O São Paulo conquistou o título mundial de 1992 - com uma vitória de virada por 2 a 1 diante do poderoso Barcelona, da Espanha - baseado em um projeto. Naquela época, o Tricolor tinha a tradição formar e segurar os jogadores do base e apostar apenas em contratações pontuais, com muito critério.
O Tricolor foi a campo com a seguinte escalação: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldão e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Muller e Palhinha (Juninho). A final foi jogada em Tóquio, no Estádio Nacional, diante de mais de 52 mil pessoas. Os Rossoneros foram os vice-campeões da Uefa Champions League 1992/93.
Mundial Interclubes 1992 - São Paulo 2x1 Barcelona
São Paulo foi campeão mundial em 93?
Tricolor foi campeão do torneio pela segunda vez em 1993, após bater o Milan. O dia 12 de dezembro é sempre especial para o torcedor do São Paulo. Há 30 anos, o clube conquistava o Mundial de Clubes pela segunda vez em sua história, no Estádio Nacional de Tóquio, no Japão, após bater o poderoso Milan, da Itália.
De acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, quem organizou o campeonato, ninguém foi rebaixado. O regulamento já estava previsto antes do torneio se iniciar, e, assim como foi em 1989, não havia rebaixamento para nenhum dos participantes.
A Taça Libertadores da América de 1992 foi a 33. ª edição do torneio, vencida pela primeira vez pelo São Paulo. O time brasileiro sagrou-se campeão após derrotar os argentinos do Newell's Old Boys. Na partida de ida, vitória argentina por 1 a 0.
Há 33 anos, São Paulo e Bragantino disputavam a partida de ida da final do Campeonato Brasileiro, no Estádio do Morumbi. No dia 5 de junho de 1991, o Tricolor Paulista saiu em vantagem na briga pelo título ao vencer o Massa Bruta pelo placar de 1 a 0, com gol de Mário Tilico.
sim, a FIFA reconhece as conquistas de Flamengo, São Paulo, Santos e Grêmio na antiga copa intercontinental. como título dos mundiais. então pra você que fala que copa Toyota é carro, acabou, a FIFA reconhece como mundial.
A partir de agora, o São Paulo é o clube brasileiro com mais títulos mundiais reconhecidos pela Fifa. São três: 1992, 1993 e 2005. Santos (1962 e 1963) empatou com o Corinthians (2000 e 2012).
A partir de 1990 até o início de 1996, comandou o São Paulo, conquistando duas vezes a Taça Libertadores da América e a Copa Intercontinental. É considerado o maior treinador são-paulino em todos os tempos e um dos ídolos do clube, sendo apelidado pela torcida com a alcunha de "Mestre Telê".
Dessa forma, o ex-meia Raí - ídolo e ícone do São Paulo bicampeão do mundo em 1992/93 - definiu como seria um eventual duelo daquele forte time tricolor contra a atual equipe catalã, considerada por muitos como uma das melhores da história do futebol.
De um lado, Zetti, Cafu, Toninho Cerezo e Müller; do outro, Franco Baresi, Costacurta, Paolo Maldini e Daniele Massaro. Campeão mundial no ano anterior, o Tricolor Paulista defendia o título e contava com a simpatia da torcida japonesa.
No Campeonato Paulista de 1990, o São Paulo foi mal. Terminou na 15ª colocação em um torneio com 24 equipes. Uma anormalidade nunca vista e jamais repetida.
Na final, o São Paulo atropelou o Barcelona numa vitória por 4 a 1. Assim como em Tóquio, o time de Telê Santana saiu atrás e virou. Muller, Maurício e Raí, duas vezes, fizeram os gols tricolores, que ficaram com o troféu Teresa Herrera.
São Paulo já caiu para segunda divisão do paulista?
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.