Em entrevista ao Jornal da USP no Ar, o professor e pediatra José Simon Camelo Júnior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, especialista em neonatologia e doenças metabólicas hereditárias, conta que filhos de usuárias de drogas podem nascer com uma síndrome chamada abstinência neonatal.
O que ocorre com o bebê quando o pai é usuário de droga?
Quando o pai é usuário de drogas as suas células são prejudicadas na formação e crescimento. No caso de um pai ser usuário de cocaína, por exemplo, seu espermatozoide pode ter redução da mobilidade, diminuição da produção e maiores riscos de anormalidades morfológicas.
Quais são as sequelas que o bebê pode vir a ter quando é filho de mãe usuária?
Um estudo acompanhando 1.072 grávidas usuárias de derivados da coca mostra que o crack na gravidez pode ser fator de atraso no crescimento intrauterino, de parto prematuro e de baixo peso ao nascer5. Tais fetos estão mais expostos a doenças infecciosas por transmissão vertical.
3Alguns dos principais sintomas da síndrome de abstinência neonatal são o choro incessante, as manchas na pele, os tremores e a dificuldade para mamar. 4Os primeiros tratamentos devem ser feitos sem o uso de fármacos. Eles só devem ser usados quando não há respostas do bebê ao primeiro tipo de tratamento.
Vício e abstinência neonatal e fetal, como resultado de mãe dependente em drogas durante a gravidez. Os sintomas de abstinência desenvolvem-se logo após o nascimento. Os sintomas apresentados são choro alto, estridente, sudorese, bocejos e distúrbios gastrintestinais.
Malformação fetal é o nome que se dá a alterações que podem ocorrer no bebê ainda durante a gravidez. Mais especificamente, refere- se a defeitos em um órgão, parte de um órgão ou de uma região maior. As causas das malformações são muitas, variando desde fatores genéticos a ambientais, físicos e químicos .
O uso da cocaína na gravidez está associado a quadros graves, tanto na gestante quanto no feto, com repercussões ao longo da vida da criança. Entre os problemas que podem decorrer do uso da droga durante a gestação, estão pré-eclâmpsia grave, aborto espontâneo e parto prematuro com complicações.
Cocaína – o uso de cocaína na gravidez aumenta em 25% o risco de parto prematuro. Pode, ainda, provocar outras consequências graves, como aborto espontâneo e separação da placenta no útero.
De maneira geral, os problemas de fertilidade originados pelo consumo de drogas são reversíveis, dependendo do tempo de consumo, frequência e tipo de substância. O volume e qualidade seminal podem retornar aos níveis normais quando o indivíduo para de consumir essas drogas e adota hábitos saudáveis.
Seu uso durante a gestação provoca ainda várias outras alterações graves: abortamento, descolamento prematuro de placenta, ruptura prematura de membranas, contrações uterinas precoces, movimentos fetais excessivos, parto pré-termo, ruptura uterina.
O que acontece com o bebê quando a mãe usa droga e amamenta?
Medicamentos (drogas) administrados à mãe, podem afetar desfavoravelmente a capacidade dos recém-nascidos mamarem por muitos dias após o parto, devido à limitada. capacidade de excreção hepática e renal. Em alguns poucos casos, o uso de medicamentos pela nutriz pode contra-indicar a amamentação no seio.
Em médio e longo prazos é mais difícil de ser identificado, podem ter problemas de aprendizagem, de raciocínio, psicológicos”. Drogas mais pesadas, como a cocaína, heroína e crack, podem ocasionar problemas mais graves, indo de malformações até morte fetal.
Por que nossos filhos poderiam herdar nossos vícios?
São elas a genética e o meio onde a criança vive, sendo 50% decorrentes de cada. Imagine a seguinte situação: Uma criança é filha de dois usuários de drogas, que já eram viciados anos antes de seu nascimento. Apenas por meio deste fator, a criança já desenvolve a predisposição genética ao vício.
O uso de entorpecentes durante a gravidez pode causar problemas graves tanto para a mãe como para o bebê. Quando usados em excesso, todos os entorpecentes e mesmo alguns medicamentos (sobretudo opioides, como a oxicodona), aumentam a chance de o bebê ser muito pequeno ou nascer de maneira prematura.
o efeito sedativo-hipnótico de drogas depressoras do SNC e depressão miocárdica se uso de anestésicos inalatórios potentes. Drogas que aumentam a frequ- ência cardíaca, como ketamina, pancurônio, atropi- na e epinefrina, devem ser evitadas.
Para avaliar a continuidade do aleitamento materno, utilizou-se análise de sobrevivência de Kaplan-Meier e de Cox. RESULTADOS: a maconha teve escore de uso abusivo para 42,6% das mães e a cocaína para 37%. A média de aleitamento foi de 28,8 dias.
As deficiências podem sim ter origem genética, mas isso não é via de regra. É mais que “natural” surgirem deficiências no período de gestação, ou durante uma intercorrência no parto ou ainda nos primeiros dias de vida da criança.
As anomalias congênitas ocorrem nos primeiros 3 meses de gravidez, quando os órgãos do bebê estão se formando. Sua origem pode ser genética, infecciosa, ambiental ou nutricional, embora em muitos casos não seja possível identificar sua causa.
Como saber se meu filho vai nascer com algum problema?
Existem exames pré-concepcionais, mas o ideal ainda é o casal realizar um check – up, para ver se têm anemia ou deficiência de alguma vitamina, por exemplo”, aconselhou o médico.
Seus sintomas dependem das drogas que a mãe estava tomando, mas podem incluir choro excessivo, febre, irritabilidade, respiração rápida, convulsões, problemas de sono, tremores, vômitos e transpiração.
Como as drogas atuam no desenvolvimento embrionário?
Como a maioria das drogas utilizadas pelas mães ultrapassam a barreira placentária e hematoencefálica sem metabolização prévia, elas atuam durante o período embrionário, fase de desenvolvimento e formação dos órgãos fetais, causando deficit cognitivos, malformações, síndromes de abstinência, dentre outros(29), como ...
Mulheres que fumam durante a gestação, além de todos os males que todos já conhecem, como baixo peso da criança ao nascer, alterações respiratórias e aborto, por exemplos, ainda aumentam o risco do bebê nascer prematuro. O ideal é não fumar e se descobrir que está grávida parar imediatamente ou o quanto antes.