeitos colaterais da Setralina é a sonolência e o cansaço. O período de adaptação dela é de quinze dias. É preciso conversar com o seu médico para ver o melhor horário para toma-la. Normalmente a sertralina é tomada pela manhã, e é comum a sonolência durante o dia no começo.
A fluoxetina chegou ao mercado em 1986, com o nome comercial de Prozac. Produzido pelo laboratório Eli Lilly, o medicamento ficou conhecido como “pílula da felicidade”, representando uma revolução na categoria de antidepressivos.
Nervocalm® é indicado como auxiliar no tratamento da ansiedade (angústia), nervosismo, irritabilidade, inquietude, impulsividade, agitação, depressão (melancolia), insônia, sono perturbado, tremores, palpitação e cefaleia (dor de cabeça).
A Sertralina, como um medicamento antidepressivo, funciona para o estresse, mas tem que ser de uma maneira contínua, para um uso prolongado, pois o tempo terapêutico de uso é de 09 a 12 meses, não só para aliviar um sintoma, é para ela ter um efeito verdadeiramente terapêutico, é um uso prolongado.
Sim, isso pode ocorrer com alguns antidepressivos, principalmente os que tem ação predominante na serotonina. Isto é chamado de distanciamento afetivo, que é a dificuldade de sentir emoções boas e ruins e muitos pacientes se sentem "vazios". Recomndo relatar este sintoma para seu psiquiatra.
É bem comum nos primeiros dias de uso da sertralina aparecerem efeitos colaterais como piora da ansiedade, tremores, náuseas, alterações de sono, entre outros. De forma geral eles desaparecem após a primeira semana de uso.
Quais são os efeitos da sertralina nos primeiros dias?
Mostrar especialistas Como funciona? Olá, a Sertralina é da classe dos antidepressivos, excelente indicação tratar quadros de ansiedade e depressão. Com 1 a 2 dias ela já pode ocasionar sintomas de adaptação no organismo, os quais tendem a melhorar dentro de 7 a 14 dias.
A sertralina pode, de fato, trazer alguns efeitos colaterais no início do tratamento ou quando aumentadas as doses. Os sintomas de fraqueza e formigamento são alguns exemplos. A sensação de cabeça oca precisaria ser detalhada para que pudéssemos avaliar melhor.