A missão de 2024 deve abrir caminho para a Artemis 3, que pretende pousar humanos na Lua antes do fim desta década. Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch, dos Estados Unidos; e Jeremy Hansen, do Canadá, integram a tripulação da Artemis 2.
Três astronautas americanos - entre eles um homem negro e uma mulher -, além de um canadense voarão ao redor da Lua no fim de 2024 na missão Artemis II, anunciou a Nasa nesta segunda-feira, 3, na retomada das viagens ao satélite natural da Terra depois de meio século.
O lançamento de missões para orbitar a Lua ou pousar na superfície do satélite é agora realizado por governos e empresas comerciais da Europa e do Oriente Médio até o Pacífico Sul. Apesar do sucesso das missões Apollo, dos EUA, entre 1969 e 1972, até agora apenas cinco países pousaram na Lua.
De acordo com o planejamento inicial da agência americana, a segunda parte da missão, Artemis II, estava programada para ocorrer ainda em 2024 — em um voo tripulado, porém, sem pouso na Lua — e a próxima fase, Artemis III, para 2025 — esta com os astronautas pisando na Lua novamente.
Artemis 2 será a primeira missão tripulada com destino ao nosso satélite natural desde 1972. Com previsão de lançamento em 2023 e duração de apenas dez dias, o seu principal objetivo é fazer um voo de teste lunar, assim como ocorreu na Apollo 8.
Imagens mostram o interior do módulo que vai para a Lua em 2024
Por que o homem não voltou para a Lua?
O cabo de guerra político sobre a missão e o orçamento da NASA não é a única razão pela qual as pessoas não regressaram à Lua. Há também dificuldades por conta da poeira lunar, além de um problema com a luz solar e a radiação solar mortal.
A missão espacial Apollo 11, da Nasa, levou o homem à Lua pela primeira vez em 1969. Mais de cinco décadas atrás, o astronauta americano Neil Armstrong pisou no satélite da Terra, mas ainda hoje teorias de conspiração sobre o feito histórico continuam circulando.
Neil Armstrong deu o primeiro passo do homem na Lua. Ao todo, doze astronautas já estiveram por lá, em seis diferentes missões: Apollo 11, 12, 13, 14, 15, 16 e 17. O programa espacial Apollo, que teve início em 1969 foi breve e terminou em 1972.
Os 24 astronautas da Nasa que viajaram à Lua nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70 são considerados os pioneiros da exploração lunar. Mais de 65 anos depois, a agência espacial americana intensifica seus esforços para colocar mais uma vez seus pesquisadores na superfície lunar.
A distância média entre a Terra e a Lua é de cerca de 384.400 km. As missões Apollo da NASA levaram cerca de 3 dias para chegar ao nosso satélite natural.
Atualmente, o lançamento está previsto para novembro de 2024. A outra missão é a VIPER, que significa Volatiles Investigating Polar Exploration Rover. Essa missão da NASA enviará um robô do tamanho de um carrinho de golfe para explorar o polo sul da Lua no final de 2024, em torno do mês de novembro.
O Apollo 11 foi a primeira missão a pousar com astronautas na Lua, com Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornando os primeiros humanos a caminhar pela superfície lunar. Outras missões Apollo que alcançaram a Lua incluíram o Apollo 12, 14, 15, 16 e 17, todas entre 1969 e 1972.
Enquanto isso, as empresas privadas Space X e Space Adventures planejam fazer voos para a Lua por entre 70 e 100 milhões de dólares por passageiro – algo que, em reais, equivaleria a valores entre 341 milhões a 487 milhões, aproximadamente, na cotação atual.
Em 25 de março de 2024, todo o continente americano poderá observar um eclipse lunar penumbral. De acordo com a agência espacial, durante um eclipse lunar total, a Lua inteira fica dentro da parte mais escura da sombra da Terra, conhecida como umbra.
A Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) planeja fazer o primeiro pouso de astronautas em Marte em 2040. Embora desafiador, o prazo é visto pelo próprio órgão americano como “agressivo e audacioso” diante da quantidade de tecnologias que ainda precisam ser desenvolvidas para a missão.
De acordo com a agência espacial, Artemis II não deve decolar antes de 2025. Estima-se que a jornada dure cerca de dez dias e envie a tripulação para além da Lua, potencialmente mais longe do que qualquer ser humano já viajou na história, embora a distância exata ainda não tenha sido determinada.
Pontes — o primeiro brasileiro a ir à lua, quanto tripulou na nave espacial russa Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional, em 2006 — ainda não pisou na lua, mas poderá ter uma nova chance já na terceira idade, caso seja selecionado.
Complicações. Até hoje, cinco rovers da Nasa já pousaram em Marte, incluindo Sojourner (1997), Spirit (2004), Opportunity (2004), Curiosity (2012) e Perseverance (2020). Outras sondas, como da China e da antiga União Soviética, também conseguiram pousar no planeta.
Mas por que o homem não voltou à lua? Apesar de ter se tornado um marco na viagem espacial, a experiência de 1969 foi sucedida apenas por outras seis expedições, todas enviadas pela Nasa e denominadas “Apollo”. Ao todo, 12 pessoas caminharam pela superfície lunar e 24 viajaram à lua.
O que aconteceu com os homens que foram para a lua?
As amostras lunares foram seladas a vácuo e os astronautas ficaram em quarentena por 21 dias,com base no conhecimento de quanto tempo se leva para os sintomas surgirem quando os humanos são expostos a um hospedeiro invasor, disse Odom.
O Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha da NASA (SOFIA na sigla em inglês) confirmou recentemente a presença de água na superfície lunar, concretamente na zona iluminada pelo sol.
A Lua não tem atmosfera. Isto faz com que a sua temperatura varie entre os -200ºC (noite lunar) e os 120ºC (dia lunar). A superfície da Lua está coberta por inúmeras crateras resultantes do impacto de meteoritos. Dada a ausência de processos erosivos na Lua (vento, àgua corrente,...)
A Lua parece um deserto com planícies, montanhas e vales. Ela possui muitas crateras, que são buracos criados por objetos do espaço que, estando em alta velocidade, chocam-se contra a superfície da Lua. Não há ar para se respirar na Lua, mas pode haver água para beber.