Principais times com risco de rebaixamento em 2024
Antes do início da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024, quatro times estão na zona de rebaixamento: Vitória (29), Corinthians (29), Cuiabá (26) e Atlético-GO (21).
Qual a chance do Corinthians ser rebaixado em 2024?
Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), antes de entrar em campo contra o Botafogo, o Corinthians tinha 66,4% de chances de ser rebaixado em 2024. Esse número diminuiu para 60,7% após a derrota por 2 a 1 para o Glorioso.
Para permanecer na Série B, as projeções da UFMG indicam que o time que chegar a 46 pontos tem menos de 2% de risco de cair. Nenhuma equipe com 44 ou mais caiu nas últimas cinco edições.
Vencendo seis vezes nos últimos 13 jogos, o Corinthians praticamente afasta o risco de queda. Faltariam dois empates para chegar aos 45 pontos. E, na conta mais simples, sete vitórias nas últimas 13 rodadas são suficientes para devolver o sono ao torcedor do Corinthians.
Atualmente, o time tem 45,1% de risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro. Antes desta rodada, este número estava em 61%. A porcentagem ainda pode sofrer alterações, já que o Vitória ainda joga contra o RB Bragantino.
O que o Corinthians precisa fazer para não ser rebaixado?
Desde 2006, o 17º colocado do Brasileirão – primeiro a escapar do rebaixamento – teve a média de 41,5 pontos desde 2006. No caso do Corinthians, para chegar aos 41 pontos e não ser rebaixado, o time precisa aumentar seu aproveitamento nos jogos finais. São necessários cerca de 16 pontos, com um aproveitamento de 44,5%.
Qual a probabilidade do Corinthians cair esse ano?
Segundo o instituto, o Timão agora tem 53,2% de probabilidade de cair para a Série B, um aumento de 5,8 pontos percentuais em relação à rodada anterior, quando tinha 47,4%.
Quantos pontos são necessários para fugir do rebaixamento?
Um dos estudos avaliou a pontuação necessária para não ser rebaixado. De acordo com o estudo, 38 pontos ou menos garantem a queda de qualquer time no Brasileirão.
Além desses clubes, quem mais tem chances de cair para a Série B, segundo os matemáticos, são Fluminense (32,7%), Criciúma (21,1%) e Juventude (12,5%). Logo depois vêm Red Bull Bragantino (10,6%) e Grêmio (10,4%) com ao menos 10% de probabilidade.
Somados, 20 clubes da segunda divisão nacional têm um valor de mercado de R$ 1,4 bilhão. Pela primeira vez na Série B do Brasileirão, o Santos tem o elenco mais valioso da Segundona em 2024.
O departamento de Matemática da UFMG aponta que o Novorizontino é o principal candidato ao título da Série B de 2024. O Santos está na segunda posição.
De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, que faz rodada a rodada um levantamento de probabilidades do Brasileirão, o Timão tem 62,1% de chances de cair para a Série B.
Quantos jogos o Corinthians precisa ganhar para escapar do rebaixamento?
O Corinthians só volta a campo pelo Brasileiro no fim de semana, mas a equipe precisa redobrar sua atenção para os desafios que se aproximam. Com apenas 15 jogos restantes no torneio, o clube precisa garantir vitórias para se afastar da zona de rebaixamento e evitar uma queda para a Série B.
Qual a chance do Corinthians cair no Brasileirão 2024?
Chegar aos famigerados 45 pontos ainda mantém os times com 2,578% de risco de descenso no Campeonato Brasileiro. O Corinthians abrirá a 27ª rodada da competição nacional com chance de queda na casa dos 59,2%, ainda segundo estudos do Departamento de Matemática da UFMG.
Corinthians: Copa Sul-Americana. Cruzeiro: Mundial de Clubes, Copa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Flamengo: Copa Sul-Americana. Fluminense: Mundial de Cubes, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
🍊Fluminense: - Fluminense Football Club me veio na casa de número 7, na casa da serpente. Vejo o Fluminense, sim, neste ano de 2024, rebaixado para a série B.
Na Série B, assim como na primeira divisão, dois clubes que disputaram a competição em 2022 e foram rebaixados retornarão para a competição em 2024. Brusque e Operário tiveram somente um bate-volta, e um ano após seu rebaixamento, vão retornar para a segunda divisão.