Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna.
“Até quando vocês, ingênuos, amarão a sua ingenuidade? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, compartilharei com vocês os meus pensamentos íntimos e lhes revelarei os meus ensinos.
A “zombaria” é um pecado que envolve ridicularizar, depreciar ou menosprezar os outros de maneira maliciosa. A Bíblia nos exorta a tratar os outros com amor, respeito e bondade.
Vivemos em uma época em que cada vez mais pessoas zombam de Jesus Cristo, de Seus ensinamentos e de Seus seguidores. Zombar significa ridicularizar, caçoar ou provocar.
A zombaria é um sintoma do pecado do orgulho. E o principal sentimento por trás da zombaria é o desprezo — pensar que somos melhores do que os outros —, ou seja, não apenas discordar do que elas dizem ou fazem, mas encarar as pessoas com desprezo.
Mas Deus confunde os zombadores capacitando aquele a quem Ele chama e o coloca por cima para que aqueles que zombavam, vejam o zombado no palco da vitória, dando glórias á Deus. a)Zombaria causada pelas circunstâncias da vida.
O que a Bíblia diz sobre zombar do Espírito Santo?
Quanto à blasfêmia do Espírito, não serão per-doadas. Isto é, quem fala contra o Filho do Homem, estará perdoado; já quem fala contra o Espírito santo, não estará perdoado nem neste estado frequente (de blasfemar) nem no que (mais) pretende fazer. (Mt 12,31-32, tradução e ênfase nossa).
Gálatas 6.7, declara: “Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois, aquilo que a pessoa semear, isso também colherá.” Zombar de Deus significa desonrar, desrespeitar, ou ignorá-lo. Zombar de Deus é um pecado grave e é especialmente praticado por aqueles que negam Sua existência ou não O temem.
Os zombadores são frequentemente mencionados no livro de Provérbios. São pessoas que fazem do que é divino, santo e verdadeiro, objeto de brincadeiras frívolas. O veredicto de Deus sobre eles é que são orgulhosos e presunçosos: “O soberbo é presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba” (cp. 21:24).
“Se você tentar corrigir uma pessoa debochada, acabará sendo ofendido e odiado. Se você tentar corrigir uma pessoa perversa estará prejudicando o seu próprio nome. Por isso, não repreenda o zombador, para que ele não o odeie; repreenda o sábio, e ele o amará!
Ação ou resultado de zombar, de caçoar de alguém; CAÇOADA; PILHÉRIA; TROÇA [ Antôn.: aclamação, aplauso, apoio, conforto. ] 4. Algo ou alguém que é vítima de caçoada, desdém, ironia, ridicularização: Sempre foi alvo da zombaria dos colegas.
Agora, portanto, não continueis a zombar, para que os vossos grilhões não se façam ainda mais fortes; porque já do Eterno, o SENHOR dos Exércitos, ouvi falar de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a face da terra.
(4) Pessoas zombam de Deus quando falam dele sem reverência. Nunca devemos pronunciar o nome de Deus sem dar todo o respeito para ele. E devemos sentir ofendidos quando os outros falam do nosso Pai de maneiras irreverentes.
Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna.
Paulo diz: “Pois até à Lei havia pecado no mundo; o pecado, porém, não é levado em conta quando não existe lei” (Rm 5,13,14). A referência à Lei que emana de Deus, por Paulo, enseja interpretações, sempre em direção a um 'estado social', pecaminoso.
Não respondas ao louco segundo a sua loucura, para que não te faças semelhante a ele. Responde ao louco segundo a sua loucura, para que ele não seja sábio aos seus olhos. Os pés decepa, e o dano bebe quem envia mensageiros por intermédio dum tolo.
No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.
Provérbios 14:9 diz: "Os tolos zombam da expiação pelo pecado, mas a boa vontade é encontrada entre os retos." Este versículo destaca que zombar está frequentemente associado à tolice e a um coração endurecido.
Na contumélia, com efeito, o mal de outrem é pelo menos tomado a sério, enquanto que o zombador o leva em brincadeira. Dá mostras de maior desprezo e de maior desonra. Sob este aspecto, a zombaria será pecado grave; e tanto mais grave quanto a pessoa de quem se zomba tem direito a maior respeito.