Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.
Nesse Salmo específico, Davi fala das angústias que lhe sobrevinham ao coração por causa da traição que sofreu de um amigo muito chegado (v. 12-14), talvez Aitofel, o conselheiro que abandonou Davi para aliar-se ao rebelde Absalão(2Sm 16.15-22; 1Cr 27.33). Além de ser traído, Davi foi perseguido.
Davi escreveu esse salmo, conforme já dissemos, quando seu filho Absalão rebelou-se contra ele (2Sm 15 a 17). Davi, que já era rei de Israel, ainda não tinha fugido da cidade; estava em Jerusalém, pois lemos sobre a crise na cidade (vv.
O Salmo 55 é um clamor sincero de Davi a Deus em tempos de angústia e traição. Davi, enquanto enfrentava as adversidades de sua vida, como a traição de amigos próximos e a perseguição de inimigos, reconhecia que o único refúgio seguro era o Senhor.
Introdução. O rei Davi cometeu adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, que consequentemente ficou grávida. Ao saber da situação de Bate-Seba, Davi tentou acobertar seu pecado e, por fim, tomou providências para que o marido de Bate-Seba, Urias, fosse morto em batalha.
Absalão (em hebraico: אַבְשָלוֹם; romaniz.: Avshalom; em hebraico tiberiano: ʼAḇšālôm, lit. "meu Pai é Paz") foi o terceiro filho do rei Davi; segundo o Antigo Testamento, era um rebelde que tentou usurpar o trono de seu pai.
Além de saber que Deus ouve o seu clamor saiba também. Esse salmo mostra que Davi está desesperado por conta da situação em que o seu inimigo, ou o seu amigo, na verdade, o deixou encurralado, demonstra, muitas vezes, as nossas situações diárias.
Davi confiava que, se colocasse a Deus os fardos que não poderia carregar, Deus não permitiria que os justos fossem abalados ou desapontados, Deus também não permitiria que aqueles que O temiam e seguiam a Sua vontade perdessem a fé e a força. Vivemos em um mundo cheio de desafios e provações implacáveis.
15 A morte os assalte, e vivos desçam ao inferno, porque há maldade nas suas habitações e no meio deles. 16 Porém eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. 17 De tarde e de manhã e ao meio dia orarei, e clamarei, e ele ouvirá a minha voz.
Saul nomeou Davi líder de seus exércitos, mas ficou com inveja do sucesso de Davi e tentou matá-lo. Davi fugiu de Saul, e ele e os homens que se uniram a ele receberam ajuda de várias pessoas.
Aí Natã foi para casa. Então o SENHOR fez com que o filho de Davi e da mulher de Urias ficasse muito doente. Davi orou a Deus para que a criança sarasse e não quis comer nada. Entrou no seu quarto e passou a noite inteira deitado no chão.
Quando ele chegou a Jerusalém, o rei lhe perguntou: “Por que você não veio comigo, Mefibosete?”. Ele respondeu: “Ó meu senhor, o rei, meu servo Ziba me enganou. Pedi que ele selasse meu jumento para que eu pudesse acompanhar o rei, pois, como o senhor sabe, sou aleijado.
Husai é uma forma abrevida do nome hebraico Hasabias. Este nome significa "Jeová, Deus tomou em conta". Era um leal amigo arquita do Rei Davi, que ajudou a frustrar a rebelião de Absalão.
“Depois que Davi terminou de falar com Saul, Jônatas ficou profundamente impressionado com Davi. Um laço muito forte de amizade se desenvolveu entre eles. Jônatas se comprometeu totalmente com essa amizade com Davi e, desde então, passou a ser seu principal defensor e melhor amigo. ” (1 Samuel 18.
Ele fala de violência, contenda opressão e engano, de traição por um amigo íntimo que era seu igual, e da maneira branda do inimigo falar ao enganar as pessoas. Os primeiros versos do Salmo contêm o apelo de Davi por livramento da maldade do seu inimigo (versos 1 a 8).
Pensamento: Não perca tempo com o mundo, não gaste tempo com o mundo, você é peregrino nessa terra. Temos necessidades sim, que devem ser supridas, para isso não deixamos de trabalhar e proporcionar sustento e até mesmo conforto, para nós e nossa familia.
Não sabemos o momento exato em que Davi compôs o Salmo 22, mas a citação dele por Jesus na cruz nos ajuda a entender o seu significado como parte da mensagem eterna do evangelho de Cristo.
Provavelmente, a pessoa à qual Davi se refere nos versículos 12 a 14 é Aitofel, o gilonita, cuja traição e suicídio estão registrados em 2 Samuel 15 a 17. Aitofel é considerado o Judas do Antigo Testamento e, portanto, tais palavras também se aplicam profeticamente a Judas, traidor do Senhor Jesus.
Ele nos ajuda a compreender mais claramente quão íntima é a presença de Deus conosco. O salmista proclama que Deus o criou com infinito cuidado e o formou em divina semelhança. Aqui e em Hebreus 4,13, o escritor confessa a sabedoria de Deus, que conhece as atitudes e pensamentos do coração.
A mensagem central deste Salmo é a confiança na justiça e na fidelidade de Deus. O salmista reconhece a soberania divina e busca refúgio na presença do Senhor, sabendo que Ele é um Deus que ouve e responde às orações de Seu povo.
Aitofel era o conselheiro pessoal do rei David, de Israel, segundo a Bíblia. Alguns textos, como o Talmude, supõem que o traidor anônimo mencionado por David no Salmo 55:, que, como ele, era seu companheiro e seu amigo íntimo, fosse Aitofel.
Outro filho de Davi, chamado Amnom, apaixonou-se por ela. Ele estava tão apaixonado, que até ficou doente. Amnom pensava que era impossível possuir a sua meia-irmã; ela era virgem e por isso não tinha o direito de se encontrar com nenhum homem.
Amnom ou Amnon era príncipe de Israel, sendo filho de Davi e Ainoã e irmão de Absalão e Tamar. Embora ele fosse o herdeiro ao trono de Davi, Amnom, é mais lembrado pelo estupro de sua meia-irmã Tamar.