Além disso, ele é dono do Centro de Futebol Zico (CFZ). Fundado em 1996, com o nome de Rio de Janeiro Futebol Clube, foi o primeiro clube-empresa criado no Brasil, e chegou a ter filiais espalhadas por Juiz de Fora (MG), Brasília (DF) e Imbituba (SC).
Depois de perder a final para o Coritiba, a vida de Márcio sofreu um duro golpe. Em agosto de 1985, numa partida contra o Flamengo, no Maracanã, o lateral atingiu violentamente o ídolo maior deles – Zico, e a partir daí sua vida virou um inferno.
Mas Zico não queria que a equipe dependesse apenas de si. A Udinese prometeu investir para lutar pelo scudetto, o que não aconteceu. Ele, então, começou a sonhar com o retorno ao Flamengo. Na segunda e última temporada do jogador na Itália, em 1984-85, Zico, vitimado por lesões, jogou somente 15 partidas.
Zico explica porque deixou o Flamengo e seguiu para a Itália
Quanto tempo Zico ficou na Udinese?
Entre 1983 e 1985, Zico jogou no futebol europeu atuando pela Udinese da Itália, onde em sua primeira temporada terminou como vice artilheiro do Campeonato Italiano com 19 tentos anotados em 24 partidas.
Para entender melhor a dinâmica do grupo, é preciso voltar ao momento em que Zico, rapper extremamente bem-sucedido na Coreia do Sul, criou sua própria empresa, a Koz.
Zico já passou pelo extinto Esporte Interativo (2007-2021) e pela Jovem Pan. Hoje, ele comanda o talk-show Resenha do Galinho, exibido pela Band em TV aberta e no BandSports, canal esportivo do grupo na TV por assinatura. Além disso, Zico atuou como comentarista em transmissões de futebol.
Zico, maior estrela do futebol brasileiro na década de 1980, recebia um salário de 1 milhão de cruzeiros. Hoje, esse valor corresponderia a aproximadamente R$ 172 mil, em cálculo que teve o salário mínimo como base.
Desde 2018, ele atua como diretor técnico no Kashima Antlers, clube japonês onde atuou no fim da carreira de jogador. Segundo a publicação do "Sport", seu perfil carismático é um atrativo para que assuma o cargo, vago desde a saída de Juninho Paulista, ao final da Copa de 2022, no Catar.
A carreira internacional do ídolo do Flamengo foi uma das decisões difíceis: Zico não queria deixar o time brasileiro para trabalhar na Europa, pela Udinese-ITA. “Quando surgiu a ideia de ir para a Itália, ele tinha muita dúvida porque, antes de tudo, ele é Flamengo, então ele queria ficar aqui.
O assinante do Clube de Fãs Loja do Zico receberá em um ano mais de R$ 2 mil reais em produtos autografados ou exclusivos. Além disso, na assinatura anual, o fã terá assegurada a presença em um evento e pelo menos um vídeo personalizado.
Zico, o José Rubens Lopes, arisco ponta-direita da Portuguesa Santista entre 1962 e 1967, morreu em 22 de julho de 2020, em decorrência de covid-19. Ele estava com 76 anos e morava em Santos-SP, onde prestava serviços gerais à Prefeitura Municipal.
Porque se eu renovasse com o Flamengo por dois anos. ao final do contrato eu estaria com passe livre, o Flamengo não teria direito a mais nada. Então se eu fosse pra qualquer outro lugar, Flamengo não ganhava nada. Então olha, aproveitou a oportunidade.
Valeria lembrar de quando Zico foi para a Udinese e brilhou na Itália. Depois, de passagem pelo Japão, virou ídolo, técnico até e comandante da seleção nipônica na Copa do Mundo da Alemanha (2006).