Sou obrigada a pagar o couvert?

A cobrança do Couvert Artístico não é obrigatória para o cliente. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o pagamento do couvert artístico é opcional, ou seja, o cliente tem o direito de escolher se deseja ou não pagar a taxa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em smg.abrasel.com.br

Pode-se recusar a pagar couvert?

6º, III do CDC, de maneira clara e ostensiva, preferencialmente na entrada no estabelecimento, sobre a cobrança do couvert, bem como do seu valor. Do contrário, o consumidor não será obrigado a pagar por esse serviço, conforme dispõe o parágrafo único do art. 39 do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpce.mp.br

É obrigado a pagar os 10%?

O que muitas pessoas não sabem precisar é se tal cobrança é obrigatória e quais os seus limites. O pagamento da taxa de 10% sobre o valor da conta NÃO É OBRIGATÓRIO! › A Lei nº 13.419 (Lei das Gorjetas) define essa taxa como um ato espontâneo, por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpce.mp.br

Pode cobrar 10% do couvert?

Com efeito, destaque-se desde logo que não há em nosso ordenamento jurídico nenhuma legislação que legitime a cobrança da “taxa de 10%” e do couvert artístico, de modo que qualquer atitude de “obrigar” os consumidores a pagar os valores respectivos representa afronta à Carta Magna, especialmente ao art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em mpmg.mp.br

O que a lei fala sobre couvert artístico?

O Congresso Nacional decreta: Art. 1º O pagamento de couvert artístico é opcional, podendo os restaurantes, bares e estabelecimentos assemelhados sugerir o seu valor ao consumidor, desde que observada a informação prévia, nos termos do art. 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em camara.leg.br

TAXA DE SERVIÇO E COUVERT ARTÍSTICO SOU OBRIGADO A PAGAR?

Pode pedir para tirar o couvert?

A cobrança do Couvert Artístico não é obrigatória para o cliente. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que o pagamento do couvert artístico é opcional, ou seja, o cliente tem o direito de escolher se deseja ou não pagar a taxa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em smg.abrasel.com.br

É obrigatório pagar couvert em São Paulo?

O seu pagamento é obrigatório, porém, de acordo com a Lei Estadual nº 12.278/06, os estabelecimentos que exploram música ou vivo ou música eletrônica são obrigados a informar previamente o valor da taxa de “couvert” artístico ao consumidor, por meio de placas informativas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em proconpaulistano.prefeitura.sp.gov.br

Sou obrigada a pagar taxa de serviço?

O cliente é obrigado a pagar taxa de serviço? Não. A taxa de serviço é uma gratificação opcional. Em casos de coação, a orientação de Carolina Vesentini, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é que o cliente converse com o gerente do local e exponha a situação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistapegn.globo.com

Quanto é a taxa de couvert artístico?

Taxa couvert artístico

Tem estabelecimentos que cobram o valor dos 10% de taxa de serviço sobre o total da conta mais o valor do couvert artístico. Os 10% deve ser cobrado apenas sobre o valor dos que foi consumido no restaurante, bar, lanchonete. Diferente dessa cobrança, o valor cobrado será indevido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com

Quem paga couvert?

Couvert artístico é uma taxa permitida se o restaurante, bar ou lanchonete oferecer alguma atração artística que seja ao vivo. O cliente sempre deve ter acesso ao valor dessa cobrança.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com

Como funciona a regra dos 10%?

Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado, como também o valor cobrado pela empresa, como serviço ou adicional, a qualquer título, e destinado à distribuição aos empregados. O estabelecimento fica livre para sugerir uma taxa maior ou menor que 10%.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Porque pagar os 10%?

Os 10% servem de incentivo ao bom atendimento e à comida da casa. Normalmente, se o consumidor se sente bem, ele não deixa de pagar, mas não precisa se preocupar se preferir abrir mão do valor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em terra.com.br

Pode cobrar 12%?

A cobrança de até 15% é permitida? Sim, mas é preciso lembrar que a Lei das Gorjetas (Lei nº 13.419) deixa claro que se trata de uma taxa opcional por parte do consumidor, ou seja, ele só paga se quiser. E a cobrança deve ser feita de forma clara na hora da conta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cnnbrasil.com.br

Sou obrigado a pagar os 10%?

No entanto, como vimos anteriormente, o cliente não é obrigado a pagar essa taxa. Se desejar, ele pode pagar um valor inferior ou superior — neste caso, o valor extra é conhecido como repique. Além disso, o cliente também pode dar uma gorjeta diretamente ao garçom.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em epoc.com.br

Precisa pagar couvert se não consumir?

Em relação ao couvert artístico, cobrado quando no estabelecimento tiver música ao vivo ou outra apresentação artística, a cobrança é legal e compulsória desde que o valor seja fixo e que referida informação esteja posta de modo claro e visível aos consumidores, seja no cardápio ou afixada na parede do estabelecimento, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como funciona o couvert?

Caso o empreendimento alimentício ofereça atrações artísticas, o valor cobrado será à parte, em outra taxa. Além disso, a taxa de serviço pode ser praticada todos os dias, embora seja opcional para os clientes; já o valor do couvert só faz sentido (e é legal) quando há realmente alguma apresentação no estabelecimento.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog-parceiros.ifood.com.br

Pode recusar couvert?

O consumidor deve lembrar que o couvert é opcional e, caso não seja de seu interesse, pode ser recusado. Se não houver recusa,o couvert será cobrado mesmo que não seja consumido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em to.gov.br

É proibido cobrar couvert?

E quanto o estabelecimento pode cobrar do consumidor? O estabelecimento é responsável por decidir quanto cobrar pelo couvert artístico, com base no tipo de apresentação, duração e artista. Portanto, o valor é variável, mas deve ser informado ao consumidor previamente conforme as regras acima.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em abrasel.com.br

Pode cobrar couvert para DJ?

É ilegal a cobrança de couvert artístico para músicas ambiente (gravadas) ou telão em dia de jogos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É obrigatório pagar o couvert artístico?

Mileide Sobral, diretora da instituição, informou que a cobrança do couvert artístico é permitida, mas é necessário que os restaurantes e bares preencham alguns requisitos, conforme disposição legal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

É obrigatório pagar taxa?

A taxa de serviço é opcional e o consumidor pode escolher se deve pagar ou não. Caso se caracterize como cobrança obrigatória, pode ser considerada como prática abusiva, sendo proibido pelo Código de Defesa do Consumidor.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode pedir para tirar a taxa de serviço?

O bar ou restaurante fica livre para cobrar quanto preferir. Já existem, por exemplo, vários restaurantes em São Paulo cobrando 13% de serviço. Mas nada impede que se o consumidor desejar pagar a taxa de serviço, pode optar por percentual menor que o sugerido pelo restaurante.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando devo pagar couvert?

Segundo o artigo 6º, inciso III, o consumidor deve ser previamente comunicado, de maneira clara e ostensiva, preferencialmente na entrada do estabelecimento, que o couvert será cobrado. Isso significa que a taxa não pode ser uma surpresa para o cliente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em seudireito.proteste.org.br

O que diz a lei 15842?

Obriga os bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares situados no Estado de Pernambuco a disponibilizar informações sobre a oferta e cobrança de couvert artístico em local de ampla visibilidade e dá outras providências.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legisweb.com.br

Para quem vai a taxa de serviço?

Um dos principais pontos é o fato de que as gorjetas —taxa de serviço— precisam ser destinadas diretamente aos funcionários do local. Todo o valor que for arrecadado deve sempre ser declarado no contracheque dos funcionários e, desta forma, incidirá nos impostos sobre a arrecadação da gorjeta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em saipos.com