Uma pessoa de biotipo mesomorfo caracteriza-se pela estrutura física que tende a ser mais retangular ou quadrada. Também tende a ser magra, mas não exageradamente magra, pois possui facilidade para ganhar massa muscular — o que dá ao seu corpo uma aparência atlética.
Mesomorfos - São aqueles que possuem corpo magro e atlético, com menor gordura abdominal, mesmo sem trabalhar muito os músculos. Apresentam troncos mais largos, cintura e quadril mais estreitos.
Os mesomorfos podem não ter problemas para comer o que querem comer, pois podem perder peso facilmente. Por outro lado, eles podem ganhar peso com a mesma facilidade. Quem está tentando ficar em forma pode considerar essa característica uma desvantagem.
O biotipo mesomorfo também é um corpo magro, com facilidade para hipertrofia, mesmo sem muito exercício, e pouco acúmulo de gordura na região abdominal.
Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.
TUDO O QUE UM MESOMORFO PRECISA SABER ( dieta, calorias, cardio, treinos )
Qual é o biotipo mais raro?
O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.
Hoje já se sabe que a maioria das pessoas pode ter um biotipo híbrido, combinando dois ou três deles. Além disso, a genética é apenas um entre vários fatores que se combinam para resultar em uma composição corporal específica.
O Biotipo muitas vezes define a característica de uma pessoa, e o mesomorfo é considerado um dos melhores biotipos. Isso porque o Mesomorfo é conhecido como aquela pessoa que tem facilidade para ganhar massa muscular e perder gordura, tendo um corpo mais estético.
No entanto, como tudo na vida, ser um mesomorfo também pode ter suas desvantagens. Por exemplo, mesomorfos tendem a ganhar peso e massa muscular muito facilmente. Isso pode ser um problema se eles se tornarem complacentes com suas rotinas de alimentação e exercícios, achando que sempre podem confiar em sua genética.
Em geral, o tipo mesomorfo é muito mais raro na população. Algumas pesquisas apontam que apenas de 10% a 15% das pessoas se encaixam nesse tipo físico. Há um benefício na genética dos mesomorfos que torna o treinamento mais favorável e garante resultados visíveis em menos tempo.
Mesomorfos geralmente se beneficiam de uma ingestão adequada de proteínas. Fontes incluem carne magra, peixe, ovos, laticínios, leguminosas e proteínas vegetais. Carboidratos: Podem ser consumidos em quantidades moderadas, principalmente antes e depois do exercício para fornecer energia.
Mesomorfo. Já os mesomorfos têm o corpo magro e atlético, mesmo que não se exercitem com tanta frequência. Pessoas desse biotipo corporal têm o tronco mais largo, enquanto a cintura e o quadril são estreitos. Elas têm pouca gordura abdominal e tendem a ganhar massa muscular com facilidade.
Por exemplo, um dia de refeição para um mesomorfo pode começar com uma omelete de legumes no café da manhã, seguido de um lanche de iogurte grego e nozes. O almoço pode ser uma salada de quinoa e frango, enquanto o jantar pode consistir em peixe grelhado com legumes assados e batata doce.
Versatilidade: Mesomorfos têm a vantagem de poder alterar sua composição corporal com mais facilidade do que ectomorfos ou endomorfos. Isso significa que eles podem adaptar sua rotina de exercícios e dieta para atender a uma variedade de objetivos físicos.
São eles: ectomorfo, endomorfo e mesomorfo. Eles são classificados através de heranças genéticas e não podem ser alterados. Por isso, a interferência dessa característica nos resultados de treino e dieta é inevitável.
Quais os tipos de exercícios físicos são próprios para os mesomorfos?
Tênis, futebol, remo e triatlo são esportes que se encaixam perfeitamente neste grupo, lembra o especialista. Apesar das vantagens das pessoas mesomórficas, Marco diz ser recomendável não negligenciar a dieta porque os mesomorfos têm "uma tendência a acumular gordura, mas não ao nível do endomorfo".
Quantas calorias um mesomorfo tem que consumir por dia?
Não há pesquisas aprofundadas sobre as recomendações gerais de macronutrientes para mesomorfos ou qualquer outro biotipo corporal. Mas se você estiver interessado nessa abordagem alimentar, Bruno Rodrigo recomenda obter 40% de suas calorias do dia através de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gordura.
Pessoas mesomórficas são aquelas que possuem, naturalmente, um corpo mais definido, atlético e com o condicionamento físico elevado. Por isso, é comum atletas com esse biotipo participando de modalidades como fisioculturismo, que requer bastante trabalho corporal para eliminar gordura e ganhar massa magra.
O biotipo corporal é herdado pela genética, por isso, não pode ser alterado. Isso significa que você terá o mesmo tipo para o resto da vida. Porém, com cronograma alimentar e exercícios propostos por um profissional, é possível modificar algumas características físicas.
Quantas vezes na semana um mesomorfo deve treinar?
É recomendado, tanto para a saúde cardiovascular, quanto para prevenir o acúmulo de gordura, que o mesomorfo realize treinos aeróbicos, pelo menos 3 vezes por semana, de 15 a 30 minutos.