3Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. 4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste para fazer. 5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Com João 17:14–16 aprendemos que, como discípulos de Jesus Cristo, podemos estar no mundo, mas não ser do mundo. Anote esse princípio na margem de suas escrituras. Em sua opinião, o que significa estar no mundo, mas não ser do mundo? “Na Igreja, ouvimos frequentemente a máxima: 'Estar no mundo sem ser do mundo'.
Uma das verdades que o Salvador enfatizou ao ensinar Nicodemos sobre Sua Expiação (ver João 3:14–17) é que o Pai Celestial ama Seus filhos de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito para expiar por nós.
17 Quem, pois, tiver bens do mundo, e vir o seu irmão necessitado e lhe fechar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? 18 Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade.
Importância. João 3 marca um ponto crucial no ministério de Jesus, apresentando conceitos fundamentais como o novo nascimento e a fé em Cristo para a vida eterna. O diálogo com Nicodemos destaca a necessidade espiritual da humanidade e a oferta de salvação através de Jesus.
Jesus diz a Nicodemos que os homens devem nascer de novo — Deus amou o mundo de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito para salvar os homens — João Batista testifica que aquele que crê no Filho tem a vida eterna.
Um dos princípios que aprendemos com os ensinamentos do Salvador a Nicodemos é que devemos nascer da água e do Espírito para entrar no reino de Deus. Enquanto os alunos debatem as perguntas a seguir, certifique-se de que entendam que devemos ser batizados e confirmados para nascer de novo da água e do Espírito.
― Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele.
A primeira parte do discurso é endereçada aos discípulos e a final, ao Pai, quando Jesus se volta para o céu e ora. A Oração Sacerdotal de Jesus foi proferida após a Última Ceia, antes da agonia experimentada por Jesus no Getsêmani.
Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.
João 17: “A Vida Eterna É Esta” Quem somos? Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias formam uma comunidade diversificada de pessoas em todo o mundo que têm fé em Deus e em Seu Filho, Jesus Cristo. Nossa história Quando Jesus estava na Terra, Ele organizou Sua Igreja.
Como Jesus considerava a Bíblia? Conforme lemos no capítulo 17, versículo 17 do livro João: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." João 17.17 A verdade é o que lemos na Palavra de Deus. Só a verdade. Jesus disse um dia aos seus discípulos que eles deveriam aprender a verdade, que a verdade os libertaria.
Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”. Depois, Jesus disse a Seus discípulos que orassem ao Pai em Seu nome.
Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho Unigênito, não para nos condenar, mas para nos salvar. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Jesus demonstrou que todos os homens precisam do novo nascimento, ou seja, é imprescindível o novo nascimento para se ter acesso ao Reino de Deus. Com Jesus, aprendemos que o significado mais profundo que podemos dar a nossa vida é vivê-la como Ele mesmo viveu: em total doação a Deus e ao próximo.
O que está escrito em João capítulo 3 versículo 3?
3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
1Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu, a ponto de sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso, o mundo não nos conhece, porque não o conheceu. 2Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser.
O objetivo da carta é encorajar e fortalecer Gaio e advertí-lo contra Diótrefes, que se recusava a cooperar com o autor da carta. A literatura da igreja dos primeiros séculos não menciona esta epístola, sendo que a primeira referência que aparece apenas em meados do século III.
Com este fundamento podemos aplicar esta informação a conjunção “e” em João 3:5 “Quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” A tradução pode ser “Quem não nascer da água, a saber/isto é do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” Justamente isto é a obra do Espírito Santo.