Ele amou e morou com uma prostitutaVan Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.
Entretanto, Van Gogh apaixonou-se por Eugénie Loyer, a filha da sua senhoria. Porém, foi rejeitado depois de confessar seus sentimentos, uma vez que, Loyer estava secretamente noiva de um ex-inquilino.
A cunhada do pintor é finalmente reconhecida como a pessoa que abriu os olhos do mundo para sua genialidade. Em 1885, uma holandesa de 22 anos chamada Johanna Bonger conheceu Theo van Gogh, o irmão mais novo de Vincent van Gogh que na época vinha ganhando reputação como negociante de arte em Paris.
Johanna van Gogh-Bonger foi a mulher que fez com que Vincent Van Gogh passasse de um artista desconhecido ao fenômeno da pintura que é hoje. Nascida em 1862, em Amsterdam, Johanna Bonger tinha 23 anos quando casou com Theo Van Gogh.
-Seu trabalho mais famoso foi feito em um asilo, o incrível "Noite Estrelada". -Ele amava e vivia com uma prostituta. -Sua relação com o pintor Paul Gauguin era provavelmente homossexual.
ARQUIVO CONFIDENCIAL #58: VINCENT VAN GOGH, a vida torturante de um dos maiores artistas da história
Quem o Van Gogh amou?
Van Gogh era um homem de muitos amores, a maioria prostitutas. Sua favorita era uma mulher chamada Sien, com quem morou e ajudou a cuidar do bebê durante algum tempo. Ela aparece em diversos retratos desenhados pelo pintor.
Além da conexão com a dedaleira, existem outras teorias sobre as razões por trás da escolha intensa de Van Gogh pela cor amarela. Uma delas é a possibilidade de que o pintor tenha sofrido de glaucoma subagudo de ângulo fechado, uma condição ocular que também pode afetar a percepção das cores.
A cor preferida de van Gogh era o amarelo. O que começou com pontinhos foi se tornando um grande sol, que não podia deixar de aparecer em suas telas. Ele pintou a noite e as estrelas somente em 1888!
Jeanne Calment, a mulher mais velha do mundo de acordo com o "Guinnes-Book - O Livro dos Recordes", morreu ontem aos 122 anos. A morte ocorreu em um asilo de Arles (sul da França), cidade natal de Calment. Ela morava no asilo havia 12 anos.
De acordo com os autorretratos que Van Gogh fez, sua aparência física era de um homem magro, branco, com olhos claros, cabelos ruivos e, na maioria das vezes, com barba. O seu irmão Theo, quatro anos mais novo, foi o seu principal amigo e apoio durante toda a sua vida.
Seis meses depois, Theo também morreu. A tarefa de tornar a história de Vincent passou a ser da viúva Jo Van Gogh-Bonger, que tinha 28 anos na época. Ela foi a responsável por vender algumas das obras de Vincent, emprestá-las para exposições e também pela publicação das cartas que ele escrevia para Theo.
Van Gogh adorava amarelo. Como é explicado no site da National Gallery, esta cor era, para ele, um símbolo de felicidade. Era por isso natural que se sentisse atraído pelos girassóis, pela sua “cor vibrante” e também pela sua forma.
Os girassóis eram para Van Gogh um símbolo de esperança e otimismo, com suas cores vibrantes e tendência de se voltar para o sol, servindo como uma metáfora para a busca de luz e positividade.
Willem van Gogh, o neto de Vincent Willem van Gogh, é um dos herdeiros deste legado. Membro da direção do Museu van Gogh, está há várias décadas envolvido na preservação e divulgação da obra do seu tio-bisavô através da fundação que tem o seu nome, à qual pertence a coleção que era da família.
Em 1888, Van Gogh convidou Gauguin para se juntar a ele em Arles, com a esperança de estabelecer uma comunidade artística. Durante este período, ambos os artistas influenciaram-se mutuamente; Van Gogh admirava a técnica e o uso da cor de Gauguin, enquanto Gauguin apreciava a paixão e a intensidade de Van Gogh.
"Penso que não há nada mais artístico do que amar verdadeiramente as pessoas" , disse Vincent van Gogh, certa vez, de sua visão sobre paixão. Gênio problemático que jamais foi reconhecido, em vida, por sua arte, o holandês também nunca conseguiu se apaixonar 'verdadeiramente'.
Atualmente, o Guinness lista um britânico de 111 anos como o homem vivo mais velho, que ficou com o título neste mês após a morte de um homem venezuelano que tinha 114 anos. A mulher viva mais velha tem 117 anos.
Em 29 de julho, Van Gogh morreu em consequência de uma tentativa de suicídio cometida dois dias antes, ao atirar contra o próprio peito com um revolver calibre 7mm.
Naqueles dias, Van Gogh e Gauguin brigaram em público pela mesma mulher: uma prostituta que trabalhava no bordel que ambos frequentavam. No dia 22 de dezembro, Vincent escreveu para o irmão: "Acho que Gauguin se desanimou um pouco com a boa cidade de Arles, com a casinha amarela e sobretudo comigo.
O próprio Van Gogh culpou seus excessos com bebida como causa da crise psicótica que o levou à internação pouco tempo antes de sua morte. Hoje, alguns cientistas acreditam que ele se tornou viciado em terpenos encontrados no absinto de sua época, que o levaram a beber aguarrás, comer tintas a óleo e inalar cânfora.
No dia 23 de dezembro de 1888, após uma discussão, Van Gogh segue Gauguin e o surpreende com a navalha - mas não o machuca. Transtornado, Van Gogh corta um pedaço de sua própria orelha direita, a embrulha em um lenço e entrega a uma prostituta.
Os girassóis são conhecidos por serem plantas fortes, resistentes e símbolo de felicidade para o pintor Van Gogh, que os retratou diversas vezes em seus quadros.