Sou obrigado a fazer treinamento fora do meu horário de trabalho?
curso fora do horário de trabalho, são devidas horas extras. A justiça do trabalho entende que quando o empregado. faz um curso. treinamento e não está na jornada dele, ele está a disposição da empresa, portanto é um trabalho extraordinário.O que diz a CLT sobre treinamento?
A legislação vigente estabelece que treinamentos obrigatórios ou essenciais para o desempenho da função do empregado fazem parte do tempo de serviço. Portanto, o tempo dedicado a esses treinamentos é considerado horas efetivas de trabalho e está sujeito à remuneração normal.Sou obrigada a ir no treinamento da empresa?
Quando o empregado recebe da empresa o mandamento de ir ao treinamento e não vai, pode ser enquadrado como insubordinado e ser punido por isso. É claro que sendo obrigação do empregador fornecer o treinamento o mesmo tem ser ministrado no horário de trabalho, ou como hora extra.Sou obrigada a trabalhar fora do meu expediente?
E isso se tornou ainda mais comum com a prevalência do teletrabalho. Contudo, salvo exceções previstas no contrato de trabalho, o funcionário não é obrigado a exceder seu horário e responder mensagens fora do seu expediente.Hora extra: reunião e treinamento fora do expediente #DeOlhoNoSeuDireitoEmpresa
Quando o funcionário pode se recusar a trabalhar?
"31.2.5.1 O trabalhador pode interromper suas atividades quando constatar uma situação de trabalho onde, a seu ver, por motivos razoáveis, envolva um risco grave e iminente para a sua vida ou saúde, informando imediatamente ao seu superior hierárquico.Sou obrigada a responder fora do horário de trabalho?
De acordo com a legislação brasileira, os funcionários não são obrigados a responder às mensagens fora do horário de expediente, a menos que isso esteja estabelecido em seu contrato de trabalho.Sou obrigado a fazer treinamento no dia da minha folga?
SOU OBRIGADO A IR EM TREINAMENTO NO MEU DIA DE FOLGA? O seu dia de folga deve ser respeitado, e os treinamentos aplicados em horário de expediente, entretanto, caso seja um treinamento realmente importante e você tenha que ir, esse dia precisa ser recompensado com outro dia de folga ou ser pago como hora extra.O que acontece se faltar no treinamento da empresa?
A falta de treinamento para a equipe pode tornar os colaboradores insatisfeitos por não estarem alinhados com as estratégias da empresa. Ou seja, quando eles recebem um feedback de que precisam melhorar em algo, é dever da empresa ajudá-los e não apenas julgá-los.É obrigatório pagar dias de treinamento?
INTEGRAÇÃO AO CONTRATO DE TRABALHO. O período de treinamento integra, para todos os efeitos legais, o contrato de trabalho, uma vez que o trabalhador, ao despreender sua força laboral, está à disposição do seu empregador, devendo ser remunerado para tanto com o mesmo salário do contrato de trabalho.É obrigatório pagar o dia de teste?
Sim. O dia deve ser pago, mesmo que seja um teste, você trabalhou. Com essa "política" aí, ele pode funcionar o ano inteiro sem pagar salário aos funcionários, só fazendo esses testes.Sou obrigado a treinar funcionários?
Não há determinações em normas para que um empregado seja obrigado a treinar outro, passando tudo o que aprendeu, pois legislação é omissa neste sentido. Caso o empregador deseje criar essa regra, poderá incluir no Regulamento interno ou no contrato de trabalho, ou mesmo, solicitar individualmente ao empregado.Pode fazer treinamento no domingo?
A CLT permite a realização de treinamentos fora do horário de trabalho, desde que seja acordado entre o empregador e o empregado. Essa flexibilidade pode ser uma vantagem tanto para a empresa quanto para o colaborador, pois evita interferências nas atividades diárias.Pode ser mandado embora no treinamento?
A lei permite demitir no período de experiência? O empregador pode, sim, demitir durante o período de experiência. Ou seja, o colaborador pode ser desligado antes do término dos 90 dias.Sou obrigado a ir em reunião fora do meu horário de trabalho?
Se a reunião for facultativa, o empregado pode escolher se participa ou não. Se não participar, não deve sofrer represálias; se participar, como foi uma escolha própria, a empresa não é obrigada a compensá-lo pelo tempo despendido.Pode fazer treinamento sem receber?
não existe treinamento não-remunerado, uma vez prestados serviços, paga-se o tempo trabalhado mesmo que sejam 2 dias.Sou obrigado a participar de treinamento fora do meu horário de trabalho?
Pois bem, se a empresa impor o treinamento ou curso como obrigatório este deve ser feito dentro da jornada de trabalho normal, já que caso seja realizado fora do horário de expediente deverá ser pago como horas extras, já que constitui tempo à disposição do empregador, na forma do art. 4º da CLT.Sou obrigado a participar dos treinamentos da empresa?
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os cursos que ocorrem fora do expediente de trabalho requerem o consentimento do empregado. Isso significa que o trabalhador deve concordar explicitamente. Caso o trabalhador aceite a participação, a empresa não é obrigada a pagar horas extras.Quais são os treinamentos obrigatórios?
Treinamentos obrigatórios específicos
- NR6 – EPI: treinamento para orientar o uso adequado de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em profissões de risco.
- NR10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade: treinamento para evitar choques elétricos.