Apesar dos carros, hoje, estarem sendo importados da China, tudo foi adaptado para o Brasil. Ele foi feito por brasileiros para brasileiros (Nota da Redação: A produção nacional será iniciada em 2024, na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, planta que pertencia à Mercedes-Benz até 2021).
A GWM, uma das maiores montadoras chinesas, chegou ao Brasil em 2021 com o objetivo de lançar seus veículos importados da China e, em alguns anos, iniciar a produção de carros elétricos no país.
Great Wall Motors Company Limited (长城汽车 or 長城汽車, Pinyin: Cháng Chéng Qì Chē), também conhecida pela sigla GWM, é a maior montadora de veículos privada da China, fundada em 1984. Está sediada na cidade de Baoding, Hebei, China. Great Wall Motors Co.
Wey é o sobrenome do dono da GWM, Jack Wey, que fundou a empresa há 40 anos. A Great Wall Motor tem ações na Bolsa de Hong Kong e Jack Wey é seu principal acionista. Presentes no Salão de Pequim, dirigentes da GWM Brasil confirmaram que a marca Wey vai entrar no mercado beasileiro.
Números divulgados oficialmente por autoridades chinesas revelaram o volume de vendas por parte das montadoras do país no primeiro semestre de 2024. O relatório trouxe um dado no mínimo surpreendente: a BYD vendeu mais unidade do que Chery e GWM juntas.
A GWM PRODUZ CARROS NO BRASIL? COMO ESTÁ A FÁBRICA DE IRACEMÁPOLIS QUE ERA DA MERCEDES-BENZ?
Quem é maior na China, BYD ou GWM?
A BYD se tornou a marca número 1 da China com mais de 1 milhão de vendas e a Changan ocupa o 5º lugar com quase 470 mil, conforme mostra o quadro abaixo. No segmento de carros 100% elétricos, a BYD vendeu 524 mil EVs puros, representando uma participação de mercado significativa de 25%.
Marca chinesa confirma que vai produzir o hatch Dolphin e o SUV Yuan Plus, além do híbrido Song Plus. É oficial: a BYD deu, nesta segunda-feira (9), o pontapé inicial de sua futura fábrica no Brasil. A empresa chinesa assumiu o complexo industrial que pertenceu à Ford entre 2001 e 2021 em Camaçari (BA).
Apesar dos carros, hoje, estarem sendo importados da China, tudo foi adaptado para o Brasil. Ele foi feito por brasileiros para brasileiros (Nota da Redação: A produção nacional será iniciada em 2024, na fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo, planta que pertencia à Mercedes-Benz até 2021).
São Paulo – Oswaldo Ramos deixou a GWM, onde ocupava a função de CCO desde 2021, na sexta-feira, 1º. A companhia não informou, no comunicado, os motivos da mudança, que mexeu no organograma dos principais cargos executivos – o de Ramos será extinto.
Modelo de maior volume da GWM em vendas no Brasil, o Haval H6 foi confirmado como primeiro carro da marca a ser fabricado em nosso território. A confirmação foi feita pelo CEO da fabricante chinesa, Jack Wey, durante encontro com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em Pequim, na China.
BYD, iniciais da frase e inglês “Build Your Dreams” – ou seja, “Construa Os Seus Sonhos”, é o que fez o chinês Wang Chuanfu, ao fundá-la em 1995, porém ela só começou a fabricar veículos em 2003 com o segmento BYD Auto no sul da China e curiosamente, no mesmo ano da sua grande rival Tesla.
BYD e GWM já ocupam os dois primeiros lugares em vendas de carros elétricos no país. Excluídas do mercado americano e na mira das autoridades na Europa, as fabricantes de carros elétricos da China se concentram nos países onde são bem-vindas. Um dos grandes é o Brasil.
A GWM alcançou mais um feito no mercado brasileiro: em julho, a fabricante chinesa bateu seu próprio recorde de vendas, emplacando 3.184 unidades e superando marcas tradicionais como Peugeot, Ram, Mitsubishi, BMW e Volvo.
SAIC. A SAIC (Shanghai Automotive Industry Corporation) é a maior fabricante de automóveis da China em termos de volume total de vendas. É uma empresa estatal e a marca de maior sucesso dentro dela é a MG.
A Great Wall Motors (GWM) tem planos ambiciosos para o Brasil. A compra da fábrica que era da Mercedes-Benz em Iracemápolis, interior de São Paulo, é uma das provas disso. A outra está nos lançamentos de Haval H6, Haval H6 GT e Ora 03.
A GWM (ou Great Wall Motors) ainda é um nome pouco conhecido no Brasil. No entanto, A fabricante chinesa, que começou a veicular o seu primeiro comercial na TV em janeiro, tem uma ligação de longa data com o nosso país.
Faz três anos que a GWM comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), mas o início da produção no local foi adiada mais uma vez, para o primeiro semestre de 2025.
Assim como a bateria criada pela Geely conforme citamos anteriormente, este tipo de bateria possui ciclo de vida superior a 3.500 ciclos. Assim, a marca afirma que esta seria capaz de rodar mais de 1 milhão de km.
A montadora chinesa GWM adiou a inauguração de sua fábrica em Iracemápolis, no Estado de São Paulo, prevista para maio, citando medidas recentes do governo federal, e passou a prever o lançamento da nova planta no segundo semestre deste ano.
A primeira empresa de origem chinesa a fabricar automóveis no Brasil será a Great Wall Motors (ou GWM). A montadora confirmou que vai produzir o SUV híbrido Haval H6 — o segundo eletrificado mais vendido em 2023 — na antiga planta da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) ainda este ano.
Alexandre Baldy atuava como Conselheiro Especial da empresa desde dezembro de 2022. Além de empresário, foi Deputado Federal por Goiás, Ministro das Cidades do Brasil e Secretário de Transportes de São Paulo. Alexandre Baldy traz consigo uma ampla experiência e trajetória de liderança no setor público e privado.