Por que São Lucas é o padroeiro dos médicos? São Lucas é considerado o padroeiro dos médicos por causa da crença de que ele, autor do terceiro Evangelho do Novo Testamento e dos Atos dos Apóstolos, era um médico.
Ele dedica atenção particular aos pobres e às vítimas das injustiças, aos pecadores arrependidos, acolhidos pelo perdão e a misericórdia de Deus: ele narra a parábola do pobre Lázaro e o rico Epulão; fala do Filho Pródigo e do pai misericordioso, que o acolhe de braços abertos; descreve a ação da pecadora perdoada, que ...
A narrativa se inicia a partir da curiosidade do autor em levantar aspectos da vida de São Lucas, de início apenas referenciado como o padroeiro dos médicos e sugerido como nome de batismo a um sanatório que seria aberto em sociedade com outros médicos.
O Dia do Médico é celebrado na data em que se comemora o santo protetor destes profissionais, São Lucas. Parabéns a todos os médicos neste 18 de outubro! Confira o recado do professor da Faculdade de Medicina, José Gonzaga Teixeira, que faz um bonito relato sobre ser médico.
Meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que me livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para maior glória por toda a eternidade. Amém!"
Aprenda a oração de São Lucas, o padroeiro dos médicos
Qual o propósito de Lucas?
Lucas apresenta Jesus como o Filho de Deus, mas volta sua atenção especialmente para a humanidade d'Ele, com Sua compaixão para com os fracos, os aflitos e os marginalizados. De acordo com o prefácio do livro, o propósito de Lucas é relatar o início do cristianismo, enquanto procura o significado teológico da história.
Juranda, cidade de 7,7 mil habitantes a 107 quilômetros de Umuarama, é cenário de um fato que ganhou repercussão internacional: o milagre da cura do menino Lucas, que em 2013 caiu de uma altura de mais de seis metros, sofreu traumatismo craniano, foi desenganado pelos médicos porque o caso era gravíssimo, mas ...
São Camilo de Lellis (1550- 1614) é o santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde. Ficou célebre seu grito, junto aos profissionais da saúde de sua época (século XVI), que ainda hoje, não perdeu a atualidade "mais coração nas mãos, irmão".
São Lucas, você é o santo padroeiro dos médicos e cirurgiões. Por favor, reze por mim e por todos os envolvidos em minha cirurgia ou recuperação. Me ajude a confiar em Jesus.
Um antigo documento que São Jerônimo traduziu informava que São Lucas foi martirizado em Patras, Grécia, por causa de sua pregação do Evangelho. Deu a vida por causa de Jesus Cristo. Foi Mártir. Derramou seu sangue por causa do Evangelho que ele imortalizou em seus escritos.
Para homenagear todos esse profissionais, foi escolhido o dia 18 de outubro. No calendário religioso, esse dia é o dia de São Lucas, que é o santo padroeiro da medicina.
A escolha do dia 18 de Outubro para homenagear os médicos no Brasil tem origem cristã. Nessa data a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.
Dia 18 deste mês celebramos São Lucas evangelista e autor do livro Atos dos Apóstolos. Segundo a tradição ele era médico e, por isso, padroeiro dos profissionais da medicina.
Lucas é um nome masculino de origem grega que significa "luminoso" ou "aquele que ilumina". É um nome de grande importância histórica e cultural, presente em diversas civilizações ao longo dos séculos.
Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.
Rio - São Rafael Arcanjo é conhecido como “Senhor da Cura” e foi o único, de acordo com a Bíblia, a assumir forma humana. É protetor dos médicos, farmacêuticos, das enfermeiras, dos viajantes e dos jovens e conduz a humanidade curando as doenças físicas e espirituais.
Nossa Senhora de Lourdes é a santa cujo dia é comemorado neste 11 de fevereiro. Padroeira dos enfermos e doentes, Nossa Senhora de Lourdes é venerada desde meados do século XIX. A devoção a ela surgiu na França em uma cidade chamada Lourdes, atualmente, um grande ponto de peregrinação.
Conhecida por ser a santa das curas milagrosas, Nossa Senhora de Lourdes é celebrada pela Igreja Católica no dia 11 de fevereiro, dia em que ocorreu a sua primeira aparição, em 1858, na cidade de Lourdes, na França. A santa é rogada pelas pessoas que sofrem de males do corpo e da alma e, assim, necessitam de uma cura.
São Peregrino Laziosi, ou de Forlì, sua cidade natal (1260-1345) é o santo padroeiro das pessoas que sofrem de câncer. Era membro da Ordem dos Servos de Maria (servitas).
Lucas nasceu na Antioquia, Síria. Era médico e pintor, muito culto, e foi convertido e batizado por São Paulo. No ano 43, já viajava ao lado do apóstolo, sendo considerado seu filho espiritual. Escreveu o seu Evangelho em grego puro, quando São Paulo quis pregar a Boa-Nova aos povos que falavam aquele idioma.
São Lucas Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã, era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo até a confissão (martírio) deste. Serviu irrepreensivelmente ao Senhor, jamais tomou mulher nem teve filhos.