A Guerra dos Farrapos estava prestes a terminar, mas no caminho da paz havia um entrave, os negros escravizados que lutavam em troca de uma liberdade prometida. Diante da promessa que não poderia ser cumprida, a saída foi trair a lealdade de lanceiros e infantes negros.
Ao longo dos seus 72 anos de vida (1783-1855), Bento Manuel Ribeiro foi peão, soldado e fazendeiro, mas ficou na História como “o Bento traidor”, aquele que mudou de lado quatro vezes durante a Guerra dos Farrapos (1835-1845).
- Por que Canabarro traiu os Lanceiros Negros? Como disse anteriormente, Canabarro era um escravocrata. Não obstante, o principal motivo da traição e acordo com o Império surgiu da pergunta de ambas as partes: o que fazer com esses negros armados?
Quem foram os lanceiros negros na Revolução Farroupilha?
Os Lanceiros Negros foram organizados como tropa regular a partir da batalha de Pelotas, em abril de 1836, quando os farrapos fizeram centenas de prisioneiros, entre eles muitos negros, que constituíam a maioria da população do município. Eram os escravos que tocavam as charqueadas.
Em setembro de 1835, os gaúchos decidiram rebelar-se contra o Império e a revolta se iniciou no dia 20 de setembro de 1835, quando os revoltosos se reuniram para atacar a cidade de Porto Alegre.
A principal liderança da rebelião foi Bento Gonçalves da Silva, autor do célebre Manifesto que expressava as causas da revolução. Outra combatente de destaque foi Anita Garibaldi, que já foi tema do Hoje na História.
Organizada como um movimento da elite gaúcha, a Guerra dos Farrapos encerrou-se após a negociação de paz dos estancieiros gaúchos com o governo. Os termos da rendição ficaram conhecidos como Tratado do Poncho Verde.
O que aconteceu com os soldados negros farroupilhas sobreviventes?
Os lanceiros negros sobreviventes que não escaparam para quilombos ou para o Uruguai acabaram enviados à corte, no Rio de Janeiro, onde seguiram escravizados até a Lei Áurea, 43 anos depois.
“A Revolução Farroupilha é um exemplo de coragem e de heroísmo do povo rio-grandense, na defesa dos valores da democracia, da independência e da liberdade”, afirmou. Maia também disse que a revolta, que durou 10 anos, foi a mais longa e acirrada que ocorreu durante o período regencial.
Quem é a mulher mais conhecida da Revolução Farroupilha?
Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita, “companheira de vida e de armas de Giuseppe Garibaldi”, é a figura mais lembrada entre as mulheres que foram obrigadas a redefinir seus papeis em virtude da guerra, mas o filme lembra que há outras guerreiras nessa história, a exemplo de Maria Josefa Fontoura.
Episódio que vitimou lanceiros negros completa 178 anos nesta segunda-feira. Combatentes desarmados foram emboscados após acordo entre farroupilhas e imperiais. Mais de 100 foram mortos, e sobreviventes voltaram a ser escravizados.
E quem o conduz, fremente de emoção e entusiasmo, ufano da glória de ser o primeiro a carregar a bandeira gaúcha, é o major de lanceiros Joaquim Teixeira Nunes. Dentro de pouco tempo seria ele o comandante dos lanceiros negros.
O que aconteceu com Bento Manoel na Guerra dos Farrapos?
Decisivo no início da Revolução Farroupilha, Bento Manoel logo abandonou os farrapos e se tornou, no seu mais temível inimigo, autor da prisão de Bento Gonçalves. Depois voltou às fileiras farroupilhas para, em seguida, voltar a traí-los. Veja a batalha da Ilha do Fanfa, em que ele prende o Bento Gonçalves.
Caxias conseguiu, por meio de estratégia militar eficiente e da diplomacia, derrotar gradativamente os farrapos e forçá-los à negociação. Essa negociação entre os farrapos e o governo levou à assinatura do Tratado de Ponche Verde, no qual foi acertada a rendição dos revoltosos.
Conforme historiadores, no atual município de Pinheiro Machado, fronteira com o Uruguai, durante à noite na Batalha de Porongos, em 14 de novembro de 1844, os Lanceiros Negros foram desarmados e mais de 100 foram mortos pelo exército imperial.
David Canabarro foi um militar, estancieiro e comerciante gaúcho. Ainda jovem, atuou no exército brasileiro em conflitos contra Uruguai e Argentina. Canabarro também foi proprietário de fazendas e também atuou como comerciante. Em sua estância, na fazenda São Gregório, o militar gaúcho teve diversos escravizados.
Por que os gaúchos comemoram uma Guerra que eles perderam?
Os gaúchos comemoram por acharem que ganhamos. É uma ilusão alimentada ano a ano.” Juremir Machado, jornalista e historiador. “As guerras se ganham ou se perdem, muito mais pelas ideias do que pelas armas. Tudo o que os farroupilhas defenderam entre 1835 e 1845 acabou por acontecer no Brasil em 1889.
A Guerra dos Farrapos teve como principal razão a insatisfação das elites da província do Rio Grande do Sul (representadas por estancieiros e charqueadores) com a política fiscal do Império brasileiro sobre o principal produto econômico da região: o charque (carne-seca).
Quem foi o líder militar mais destacado durante a Revolução Farroupilha?
David Canabarro: militar que teve importante papel na liderança de tropas dos farrapos e foi um dos que proclamaram a República Juliana, em 1840. Giuseppe Garibaldi: italiano conhecido por seu envolvimento com revoluções aqui no Brasil e também na Europa.
No patriarcalismo, Rosário estava desposada de um soldado farroupilha, Afonso Corte Real, e precisava manter-se honrada para seu casamento, após a guerra. Enquanto isso, a personagem se encontra em uma rede de discursos autoritários e, para escapar do autoritarismo, Rosário resolve isolar-se.
Ela era uma bela mulher que Garibaldi conheceu na estância da família de Bento Gonçalves. Era sobrinha do presidente da República Rio-grandense, filha de uma de suas irmãs chamada Maria Manuela.
Nasceu em Triunfo (RS), em 23 de setembro de 1788, e morreu em 18 de julho de 1847, na cidade de Pedras Brancas (RS). Nos dez anos da Guerra dos Farrapos (1835-1845) contra o Império, Bento Gonçalves foi o estrategista militar e presidente da República de Piratini, fundada pelos revoltosos.
O município de Farroupilha foi criado através do Decreto Estadual nº 5.779, de 11 de dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte.