O número deve ser colocado no centro da camisa. A cor da camisa deve contrastar com a cor dos números. Os números devem medir, no mínimo, 8 cm de altura na frente e 15 cm de altura nas costas. A fita que forma os números deve ter, no mínimo, 0,2cm de largura.
O líbero joga como defensor durante as partidas de vôlei
Conforme o regulamento da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), os jogadores devem usar um uniforme que possua uma cor dominante diferente de qualquer outra cor do uniforme do resto da equipe. Isso acontece pois o líbero ocupa uma posição de defensor no time.
Líbero: ao contrário do centro, o líbero é o jogador mais baixo do time e sua função exclusiva é o recebimento da bola, não podendo realizar saques, ataques ou bloqueios. Ele também pode realizar o levantamento quando o levantador não conseguir.
Henrique Honorato está pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, ocupando uma posição inédita no vôlei: o 13° jogador, oficialmente conhecido como atleta "AP".
Confira as estatísticas dos jogadores que usaram a camisa 18 no Corinthians desde 2005. Veja mais em: Matías Rojas, Kazim, Júnior Moraes, Léo Natel e Matheus Jesus.
Surpresas na lista de inscritos por Renan Dal Zotto, os campeões olímpicos William e Wallace mantiveram a numeração tradicional, utilizada na Rio-2016: o levantador é o camisa 7, enquanto o oposto é o 8.
Levantador. O levantador é aquele jogador responsável por armar os ataques. Ou seja, ele “levanta” ou passa a bola para o jogador que irá atacar na sequência. Seria o equivalente ao clássico camisa 10, no futebol, e ao armador, no basquete.
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque. A posição n.º 2 chama-se saída de rede. A posição n.º 3 chama-se meio de rede. A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.
Em quadra, as posições dos jogadores de uma equipe de vôlei são numeradas de 1 a 6. O jogador que realiza o saque ocupa a posição 1, enquanto o atleta diretamente à sua frente, mais próximo da rede, está na posição 2.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Sendo a média de altura da população masculina e feminina brasileira de 1,73m e 1,60m, respectivamente. Entretanto, uma posição chama a atenção por ser uma exceção tanto na altura, quanto na cor do uniforme: o líbero.