Olá tudo bem? Sim é possível! Principalmente se o Hipotireoidismo estava muito descompensado, assim com a compensação dos hormônios tireoidianos, podemos perder peso sim.
Quem tem hipotiroidismo tem dificuldade para perder peso?
Entretanto, pacientes em tratamento adequado para o hipotireoidismo não apresentam maior dificuldade na perda de peso por serem portadores desta condição.
Na dieta para hipotireoidismo, é fundamental manter uma dieta balanceada e saudável, priorizando os alimentos fonte de fibras, antioxidantes e minerais, como iodo, selênio, zinco e cobre, incluindo: Alimentos fonte de iodo, como algas marinhas, sal iodado, frutos do mar, leite e derivados.
Como acelerar o metabolismo de uma pessoa com hipotireoidismo?
- Exercícios aeróbicos, como caminhada, natação ou ciclismo, assim como exercícios de força (musculação) podem ajudar a melhorar o metabolismo, a energia e o bem-estar geral. No entanto, é importante que o hipotireoidismo esteja controlado para que a pessoa consiga realizar os exercícios adequadamente.
“O hipotireoidismo pode dificultar o ganho de peso, embora seja menos comum fazer a pessoa engordar. A relação da doença com a obesidade é pequena, acontece em poucos casos. O ganho de peso não é tão grande porque se retém mais polissacarídeos (carboidratos), não gordura.
Hipotireoidismo Engorda ou Emagrece? [MITOS E VERDADES]
Qual o tipo de hipotireoidismo que emagrece?
O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da produção de hormônios da tireoide, que está associada a um aumento do metabolismo, e por isso, um dos sintomas é o emagrecimento.
Sintomas: Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
O que uma pessoa com hipotireoidismo não pode fazer?
Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.
Nos casos de hipertireoidismo a pessoa tende a perder peso justamente pela aceleração do metabolismo. E é baseado nesse raciocínio que médicos e outros profissionais de saúde tem indicado o uso de T3 – Triidotironina ou o Tiratricol – para pacientes que desejam perda de peso.
Qual o melhor exercício para quem tem hipotireoidismo?
Caminhar também é um excelente exercício, mas precisa ver se seus joelhos e pés não ficarão inchados. Yoga e pilates são ótimos fortalecedores de músculos centrais, aliviando dores nas costas e do quadril. Claro que os exercícios físicos não substituem a terapia hormonal.
Optar por uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, e manter-se hidratado são passos importantes. A água ajuda a estimular a eliminação de líquidos do corpo, o que pode reduzir o inchaço. A atividade física regular também é fundamental, pois ajuda a melhorar o metabolismo e a saúde geral.
O que comer no café da manhã quem tem hipotireoidismo?
Com baixo teor de iodo – Uma dieta pobre em iodo ajuda a reduzir a produção elevada de hormonas. Deverá, por isso, optar por alimentos como sal não iodado, café ou chá, claras de ovos, frutas frescas ou enlatadas, nozes sem sal e manteigas, pão caseiro ou pão sem sal, laticínios e ovos, aveia ou batatas.
De modo isolado, no entanto, a orientação é a seguinte: você deve procurar um nutricionista quando a sua necessidade for exclusivamente dieta ou reeducação alimentar, e deve procurar um endocrinologista, especialmente, quando o seu problema estiver ligado a disfunções hormonais.
Qual o melhor suplemento para quem tem hipotireoidismo?
As vitaminas do complexo B, como a B12, são necessárias para que a tireoide funcione em um nível ideal. B12 e outras vitaminas do complexo B estão em fontes como carne, peixe, ovos e queijo ou através de suplementos.
O hormônio T4 está diretamente ligado ao nosso metabolismo, quando existe a condição de hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento. Dessa maneira, quando uma pessoa passa a tomar o Puran T4, o metabolismo volta a funcionar, o que pode fazer com que ela emagreça.
Porque quem tem hipotireoidismo não consegue emagrecer?
O hipotireoidismo é uma condição que afeta o nosso metabolismo. Dessa forma, não conseguimos produzir os hormônios da tireoide em quantidades suficientes, o que é popularmente atribuído ao ganho de peso e dificuldade em emagrecer.
A melhor maneira de gerenciar o ganho de peso do hipotireoidismo é controlar a condição. Se você acelerar o metabolismo, o peso não deve continuar aumentando. Você também terá mais energia, o que pode ajudar a motivá-lo a se exercitar.
Hipotireoidismo: perda da capacidade de concentração, lentidão motora e de raciocínio, depressão, intolerância ao frio, pele seca, ganho de peso, aumento de colesterol e alterações cardiológicas, que aumentam o risco de infarto.
Não há cura para o hipotireoidismo, mas seu tratamento é eficiente, embora seja recomendado por toda a vida. Todos os dias, em jejum, o paciente deve tomar um remédio para estimular a produção do hormônio deficiente.
Dores musculares e câimbras são as alterações musculares mais comuns no hipotireoidismo (leia: CÂIMBRAS | Causas e tratamento). Em alguns casos há lesão espontânea do músculo (chamada de rabdomiólise) com intensa dor muscular e fraqueza, principalmente nos músculos do quadril, coxas e ombros.
O envolvimento muscular em adultos com hipotireoidismo é comum; queixas como fraqueza, cãibras ou mialgias são frequentes. Pacientes com hipotireoidismo mais grave ou de longa duração sem tratamento, tem maior probabilidade de desenvolver doença muscular clinicamente significativa.
Nesse sentido, a desnutrição ou deficiências nutricionais coexistentes de elementos como iodo, ferro e selênio podem prejudicar a função da glândula tireoide, e já foram apontadas como uma das causas de desenvolvimento e/ou agravamento do hipotireoidismo [5].