Sou MEI e não tenho inscrição municipal?

Você pode consultar a inscrição municipal da sua MEI de duas maneiras:
  1. Consultando o alvará de funcionamento do seu negócio, quando disponível — neste documento, é possível encontrar a inscrição municipal da sua MEI;
  2. A partir do carnê do IPTU — aqui, o número da inscrição municipal aparece como “Cadastro do Imóvel”.
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Quem tem MEI precisa de inscrição municipal?

MEI também precisa de Inscrição Municipal? Mesmo as Microempresas Individuais precisam fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.
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Como saber meu número de inscrição municipal MEI?

Quando você precisar consultar o número da Inscrição Municipal do seu CNPJ MEI, poderá encontrá-lo de três formas: No alvará de funcionamento da empresa; No carnê do IPTU do seu negócio, onde o número aparece no campo “Cadastro do Imóvel”; No site da prefeitura.
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Como emitir Nota Fiscal sem ter Inscrição Municipal?

De forma geral, você pode seguir estes passos:
  1. Acessar o site da Prefeitura onde está sediado seu CNPJ;
  2. Buscar o portal do Empreendedor ou semelhante;
  3. Acessar sua conta com seu CNPJ;
  4. Buscar o campo de Emissão de Notas Fiscais;
  5. Preencher os campos de cliente, tipo e descrição de atividade e valor do serviço.
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O que fazer quando o MEI não tem inscrição estadual?

O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor. Para o envio de documentos, caso sejam feitas exigências pelo Posto Fiscal, os usuários podem entregá-los remotamente via SIPET.
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Inscrição Municipal do MEI, COMO DESCOBRIR?

É obrigatório o MEI ter inscrição estadual?

O MEI precisa ter Inscrição Estadual quando realiza alguma atividade de comércio, como abrir loja de roupas, eletrônicos, artigos de papelaria ou mesmo se pratica a venda online.
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Quanto tempo leva para o MEI ter inscrição estadual?

Inscrição estadual do ME

Esse registro é feito automaticamente após 72 horas de formalização no Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços - SINTEGRA, caso não seja gerado neste prazo é necessário ir até na Secretaria Estadual da Fazenda.
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Quando a empresa não tem inscrição municipal?

Sem a Inscrição Municipal, fica praticamente inviável que uma empresa esteja regular perante a prefeitura. Pois sem esse registro a empresa não consegue cumprir várias outras obrigações. Com os Microempreendedores Individuais (MEIs) não é diferente.
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Como fazer inscrição municipal para emitir nota fiscal MEI?

No caso do MEI a inscrição no CCM é realizada de forma automática em até 30 dias após o Cadastro do CNPJ por meio do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/), com o envio dos dados cadastrais pela Receita Federal Brasileira, aos quais serão inseridos na base de dados do CCM.
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Como emitir nota fiscal MEI sem ir na prefeitura?

Passo a passo de como emitir notas fiscais de serviço pelo Portal Nacional
  1. Acesse o Portal da NFS-e e faça login: Utilize seu CNPJ MEI e senha para acessar o sistema. ...
  2. Preencha seu CNPJ, seu CPF e sua data de nascimento e clique em Avançar;
  3. No campo “Título de Eleitor”, insira o número do seu título eleitoral.
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Sou MEI preciso de alvará da prefeitura?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.
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Quais documentos o MEI precisa levar na prefeitura?

  • Documentos para Abertura de Inscrição Municipal MEI. • Cópia documento de identificação pessoal com foto; ...
  • Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (MEI) ...
  • Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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Onde fica a inscrição estadual do MEI?

Você pode encontrar o número da Inscrição Estadual do MEI no site da Secretária da Fazenda do estado em que a empresa se encontra localizada através do número do CNPJ.
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Quem é MEI precisa de alvará de funcionamento?

A solicitação de dispensa de alvará está feita! O Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI constitui no único documento válido para fins de comprovação da constituição da empresa MEI bem como da sua condição de dispensa de obter alvarás e licenças de funcionamento.
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O que é o CCM no MEI?

Inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) de pessoa jurídica enquadrada como Microempreendedor Individual - MEI. Quem pode solicitar: O representante legal da pessoa jurídica.
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Para que serve a inscrição municipal?

Para que serve a Inscrição Municipal? A Inscrição Municipal serve para garantir a fiscalização do pagamento de tributos municipais, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). É ela que garante que um CNPJ está inscrito na Prefeitura, de forma que não possa sonegar os devidos impostos.
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Como emitir inscrição municipal MEI online?

A Inscrição ou Alteração de MEI - Microempreendedor Individual é disponibilizada pela internet : www.portaldoempreendedor.gov.br , para formalizar a Inscrição Municipal no site – www.vreredesim.sp.gov.br, para as atividades permitidas e de acordo com a Legislação vigente.
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Porque não consigo emitir nota fiscal eletrônica MEI?

Resumindo. Por que não estou conseguindo emitir nota fiscal eletrônica? O sistema de geração da nota fiscal eletrônica está fora do ar no dia 25 de setembro de 2023. Por esse motivo, usuários relatam a instabilidade para realizar serviços na plataforma.
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Como saber inscrição estadual e municipal MEI?

Veja como:
  1. acesse o site de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral;
  2. insira o CNPJ da empresa;
  3. clique em Consultar;
  4. pronto! Você terá seu comprovante com o número da Inscrição Estadual.
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Qual a inscrição municipal do MEI?

Sou MEI qual minha inscrição municipal? O número da inscrição municipal está no carnê do IPTU em “Cadastro do Imóvel”.
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Como saber se um CNPJ e isento de inscrição municipal?

Para descobrir se realmente uma empresa é isenta da inscrição, basta procurar pelo seu registro no site oficial, ou entrar em contato com a própria, para descobrir essa informação na hora de preencher esse campo na emissão de uma Nota Fiscal.
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Qual a diferença entre CNPJ e Inscrição municipal?

O CNPJ é um número com 14 dígitos que identifica a empresa perante a Receita Federal. Na prática, ele funciona como um RG do negócio. Para fazer a Inscrição Municipal, a empresa já precisa ter emitido o seu CNPJ, pois será necessário informar o número do cadastro.
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Como se cadastrar no MEI como prestador de serviço?

  1. a) Selecione o tema "Quero Ser"
  2. b) Acesse o card "Formaliza-se"
  3. c) Informe a Conta de acesso ao gov.br.
  4. d) Preencha o formulário de inscrição de MEI.
  5. e) Assinale as declarações.
  6. f) Finalize.
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Como colocar o nome fantasia no MEI?

Com objetivo de simplificar a coleta de dados do processo de inscrição e de alteração do MEI, o 'Nome Fantasia' foi descontinuado na base do CNPJ a partir de 15 de novembro de 2023. Se o MEI necessitar de incluir uma Marca ou Patente de seu negócio deverá procurar o INPI no site: https://www.gov.br/inpi/pt-br.
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Como consultar o MEI na Receita Federal?

1- Acesse o Portal do Empreendedor

O Portal do Empreendedor é onde você pode acessar diversos serviços para CNPJs, seja para abrir o seu ou para fazer consultas, alterações e regularizações. Pesquise por ele no seu navegador ou acesse neste link.
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