A guerra terminou com a vitória dos Republicanos, que derrotaram os Federalistas no combate do Campo de Osório, marcando a permanência definitiva de Júlio de Castilhos no governo rio-grandense.
A revolução federalista foi derrotada em 24 de junho de 1895 no combate de Campo Osório, nas proximidades de Santana do Livramento, quando o almirante Saldanha da Gama morreu diante das tropas do general Hipólito Ribeiro. A paz foi assinada em Pelotas no dia 23 de agosto de 1895.
A revolução foi derrotada pelas tropas fiéis a Floriano Peixoto, que se tornou o “Marechal de Ferro”, consolidando a República no Brasil de forma enérgica e violenta.
A apuração foi conduzida por uma comissão de três deputados (Getúlio Vargas, Ariosto Pinto e José de Vasconcelos Pinto), que a 17 de janeiro de 1923 declarou a vitória de Borges com 106.360 votos, contra 32.216 de Assis Brasil.
Como terminou a Revolução Federalista? Mesmo após o término do governo Floriano Peixoto, a guerra continuou. Prudente de Moraes, o primeiro presidente civil da nossa história, assumiu o poder em 1894 e, no ano seguinte, celebrou um acordo entre os grupos conflitantes, terminando assim a Revolução Federalista.
GUERRA DA DEGOLA: REVOLUÇÃO FEDERALISTA DE 1893 - EDUARDO BUENO
Quantos anos durou a Revolução Federalista?
A Revolução Federalista foi uma guerra civil que ocorreu entre1893 e 1895, pouco depois da Proclamação da República, em 1889. O início do período republicano era conhecido como "República da Espada", pois o governo federal era formado por militares.
Nessa época da Revolução Federalista, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço braço, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.
Eles eram centralizadores e defendiam a permanência vitalícia do então presidente no poder. Já os correligionários de Assis Brasil usavam lenços vermelhos, eram os “maragatos”, e lutavam por uma oposição organizada e pela descentralização política.
Seis meses depois os Chimangos decapitaram o chefe dos Maragatos, Gumercindo Saraiva, e, enviaram sua cabeça para o governador Júlio de Castilhos. Os Maragatos continuaram a luta, mas, enfraquecidos findaram por assinar o termo de Paz em agosto de 1895 na cidade de Pelotas, RS. Moral da História.
A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado.
Como Floriano Peixoto deteu a Revolução Federalista?
Floriano Peixoto, na Presidência do Governo Central. Peixoto enviou tropas para a região Sul a fim de apoiar os seguidores de Júlio de Castilhos. Houve uma longa e sangrenta luta entre eles, provocando a morte de milhares de pessoas, muitas degoladas. Por esse motivo também chamada de Revolta da Degola.
“Maragatos”, em referência a mercenários castelhanos. O fato é que havia uruguaios nas fileiras do grupo do chefe revolucionário Gumercindo Saraiva, descendentes de imigrantes espanhóis oriundos da Maragataria, área da província de Leon, entre Astorga, El Teleno, Cambarros e Santiago Millas.
O Cerco da Lapa foi um confronto entre as forças paranaenses e as tropas do Império, que aconteceu em 18 de fevereiro de 1894. Os paranaenses lutaram pela independência e autonomia do estado, e sua vitória foi decisiva para a consolidação da República no Paraná.
O termo tinha uma conotação pejorativa, atribuída pelos legalistas aos revoltosos liderados por Gaspar da Silveira Martins, eminente tribuno, e o caudilho estrategista Gumercindo Saraiva, que deixaram o exílio no Uruguai e entraram no Rio Grande do Sul à frente de um exército de lenços vermelhos.
Os “maragatos” adotaram o lenço vermelho como símbolo de sua facção política. Os republicanos, ou “pica-paus”, usavam o lenço branco como símbolo da sua facção política. O nome “pica-pau” originou-se do quepe com enfeite vermelho das forças republicanas.
O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Nessa época, os Chimangos, que apoiavam o governo central, usavam o lenço branco, e os Maragatos, contrários à política exercida pelo governo federal, exibiam o lenço vermelho.
O lenço que os Farrapos usaram não tinha grande representação politica, porém usavam preferencialmente o lenço vermelho, atado de maneira própria como símbolo de seu grupo.
O ximango (Milvago chimango) (em português, a palavra escreve-se com "x", o que não ocorre nos demais idiomas, onde o "ch" é utilizado) é uma ave de rapina originária da América do Sul, ocorrendo no extremo sul do Brasil (em especial durante o inverno), em toda a Argentina, Chile e Uruguai, e em regiões do Paraguai e ...
Há 80 anos, no dia 9 de julho, começava a Revolução de 32, considerado o maior conflito armado do Brasil no século passado. Durante 85 dias, paulistas se rebelaram contra a ditadura do presidente Getúlio Vargas e exigiram uma nova Constituição para o país.
A República Rio-Grandense foi dissolvida em 1 de março de 1845, pelo Tratado de Poncho Verde, que manteve em vigor algumas leis derivadas da constituição rio-grandense.
Porque Floriano Peixoto ficou conhecido como marechal de ferro?
Ele ficou conhecido na história brasileira como “marechal de ferro” por sua ação em reprimir duas revoltas durante sua administração. O governo de Floriano Peixoto ficou marcado pelo autoritarismo, manifestado na repressão contra seus opositores e críticos.