Além disso, em janeiro de 2021, a FPF fez um jogo de perguntas e respostas nas redes sociais e confirmou que o São Paulo não caiu. Mentira [que o São Paulo caiu]. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial - FPF, nas redes sociais.
São Paulo já foi rebaixado no Campeonato Paulista?
Em postagem de 2021, nos Stories do Instagram, a conta oficial da Federação Paulista fez questão de reiterar a afirmação de que o São Paulo não caiu no Paulistão. O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), responsável pela parte legal do torneio, também compartilha do mesmo veredicto: a não queda do time do Morumbi.
A primeira fase do Campeonato Paulista chegou ao fim. Palmeiras, Santos, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Inter de Limeira, Ponte Preta, São Paulo e Novorizontino avançaram para o mata-mata. Ituano e Santo André foram rebaixados.
Conheça o novo Disney+. Agora, 10 dos 12 gigantes já foram rebaixados para a Série B. Os únicos que nunca caíram para a segunda divisão até hoje são Flamengo e São Paulo.
O SÃO PAULO JÁ FOI REBAIXADO? Flavio Prado e Mauro Beting BATEM BOCA!
São Paulo foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990?
Paulistão 1990
Com a presença de 24 equipes no certame, o Estadual daquele ano foi dividido em dois grupos que representavam como a elite (Grupo 1) e a divisão secundária (Grupo 2). O São Paulo disputou a elite e terminou no 8ª lugar, sendo relegado à repescagem.
Flamengo e São Paulo são os únicos dois remanescentes entre os 12 grandes times do Brasil que nunca jogaram a Série B. Antes do Santos, o Cruzeiro tinha sido o último clube deste seleto grupo a ter o rebaixamento inédito. Foi em 2019. E demorou para subir, apenas em 2022.
À medida que o Campeonato Paulista 2024 se aproxima do fim da primeira fase, em que apenas os dois melhores de cada grupo avançam para o mata-mata, algumas equipes fazem as contas contra o rebaixamento, que leva em consideração a classificação geral entre os 12 times.
Vale lembrar que, de acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, os dois últimos times colocados na classificação geral são automaticamente rebaixados para a Série A2 do ano seguinte. Três dos times considerados grandes do futebol paulista ocupam o top 3 da classificação geral: Santos, São Paulo e Palmeiras.
Quantas vezes Palmeiras foi rebaixado no Paulista?
Das quatro equipes de São Paulo, o atual campeão Palmeiras é o que mais vezes foi rebaixado. O Alviverde amargou a ''segundona'' em duas ocasiões: 2002 e 2012. Agora, o Santos igualou o rival Corinthians, ambos rebaixados uma vez. O Timão em 2007 e o Peixe em 2023.
Em 1996, foi renomeada para "Série B1-B", e em 2000 para "Série B2". Em 2005, foi unificada à Série B1. No ano de 2020, a FPF anunciou a volta da competição, com ela sendo disputada a partir de 2021; porém, foi abortada devido à pandemia de COVID-19.
Em 1990, Bragantino e Novorizontino disputaram a famosa "final caipira" do estadual mais rico do Brasil. Com dois empates por 1 a 1, o time de Bragança Paulista levou a melhor e ficou com o título, o terceiro da carreira de Vanderlei Luxemburgo, que bateu o "rival" Nelsinho Baptista, treinador do vice-campeão.
Quantas vezes o time do Corinthians foi rebaixado?
Há 16 anos, o Corinthians viveu seu primeiro e único rebaixamento na história, em 2007. Na ocasião, o clube concluiu a competição com dez vitórias, 14 empates e 14 derrotas, que o levou a ocupar a 17ª colocação, com um ponto atrás do Goiás, que se salvou da Série B na época.
O São Paulo foi eliminado (mais uma vez) nas quartas de final do Campeonato Paulista. Com a derrota nos pênaltis para o Novorizontino, o Tricolor caiu pela quinta vez na última década nesta fase do Paulistão. Campeão estadual pela última vez em 2021, o São Paulo não tem se dado tão bem assim na competição.
Foram conhecidos neste fim de semana os dois novos integrantes do Campeonato Paulista Série A2. Grêmio Prudente e Votuporanguense subiram de divisão e, com isso, as 16 equipes da edição 2025 estão definidas. O CAV está de volta cinco anos depois da última participação na segunda divisão estadual.
São Paulo já foi rebaixado no Campeonato Paulista alguma vez?
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A. Em 2021 (edição de 2020), o Cuiabá subiu para a primeira divisão pela primeira vez em sua história.
Apenas Novorizontino, Santos e São Paulo jamais caíram de divisão em competições nacionais ou estaduais. O Tricolor do Morumbi, porém, até hoje convive com gozações de oponentes de que teria descido um patamar no Paulistão de 1990 – o regulamento daquela temporada, porém, não previa descensos.
Portanto, não houve rebaixamento na edição do Paulistão de 1990 e Eduardo José Farah, então presidente da Federação Paulista, ampliou o torneio de 1991 com mais quatro equipes visando uma reeleição no cargo.
Além de ser tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de hexa do Campeonato Brasileiro, o São Paulo Futebol Clube ostenta um feito que é celebrado até hoje pelos torcedores. Em 94 anos de história, o Tricolor jamais foi rebaixado.