Matusalém ou Metusalém (em hebraico: מְתוּשֶׁלַח / מְתוּשָׁלַח , transl Mətušélaħ / Mətušálaħ, "Homem da javelina", ou ainda: "sua morte trará juízo") foi um patriarca bíblico e um personagem presente no judaísmo, no cristianismo e no islamismo.
Foi um personagem bíblico do Antigo Testando que, segundo o livro, teria vivido 969 anos. Ele era filho de Enoch, que teria morrido aos 365 anos. Matusalém foi pai pela primeira vez aos 187 anos.
Prossegue o texto bíblico dizendo que, após o nascimento de Noé, Lameque ainda viveu 595 anos gerando filhos e filhas e morreu aos 777 anos, o que, segundo os cálculos, teria sido 5 anos antes do dilúvio ocorrido quando Noé tinha 600 anos.
Matusalém ou Metusalém (em hebraico: מְתוּשֶׁלַח / מְתוּשָׁלַח , transl Mətušélaħ / Mətušálaħ, "Homem da javelina", ou ainda: "sua morte trará juízo") foi um patriarca bíblico e um personagem presente no judaísmo, no cristianismo e no islamismo.
Qual foi a pessoa que viveu por mais tempo no mundo?
Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade. Ela morreu em 1997.
Matusalém é um personagem bíblico considerado o ser humano mais longevo da história. Segundo a Bíblia, Matusalém viveu 969 anos. Ele era filho de Enoque, pai de Lameque e avô de Noé.
A Bíblia não nos informa com quantos anos Eva faleceu. Mas, considerando a grande vitalidade dos ante-diluvianos (isso é, aqueles que viveram antes do dilúvio), e as genealogias registradas em Gênesis, é possível estimar que Eva alcançou os 800 ou 900 anos de vida.
O japonês Jiroemon Kimura, reconhecido pelo livro Guinness World Records como a pessoa viva mais velha do mundo, se transformou nesta sexta-feira, ao completar 115 anos e 253 dias, no homem que mais tempo viveu em todos os tempos.
Resumo: O tempo de vida do homem bíblico é, idealmente, um conjunto de três ciclos completos de quarenta anos cada, totalizando cento e vinte anos. O cento e vinte é um número idealmente paradigmático, matematicamente versátil e com um grande conteúdo simbólico – convencionalmente perfeito.
Quem foi a pessoa mais velha que já viveu na Terra?
O título de pessoa mais velha da história é atribuído à francesa Jeanne Calment, que morreu em 4 de agosto de 1997, aos 122 anos e 164 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas, com 117 anos e 110 dias.
Para alguns dos Patriarcas foi encontrada uma solução uma hipótese de explicação para as suas idades. Assim, Adão viveu até aos 930, porque este número é igual a 1.000 (o número de Deus) menos 70 (o número da perfeição).
De acordo com o texto bíblico, Noé teria vivido 950 anos. Tinha 500 anos quando gerou a Sem, Cam e Jafé. Com a idade de 600 anos, enfrentou o Dilúvio e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido já nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.
Embora a evolução não seja obrigatoriamente um sinônimo para avanço, é possível dizer que a expectativa de vida da humanidade está aumentando há milhares de anos, com longos (bem longos) períodos de estabilidade. Hoje, a ciência sabe que os humanos antigos viviam menos de 30 anos.
3 Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. 4 E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos; e gerou filhos e filhas.