A diversidade humana ou social significa infinidade de diferenças entre as pessoas ou grupos que compõem a vida em comunidade. Há pessoas que falam e se comportam de formas diferentes, aprendem em ritmo diferente, não acreditam nas mesmas coisas, não têm opiniões parecidas, nem compartilham os mesmos sonhos.
É possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.
Diversidade refere-se à presença de uma variedade de características, como raça, gênero, idade, orientação sexual, origem étnica e habilidades, dentro de um grupo ou organização. É sobre a representação de diferentes identidades e perspectivas.
DIVERSIDADE CULTURAL (DIVERSIDADES REGIONAIS/COSTUMES) - NORMAL É SER DIFERENTE [EDUCAÇÃO INFANTIL]
O que falar sobre a diversidade?
Falar sobre diversidade é falar sobre todos nós, pois é exatamente disso que somos feitos, das nossas diferenças. A diversidade é vital e enriquecedora para qualquer sociedade. Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa estar em contato com pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas.
Os 5 principais grupos de diversidade nas empresas
Idade. Também chamada de diversidade etária ou geracional, implica em construir times com representantes de diferentes gerações, aproveitando a visão de mundo e experiência profissional de cada pessoa. ...
O termo diversidade cultural indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.
A diversidade está em nosso cotidiano em todos os espaços. Isso significa vivenciar tradições, aprender novas habilidades, ter uma visão mais ampla e menos egoísta de nós mesmos para edificação de uma sociedade mais justa.
Diversidade é a capacidade de reconhecer, aceitar e valorizar as diferenças entre as pessoas, seja em termos de raça, gênero, idade, orientação sexual, habilidade, religião ou qualquer outra característica que possa diferenciar um indivíduo de outro.
Diversidade em língua, religião, costumes e tradições
Essa mesma diversidade pode ser observada quando analisamos religiões, costumes e tradições; elementos que influenciam e são influenciados pela maneira como vivemos e como a nossa sociedade foi formada.
Relacionada a pluralidade, a diversidade é um conceito que fala sobre as características que diferenciam uma pessoa da outra, sejam elas físicas, culturais ou comportamentais.
Diverso é todo ser humano que por suas características - físicas ou não - se apresenta como diferente do modelo padrão. O modelo padrão é "escolhido" pela sociedade e se apresenta de forma diferente em culturas diferentes, cada cultura tem seu modelo padrão que se perpetua no tempo por meio de paradigmas.
Qual a importância da diversidade e inclusão? É importante que a diversidade e inclusão seja trabalhada na sociedade, nas escolas, nos locais de trabalho etc, pois é ela que abre espaço para novas ideias, novas percepções de mundo, gerando soluções criativas e inovadoras.
O Brasil é um país de contrastes, ao mesmo tempo rico e pobre, rural e urbano, liberal e conservador. Sua diversidade pode ser observada no clima, na natureza, na geografia, na população, na música, na religião, e em muitos outros aspectos. A cultura brasileira recebeu contribuições dos europeus, africanos e asiáticos.
O que é diversidade social? Diversidade social é o encontro de pessoas de diferentes lugares e com experiências de vida diversas. Inclui variadas etnias, religiões, culturas, idiomas, identidade e gênero, classe social, níveis de educação, ritmo de aprendizagem, pontos de vista e habilidades únicas.
A Diversidade inclui todas as formas pelas quais as pessoas diferem e abrange todas as diversas características que tornam um indivíduo ou grupo diferente de outro. É abrangente e reconhece todos e todos os grupos como parte da diversidade que deve ser valorizada.
É importante explicar para eles o que é diversidade, mostrando que as diferenças existem, mas que não tornam uma pessoa melhor ou pior que a outra. Um primeiro exercício é a observação da natureza, como ir a um parque com a galerinha, apresentando as diferentes cores, formas e tamanhos.
Diversidade é a pluralidade de pessoas em relação à sua cultura, crenças, biologia, entre outros. Já a inclusão se trata de criar um ambiente para que sejam acolhidas todas as diversidades. Os dois conceitos são diferentes mas são complementares, sendo ambos fundamentais nas empresas.
A diversidade é importante porque promove a inclusão, estimula a inovação e criatividade, fortalece as relações interpessoais, contribui para a igualdade de oportunidades, enriquece a troca de ideias e perspectivas, e cria ambientes mais justos, equitativos e respeitosos para todas as pessoas.
Em nossa sociedade, a palavra “diversidade” refere-se às incontáveis diferenças encontradas em características humanas físicas, psicológicas, religiosas, culturais, sociais, entre outras.