João 2:1-11 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Durante a festa, o vinho acabou, e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. “Mulher, isso não me diz respeito”, respondeu Jesus. “Minha hora ainda não chegou.” Sua mãe, porém, disse aos empregados: “Façam tudo que ele mandar”.
Jesus é informado por meio dela, pedindo discretamente que intervenha. A resposta de Jesus parece ser negativa, uma vez que lhe assegura não ter chegado ainda a "hora" de se manifestar, publicamente, como Messias. Sem abrir mão de seu intento, ela orienta os empregados a seguirem as instruções de Jesus.
Jesus transformou água em vinho em uma festa de casamento, o primeiro milagre registrado que Ele realizou durante Seu ministério terreno. O objetivo desta lição é ajudá-lo a aumentar sua fé em Jesus Cristo ao estudar esse milagre e identificar verdades sobre o poder e o caráter do Salvador.
11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disso, desceram a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos, e ficaram ali não muitos dias.
O que está escrito em João capítulo 2 versículo 1?
1 No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali; 2 Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento. 3 Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho".
Melhor vinho | (Jo 2, 1-11) #637- Meditação da Palavra
O que quer dizer 2 João 1?
2 João 1. João relembra a Igreja do mandamento de amarmos uns aos outros. Ele adverte sobre os falsos mestres e enganadores dentro da Igreja e aconselha os membros da Igreja a não permitirem que eles permaneçam nas congregações.
Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galileia, achando-se ali a mãe de Jesus. Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho.
Qual foi o milagre de Jesus escrito no Evangelho de João capítulo 2?
Bodas de Caná da Galileia é uma perícopa (episódio) bíblica narrada exclusivamente no Evangelho de João (João 2:1–11). A transformação da água em vinho durante estas bodas é considerado como o primeiro dos milagres de Jesus.
Jesus nunca chamou Maria de mãe nem de senhora, mas de mulher, um tratamento inabitual, mas respeitoso. É provável que Jesus, embora existissem outros motivos, não quisesse chamar Maria de mãe para o povo não a considerar a mãe de Deus nem a idolatrar.
As talhas eram de pedra, como as tábuas da lei, e estão significando a Antiga Aliança. A lei de pedra é sem misericórdia, sem amor (vazias, sem água e nem vinho). A lei é a causadora da falta de amor (vinho). Essa consciência de pecado era consequência da infinidade de preceitos, impossíveis de serem cumpridos.
Sim, ele não só transformou a água em vinho, como em um vinho excelente. Quando ele transforma nossas vidas é para melhor. Sim amados, vamos deixar Jesus transformar nossas vidas. É incrível como ele tem este poder.
e lhe diz: Todo homem põe primeiro o bom vinho e, quando estão embriagados, {serve} o inferior. Tu conservaste o bom vinho até agora. Expressão idiomática com o sentido de “servir, oferecer aos convidados”.
Em suma, o Capítulo 2 do Evangelho de João nos ensina sobre a confiança na provisão divina, a importância da comunidade e do discipulado, e o chamado à santidade e à verdadeira adoração. Estas lições são fundamentais para uma vida cristã vibrante, enraizada na fé e ativa no amor e no testemunho do evangelho.
Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).
O milagre da transformação da água em vinho mostrou o poder de Jesus como Filho de Deus para que a festa ocorresse da forma melhor, em virtude também de sua mãe, Maria.
Maria teve pecados? A sã Doutrina da Igreja, desde os primórdios do Cristianismo, ensina que a Santíssima Virgem Maria foi concebida sem a mancha do pecado original e não teve nenhum pecado mortal ou venial.
Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e leva-las ao Filho. Ao mesmo tempo continua sempre a nos dizer: “Façam tudo o que meu Filho vos disser” (cf. Jo 2,5).
Porque Jesus disse a Maria que João era seu filho?
A expressão de Jesus: “Mulher, eis aí o teu filho”, permite a Maria intuir a nova relação materna que prolongaria e ampliaria a precedente. O seu “sim” a esse projeto constitui, portanto, um assentimento ao sacrifício de Cristo, que Ela aceita generosamente na adesão à vontade divina.
O vinho tinto representa o noivo e o branco a noiva. Quando realizado no início da cerimônia com os noivos e seus pais, representará a união de duas famílias. Mas, caso seja incluído somente no final da celebração simboliza a mistura de duas vidas em uma.
Porque Jesus disse que ainda não era chegada a sua hora?
Ainda não é chegada a minha hora”, Ele quis fazer uma repreensão a Nossa Senhora e, ao mesmo tempo, minimizar o seu papel na obra da salvação, ao mostrar que Ele é o único Senhor.
Hoje não é raro encontrar “da água para o vinho” empregado por aí para qualificar qualquer mudança radical, substancial, profunda, mas sem juízo de valor: “Depois da primeira hora de exibição, o filme, que até então era uma divertida comédia, muda da água para o vinho e vira uma tragédia perturbadora”.
No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento, junto com seus discípulos. Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: -"Eles não têm mais vinho!".
Quando e onde foi escrito? Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito o livro de 2 João. Se a noção tradicional de que João residiu por muito tempo em Éfeso for correta, é possível que ele tenha escrito essa epístola de lá, entre 70 e 100 d.C.
João 2:4. “Mulher, que tenho eu contigo?” “A resposta do Salvador à própria mãe, da forma como consta na Bíblia [em nossa língua], pode parecer ríspida, mas tanto o texto da Tradução de Joseph Smith como os originais gregos indicam que Ele respondeu de forma respeitosa.