Qual o correto: eu que ou eu quem?
Sendo assim, dizer ou escrever “fui eu quem fiz”, “foste tu quem fizeste” e “fomos nós quem fizemos” está incorreto. Você pode também, se preferir, em vez de empregar o “fui eu quem fez”, optar pelo “fui eu que fiz”, trocando o pronome “quem” pelo pronome relativo “que” e fazendo a concordância adequada com o verbo.Sou eu que faço ou sou eu quem faz?
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'.Sou eu quem estou ou sou eu que estou?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!Quando usar que ou quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.Edson & Hudson - Sou Eu [DVD Amor + Boteco 2019]
É você que ou quem?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.Sou eu quem responde ou respondo?
A concordância do verbo com este pronome se efetua, a princípio, na 3ª pessoa do singular: "Sou eu quem responde pelos meus atos." "Sou eu quem agradece por tudo."Quando usar eu quem?
Fui eu quem fez – No caso do sujeito ser o pronome relativo “quem”, o verbo fará concordância em terceira pessoa, já que trata-se de um pronome de terceira pessoa. Dessa forma, a frase “Fui eu quem fez” está correta, assim como as seguintes sentenças: a) Somos nós quem convidou você. b) Sou eu quem está com fome.É correto dizer quem sou eu?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.Sou eu que pago ou sou eu quem paga?
Quando o sujeito de um verbo for um pronome relativo "quem", o verbo concordará com o antecedente ou ficará na 3º pessoa do singular concordando com o sujeito quem. Sou eu quem paga (pago).Quem sou eu ou quem é o meu povo?
Mas quem sou eu, e quem é meu povo, para que pudéssemos te dar alguma coisa? Tudo que temos vem de ti, e demos apenas o que primeiro de ti recebemos!É correto falar "sou eu quem agradece"?
“De nada”, “não há de quê”… e “eu que agradeço”. Ou seria “eu quem agradeço”? A boa notícia é que as duas alternativas estão corretas . Na realidade, tanto o pronome “que” como o “quem”, nesses casos, atuam como partículas de realce, isto é, dão ênfase à expressão de quem está agradecido.Foi eu quem fiz ou foi eu quem fez?
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.Sou eu quem fala ou sou eu quem falo?
2) SE TIVERMOS O “QUEM”Não sou apenas eu quem fala isso! É importante destacar aqui que é abonada também a concordância com o elemento que precedo pronome “quem”, de modo a pôr em relevo o agente do processo verbal: Não sou apenas eu quem falo isso!
Sou eu quem primeiro sai está correto?
"Sou eu quem primeiro sai." - Correta, pois o verbo concorda com o sujeito "eu" que está no singular.Como se definir quem sou eu?
Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.Foi você que ou quem?
Dicas de português: Uso de "que" e "quem" As duas formas são possíveis. Quando se usa “que”, deve-se obrigatoriamente fazer o verbo seguinte concordar com o termo que antecede esse “que” (“Fomos nós que fizemos”, “Fui eu que fiz”, “Foste tu que fizeste”, “Foram os professores que disseram” etc.).Quando se usa quem?
1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira. Observe: Ela perdeu a melhor amiga.Como responder um OBG?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.Como responder sobre quem sou eu?
Entrevista de emprego: como responder “quem sou eu”?
- Faça autocrítica. Olhe para si, conheça seus pontos fortes e fracos. ...
- Aprimore o autoconhecimento. ...
- Conheça a empresa e o cargo. ...
- Adeque sua resposta às necessidades da vaga. ...
- Seja sincero. ...
- Treine a entrevista.
Não é eu ou não sou eu?
O correto é ''Não é eu'' ou ''Não sou eu''O correto é ''Não sou eu'', pois o verbo deve concordar com o sujeito em número e pessoa. Note que a forma verbal "sou" pertence à primeira pessoa (eu). Já a forma verbal "é" pertence à terceira pessoa (ele). Então, o correto é "Não sou eu" e "Não é ele".