Comemorado neste sábado, 29, o dia de São Pedro marca o encerramento das comemorações juninas. O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos agricultores.
São Pedro é reverenciado como um santo, sendo considerado o padroeiro dos pescadores e do papado. Além disso, é atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima.
“A missão de São Pedro é o primeiro entre os iguais, aquele que vai, em primeiro lugar, ser o fiel depositário da fé. Aquele que vai ajudar a igreja para que ela seja fiel a nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que vai ajudar a igreja, na unidade, a manifestar Cristo ao mundo.
"Em dado momento do evangelho de Mateus, Pedro pergunta a Jesus se é lícito pagar impostos, e o mestre afirma que sim. E pede para que Pedro pagasse seu imposto e o de Jesus também, com uma moeda que encontraria na boca de um peixe que pescaria. É um milagre, mas, se observa a importância do apóstolo.
Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, estava acostumado às dificuldades da vida de pescador.
Hoje queremos pedir: Santifica as nossas famílias, afasta de nós as preocupações desnecessárias, a desunião, a impaciência e o medo do futuro, o pessimismo, a tristeza, o vazio interior. Olha para os enfermos em casa, nos hospitais, nos abrigos, como foste solícito com tua sogra ao levar Jesus para curá-la.
Veja na integra tudo sobre essa notícia. Hoje é dia do Santo das causas difíceis, padroeiro dos pescadores, o primeiro papa da nossa amada igreja católica. São Pedro foi um dos responsáveis por por trazer o nome do nosso Senhor Jesus, ao nosso continente e é considerado o guardião do céu.
As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'.
Pedro se manteve sempre perto de Jesus. Dono de uma personalidade forte, ele mostra uma grande fidelidade, firmeza na fé e amor para com o Mestre, cheio de zelo e entusiasmo, embora muitas vezes se deixe influenciar por fatores externos e se mostre fraco diante das dificuldades.
Uma das representações mais conhecidas de São Pedro é vê-lo segurando uma chave nas mãos. Essa imagem simboliza o poder e a autoridade que foram concedidos a ele por Jesus Cristo.
São Pedro é, ao lado de Santo Antônio e São João, um dos três santos cultuados durantes as festas juninas do Brasil. Sobretudo no Nordeste, o santo é venerado pela crença de que cabe a ele o controle das chuvas, já que foram confiadas a Pedro “as chaves dos céus”.
São Pedro é geralmente representado de traços vincados, de cabelo frisado ou parcialmente calvo, barba curta, vestindo túnica azul e manto amarelo. A cor amarela alude ao ouro e confirma a sua importância, mas também é a cor da traição, lembrando a que cometeu ao negar Cristo três vezes, antes do cantar do galo.
No Conexão Baião de sábado, 29, dia de São Pedro, o pároco da Igreja Matriz da Paróquia de São Pedro o porquê desse santo ser considerado padroeiro das viúvas. Segundo ele, acreditasse que essa associação pode se dar ao fato dele ser viúvo. Por lá, duas viúvas também contam suas histórias de devoção com o santo.
São Pedro é reconhecido como o padroeiro dos pescadores e por isso, os pescadores de todo o Brasil comemoram o dia 29 de junho com festas e procissões marítimas. Na cidade de João Pessoa, durante a procissão ao santo, os barcos se enfeitam para manter a tradição dos povos antigos, e dos caiçaras que herdaram a devoção.
Assim que ele realizar seu desejo, queime a folha e, em agradecimento a São Pedro, acenda uma vela branca na casa nova ou na casa que acabou de vender.
3. Oração a São Pedro para alcançar uma graça. Ó glorioso São Pedro, por causa de sua vibrante e generosa fé. Sincera humildade e flamejante amor, Nosso Senhor o honrou com o singular privilégio e, em especial, a liderança de toda a Sua Igreja.
Ao acordar às segundas-feiras, faça três vezes a oração de São Pedro abaixo em voz alta: "Glorioso apóstolo São Pedro, com suas sete chaves de ferro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda.
São Pedro é considerado o padroeiro dos pescadores porque, de acordo com a tradição cristã, ele era pescador antes de se tornar um dos apóstolos de Jesus Cristo.
O santo, considerado o porteiro do céu, foi escolhido por Jesus para ser o primeiro apóstolo e é considerado o primeiro Papa da Igreja Católica. Segundo a crença, o santo abre os caminhos tanto na Terra quanto no paraíso. Também é responsável por fazer chover.
Os negros escravizados, chegando em terras brasileiras utilizam a festa do dia de São Pedro, 29 de junho, como uma data para homenagear Airá, que aqui passa a ser uma qualidade de Xangô.