O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
SÓ TU ÉS SANTO / UMA COISA / DEIXA QUEIMAR / QUANDO ELE VEM | MORADA (AO VIVO)
Estou SA ou são?
A expressão "são e salvo" significa que a pessoa, animal ou qualquer outro ser está em plena saúde e em segurança. O vocábulo "são" significa algo que tem saúde, íntegro, que está saudável. Já "salvo", nesse contexto, diz respeito ao ser que não corre perigo. A palavra "sã" é o feminino de "são".
Assim, diz-se "sanar um problema" e não "sanear um problema" e diz-se "sanear uma instituição" e não "sanar a instituição". As diferenças de utilização entre "sanar" e "sanear" na linguagem jurídica são meras projecções do que ficou escrito no parágrafo anterior.
1 Tornar são; curar, sarar: A benzedeira pretendia sanar o doente. 2 Reparar erro, engano, mal-entendidos etc.; remediar: O gerente do banco sanou o equívoco cometido por um caixa.
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.
A regrinha que você precisa saber é: todas as vezes em que o nome do Santo começa com VOGAL ou H, você usa “SANTO”. Agora, se iniciar com CONSOANTE usa “SÃO”.
"Trezentos gramas de carne é (ou são) o suficiente para esse prato"? A resposta é "Trezentos gramas de carne é o suficiente", porque o verbo ser ficará no singular, quando o predicativo for uma expressão como "muito, pouco, o bastante, o suficiente, uma fortuna, uma miséria, demais...".
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Pretensiosas, não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular: Dois mil reais é muito.