Os consumidores, como o próprio nome indica, são seres vivos que se alimentam de outros seres vivos para conseguirem a energia e os nutrientes necessários para sua sobrevivência. Organismos consumidores são, portanto, heterotróficos.
Os consumidores são organismos que se alimentam de outros organismos, como fazem todos os animais. Aqueles que se alimentam de produtores são chamados consumidores primários, como é o caso dos herbívoros, cujo alimento são as plantas.
Produtores: Organismos capazes de produzir seu alimento, ou seja, seres autotróficos. Eles são sempre encontrados no início da cadeia trófica e, normalmente, são representados por organismos fotossintetizantes, como as plantas e as algas.
Os consumidores são classificados como primários quando se alimentam dos produtores; de secundários quando se alimentam dos primários; de terciários quando se alimentam dos secundários e assim sucessivamente.
Existem 5 perfis principais de consumidores brasileiros: o iniciador, o influenciador, o decisor, o comprador e o usuário. Conhecer a diferença entre eles é fundamental para identificar os tipos e criar bons planos de ação.
Ora, os decompositores são microrganismos, bactérias e fungos que, juntamente com pequenos animais, como as minhocas, o minhocuçu e os gôngolos, formam um batalhão de bichinhos que vivem no solo e são responsáveis pelo trabalho de reciclagem de detritos e de resíduos depositados em sua superfície.
O consumidor terciário é aquele que se alimenta do secundário, como é o caso da cobra alimentando-se do sapo. Se no exemplo algum organismo estivesse alimentando-se do consumidor terciário, esse seria chamado de consumidor quartenário, e assim sucessivamente.
Como dito anteriormente, consumidores secundários são seres que se alimentam de consumidores primários, como vacas e ovelhas. Assim, pode-se concluir que onças, leões, cobras, corujas, raposas e todos os outros animais carnívoros, são classificados como consumidores secundários em uma cadeia alimentar.
Como dito anteriormente, consumidores primários são seres que se alimentam de organismos produtores, como algas e plantas. Assim, pode-se concluir que vacas, cavalos, girafas, ovelhas, esquilos e todos os outros animais herbívoros, são classificados como consumidores primários em uma cadeia alimentar.
Todos os consumidores que se alimentam de seres produtores são considerados consumidores primários ou de primeira ordem (herbívoros). Os consumidores que se alimentam dos que constituem a primeira ordem são denominados de consumidores secundários ou de segunda ordem (carnívoros que se alimentam de herbívoros).
Produtores: são os organismos que conseguem produzir moléculas orgânicas a partir de processos como a fotossíntese e a quimiossíntese. Esses organismos são também conhecidos como autotróficos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia.
Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).
Entre os organismos consumidores estão os seres decompositores, onívoros, carnívoros e herbívoros. Sendo assim, os humanos fazem parte do grupo de seres consumidores. Os organismos consumidores estão classificados de três maneiras: consumidores primários, secundários e terciários.
Quem é o consumidor primário secundário e terciário?
Os consumidores primários são aqueles que se alimentam dos produtores, constituindo o segundo nível trófico. Já os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; os terciários consomem os secundários e assim por diante.
Em uma cadeia alimentar, cada organismo ocupa um nível trófico diferente, definido pela quantidade de energia que transfere e o separa da entrada básica da cadeia. Teias alimentares consistem em muitas cadeias alimentares interligadas e são uma representação mais realista das relações de consumo nos ecossistemas.
Os animais detritívoros são animais que se alimentam de detritos, isto é de restos orgânicos (de origem animal ou vegetal), contribuindo ativamente para remoção e eliminação de matéria orgânica deixada na natureza por outros organismos.
Os seres decompositores nutrem-se dos restos de seres vivos, tais como plantas e animais, e liberam na natureza sais minerais e outros nutrientes. Esses nutrientes são então utilizados pelos organismos produtores, como as plantas, sendo, portanto, reaproveitados.
Os organismos considerados consumidores primários são aqueles que se alimentam de produtores, os consumidores secundários são aqueles que se alimentam dos primários; e os terciários alimentam-se dos secundários e assim sucessivamente.