Qual o valor pago para quem trabalha no feriado?
Nos feriados, a remuneração pelos serviços prestados deve ser o dobro da que é recebida em dias com expediente normal de segunda a sábado. Por isso, o valor da hora extra nos feriados é exatamente o dobro da hora de trabalho em dias é o valor pago regularmente com acréscimo de 100%.Qual feriado é pago em dobro?
Lei nº 605/49: “Art. 9º – Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga”.É lei pagar dobrado no feriado?
O empregador pode pagar em dobro pelas horas trabalhadas no feriado, ou pode oferecer um dia de folga ao colaborador. Entretanto, o direito ao dia de folga só é possível se houver previsão em convenção coletiva de trabalho. Se o trabalhador receber pelo dia de feriado, ele não tem direito à folga e vice-versa.O que é feriado em dobro?
Se a categoria de trabalho estiver dentro das atividades permitidas por lei para atuarem em feriados nacionais, o funcionário poderá receber o valor do dia em dobro. No entanto, cabe ao empregador escolher se fará o pagamento dobrado ou concederá folga posteriormente.Trabalho em feriado: hora extra ou pagamento em dobro???
O que é ganhar 100% no feriado?
As horas extras trabalhadas em dias úteis devem ser pagas com um acréscimo de 50% sobre o valor da hora normal. Já o acréscimo de 100% deve ser pago quando as horas extras são realizadas no domingo ou em feriados, pois não são considerados dias úteis.Quem trabalha dia 1 de Maio tem direito a duas folgas?
O empregado que trabalhar no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, terá direito a duas folgas? – Sim.Quem trabalha no feriado tem direito a quê?
Portanto, se houver o trabalho em feriado, mas sem contrapartida, desde que seja concedida folga compensatória em outro dia, a remuneração em dobro não será devida.O que acontece se eu me recusar a trabalhar no feriado?
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), faltar sem justificativa ao trabalho durante o feriado é considerado um ato de indisciplina, sujeito a punições. As punições podem variar de acordo com as políticas internas da empresa e com o tipo de contrato de trabalho estabelecido entre o empregador e o empregado.O que acontece se eu faltar o trabalho no feriado?
O que acontece se faltar no trabalho no feriado? Caso a empresa não puder fechar no feriado por causas técnicas ou outras justificativas sentenciadas por lei ou normas coletivas, o funcionário que faltar e não apresentar um atestado médico, poderá levar uma advertência.Quando o feriado cai no domingo é pago em dobro?
Isso significa que, quando um feriado cai no domingo, os empregadores devem conceder o descanso semanal remunerado em outro dia da semana, e os empregados têm direito a receber o pagamento em dobro caso sejam convocados para trabalhar nesse dia.O que a nova lei trabalhista fala sobre feriado?
Lei não proíbe o serviço nesses dias, mas determina a necessidade de convenção coletiva para os estabelecimentos funcionarem; medida deve entrar em vigor em março de 2024. O governo federal vai voltar a exigir algumas medidas para permitir o trabalho em feriados em diversos segmentos do comércio.Como é pago o feriado?
“Nas atividades em que não for possível, em virtude das exigências técnicas das empresas, a suspensão do trabalho, nos dias feriados civis e religiosos, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.”Quais são os feriados que não pode trabalhar 2023?
Em 2023, são pontos facultativos o Carnaval, a quarta-feira de cinzas, Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano Novo.Quais são os feriados que não pode trabalhar?
Conheça os feriados em que o trabalho é proibido por lei
- 01 de janeiro: Confraternização Universal.
- 21 de abril: Tiradentes.
- 01 de maio: Dia do Trabalho.
- 07 de setembro: Independência.
- 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida.
- 02 de novembro: Finados.
- 15 de novembro: Proclamação da República.
- 25 de dezembro: Natal.
Quem trabalha aos domingos recebe em dobro?
O empregado pode receber dobrado nos dias em que trabalhar em feriados e domingos. O valor dobrado pode ser em dinheiro ou não, dependendo do acordo firmado com o empregador, podendo ser pago inclusive em banco de horas.Pode trocar um feriado por um dia normal?
No entanto, desde a aprovação da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), os empregadores têm à disposição um mecanismo que lhes permite trocar o dia do feriado por um dia útil, mediante acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho.Qual a lei dos feriados?
L9093. LEI Nº 9.093, DE 12 DE SETEMBRO DE 1995. Dispõe sobre feriados.Pode trabalhar 4 domingos seguidos?
Trabalhar em domingos consecutivos é permitido, porém existem restrições que devem ser observadas. De acordo com a legislação, é obrigatório conceder ao empregado pelo menos um domingo de folga a cada período de sete semanas. Essa folga deve ser remunerada e não pode ser substituída por outro dia da semana.Sou obrigado a trocar minha folga?
A troca da data da folga, sem o aviso com antecedência para que o profissional se programe para tirá-la, viola o direito fundamental ao lazer. Por isso, a empresa deve sempre informar sobre a necessidade de troca da folga com o máximo de antecedência para que o profissional se programe da melhor forma possível.Sou obrigada a ir trabalhar no feriado?
Em regra, a CLT proíbe o trabalho em feriados nacionais e religiosos.Estava de atestado no feriado tenho direito a folga?
A folga compensatória relativa a dia trabalhado extraordinariamente em feriado ou final de semana será em dobro às horas efetivamente trabalhadas. Art. 2º A folga compensatória deve ser concedida em até 2 meses após o dia trabalhado.Quem trabalha dia 1 de maio recebe quanto?
Nesse caso, o trabalhador recebe 100% de adicional proporcional ao dia trabalhado —isto é, ganha o dobro pelo expediente no feriado— ou tem direito a uma folga compensatória, de acordo com sua preferência.Qual o valor de uma hora extra no feriado?
Em relação ao pagamento, “a remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal”. Já em relação ao feriado, o que vale é a Lei 605/1949.Qual é o valor de uma hora extra?
Cálculo de hora extra 50%Nesse caso é necessário multiplicar o valor do salário-hora por 1,5. Veja como fica: Hora extra com 50% = salário por hora x 1,5. Hora extra com 50% = R$ 12 x 1,5 = R$ 18,00.