Sou obrigada a deixar meu filho conviver com a madrasta.?
DEPENDE! Esse tipo de proibição só é possível por determinação judicial, após realização de laudo de especialista afirmando que o convívio da atual cônjuge do genitor traz algum prejuízo à criança. Não sendo constatado prejuízo no convívio entre a madrasta/padrasto e o enteado, não há elementos para a proibição.O que fazer quando o filho não aceita a namorada do pai?
Tente conversar com empatia, ouvindo suas preocupações e compartilhando as suas também. Mostre a ela que seu amor por ela não mudou. Lembre-se de que relacionamentos familiares podem ser complexos, e a construção de confiança pode levar tempo.Sou obrigada a manter contato com o genitor?
Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada.Sou obrigada a deixar meu filho dormir na casa do pai.?
Dessa forma, mesmo que haja uma decisão judicial que regulamente as visitas, não há como obrigar o filho a ficar na casa do pai.POSSO IMPEDIR QUE A NOVA MULHER/NAMORADA DO PAI TENHA CONTATO COM O MEU FILHO?
O que faz um juiz tirar o filho de uma mãe?
Se houver evidências de que a mãe está negligenciando as necessidades básicas da criança, como alimentação adequada, cuidados médicos, higiene ou educação, ou se houver provas de abuso físico, emocional ou sexual, as autoridades podem intervir para proteger o bem-estar da criança, resultando na perda da guarda.É obrigatório o pai pegar o filho de 15 em 15 dias?
Não há uma obrigação legal de o pai pegar a criança de 15 em 15 dias.Pode bloquear genitor no WhatsApp?
Nesse contexto, o Whatsapp é uma das ferramentas utilizadas por muitos pais para decidirem em conjunto as questões sobre a vida dos filhos. No entanto, caso o pai esteja sendo controlador, agressivo ou promovendo ofensas e xingamentos, a mãe não só pode como DEVE bloquear o pai no Whatsapp.O que faz um pai perder o direito de ver o filho?
Como mencionado, casos que envolvam negligências, abusos, vícios e afins, podem fazer com que uma mãe perca a guarda de sua criança. Além deles, é possível citar: A falta de responsabilidade parental. Neste caso, a mãe não assume as responsabilidades parentais.Em que circunstâncias a mãe perde a guarda do filho?
Citando alguns exemplos de más condutas: o uso imoderado de bebidas alcoólicas, drogas, entorpecentes. Ambientes com abusos físicos, morais, sexuais contra a criança ou contra pessoas que moram na mesma casa que ela.Quando a filha acha que é namorada do pai?
É muito comum a menina pequena dizer que é "a namorada do papai". Ao perceber que o pai "pertence" à mãe, a menina se identifica com ela e quer ser igual a ela para conquistar o amor do pai. Que mais tarde se manifestará na procura de homens com características semelhantes às dele.Quem tem que buscar a criança no dia da visita?
Caso não haja definições judiciais sobre o assunto, é recomendável ao guardião exigir uma autorização por escrito do genitor visitante, caso ele precise enviar um terceiro para buscar a criança no dia da visitação.Quando o filho está com o pai, a mãe pode ligar?
Além disso, prejudica a realização de afeto nas relações com genitor e com o grupo familiar, constitui abuso moral contra a criança ou o adolescente e descumprimento dos deveres inerentes à autoridade parental ou decorrentes de tutela ou guarda.O que a lei fala sobre madrasta?
Padrastos e madrastas devem ser respeitados pelo vínculo afetivo e, se participam da criação dos enteados, seja pelo sustento ou pelo cuidado, devem participar das decisões sobre o bem estar desses, inclusive quanto à imposição de limites.Sou obrigada a falar com a madrasta?
Não! Apesar de ser considerada família extensiva e ter direito de convivência e dever de cuidado, a madrasta que não detém a guarda não tem poder de decisão. Portanto, assuntos relacionados a criança devem ser tratados entre os pais.Quais os deveres dos pais na guarda compartilhada?
Deriva do poder familiar os direitos e deveres dos pais com os filhos. Tendo os genitores o direito de conviver com seus filhos, acompanhá-los no seu crescimento e o dever de guardar, zelar, cuidar, proteger, proporcionar segurança, saúde, educação, independente se os pais estão juntos ou não.O que faz o conselho tutelar retirar a guarda da mãe?
Dentre as situações que podem resultar na perda da guarda, que é a sanção mais grave imposta aos pais que faltam com os seus deveres parentais, entre eles: de violência física, emocional ou sexual contra os filhos, negligência grave no cuidado e na proteção, uso abusivo de drogas ou álcool (que comprometa a capacidade ...O que pode proibir o pai de ver o filho?
PROIBIR DE VER O FILHO É CONSIDERADO ALIENAÇÃO PARENTALÉ isso o que diz Lei 12318/10, que trata da alienação parental, ou seja, toda a ação que dificulte a visita, o contato ou a convivência da criança ou adolescente com o pai.
De quem é a prioridade da guarda dos filhos?
O novo código estabelece igualdade entre a mãe e o pai na escolha da guarda. De acordo com a legislação civil atual, a mãe sempre tem preferência para ficar com os filhos, a menos que tenha sido a única responsável pela separação do casal.Sou obrigada a responder mensagens do genitor?
Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada. 📍Considerando que muitos relacionamentos não terminam de forma harmoniosa, é importante delimitar certos limites para que os conflitos do casal não prejudiquem a convivência dos pais com os filhos.Sou obrigada a levar meu filho para visitar o pai?
O que o Direito de Família estabelece com relação a essa recusa? Pois bem, mesmo que as visitas tenham sido determinadas por meio de uma decisão judicial que estipula os dias de visitação, o filho que não quer ficar com o pai ou a mãe não é obrigado a fazê-lo.Sou obrigada a atender ligações do pai do meu filho?
Se a guarda e as visitas já foram estabelecidas por um juíz que regulamentou a a convivência e não existe o combinado das chamadas de vídeo, então não, você não tem o dever de aceitar.Qual horário o pai tem que pegar o filho?
Pai ou mãe escolhe horário de visita aos filhos, decide STJ.O direito de regulamentar horário de visitas ao filho menor poderá ser do pai ou da mãe. Não existe uma hierarquia para decidir os horários e locais de visita em caso de pais separados. O entendimento é do Superior Tribunal de Justiça.