Sou obrigado a atender um cliente?

A lei obriga a prestar serviço a todo e qualquer consumidor. Se não o fizer, poderá ser acusado de discriminação. É claro que, dependendo do tipo de incômodo que o cliente causa, o comerciante poderá acionar a polícia.
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É crime recusar atender um cliente?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Como recusar atendimento ao cliente?

Como dispensar um cliente de maneira educada

A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva. Por exemplo: “Olá [cliente]. Infelizmente não conseguirei atendê-lo neste pedido porque…”
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Sou obrigado a vender para qualquer pessoa?

O artigo 39, inciso II do Código de Defesa do Consumidor, determina que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, recusar atendimento às demandas dos consumidores.
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Sou obrigado a prestar serviço?

Empresa não pode negar serviços ao consumidor

Empresas não podem se negar a prestar serviços solicitados pelo consumidor. Este é o entendimento da 3ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, com base no Código de Defesa do Consumidor, artigo 39.
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Direito do Consumidor - Parte 3 (Recusa de atendimento)

Quando posso me negar a atender um cliente?

Nenhuma empresa pode discriminar um consumidor, uma prática abusiva segundo o Código de Defesa do Consumidor, além de ser passível de multa e outras punições. Portanto, não se pode recusar atendimento ao consumidor sem motivos.
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O que é direito de recusa ao trabalho?

O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.
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O que o vendedor não pode fazer?

Dentre eles, destacamos:
  • Falar mais do que ouvir.
  • Tentar acelerar uma venda.
  • Vender apenas pela comissão.
  • Demonstrar ansiedade para fechar uma venda.
  • Desistir da venda antes da hora.
  • Insistir na venda após o “não”
  • Continuar vendendo mesmo após o cliente já ter dito “sim”
  • Não conhecer o produto, o mercado e o cliente.
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Pode se recusar a vender por falta de troco?

Legislação e normas vigentes referentes ao troco

A obrigatoriedade do fornecimento de troco está prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mais especificamente no artigo 39, inciso V, onde é estabelecido que a prática de recusar o atendimento a clientes que desejam pagar à vista é proibida.
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O que diz o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 42, proíbe que o consumidor que esteja devendo seja cobrado de forma abusiva, ou seja, de maneira que lhe cause algum tipo de constrangimento, ou por meio de ameaça.
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Como fazer uma recusa educada?

Como recusar uma proposta de emprego?
  1. dizer de forma objetiva que não poderá aceitar a proposta;
  2. explicar rapidamente o motivo;
  3. assumir um tom humilde e amigável;
  4. jamais criticar a empresa, alguém da empresa ou processo seletivo como um todo (não é momento para isso);
  5. colocar-se à disposição para futuras conversas;
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Como lidar com um cliente arrogante?

Segue abaixo 10 dicas de como tratar cliente mal educado:
  1. Pratique a escuta ativa. ...
  2. Faça perguntas para ter uma noção mais clara da situação. ...
  3. Demonstre empatia pelo cliente. ...
  4. Disponha-se a solucionar os problemas com agilidade e eficiência. ...
  5. Seja honesto e sincero com o cliente.
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O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.
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Quais são os 7 direitos de um cliente?

Direitos Fundamentais do Consumidor
  • Direito à segurança. Garantia contra produtos ou serviços que possam ser nocivos à vida ou à saúde.
  • Direito à escolha. ...
  • Direito à informação. ...
  • Direito à ser ouvido. ...
  • Direito à indenização. ...
  • Direito à educação para o consumo. ...
  • Direito a um meio ambiente saudável.
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O que é coagir um cliente?

Quando um cliente faz, sobre a empresa ou seus prepostos, afirmações injuriosas, caluniosas ou difamantes, comete ilícitos e pode responder judicialmente por isso. Há precedentes em que estes atos levaram consumidores a serem condenados a pagar danos morais a empresas.
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Qual é e o que diz a lei de atendimento ao cliente?

O Decreto de 2022 tornou obrigatório oferecer um menu informativo que possibilite ao cliente escolher sobre qual assunto deseja falar. Como itens mínimos, precisam estar nesse menu a opção de reclamação, bem como o cancelamento de contratos e serviços.
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Qual o valor mínimo para dar troco?

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta segundo a qual as diferenças em troco inferiores a R$ 1 serão pagas em favor do consumidor, quando o comerciante não puder dar o troco exato.
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Pode cobrar 1 centavo de troco?

Se ele quiser, pode sim, exigir seu dinheiro, ao invés desses produtos. Nos casos dos consumidores que já passaram ou que passarem por esse tipo de prática, e se sentirem lesados, podem recorrer ao Procon de sua cidade a fim de denunciar essa prática, que se caracteriza como abusiva.
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Qual o valor máximo de troco?

- Lei do Troco: o cliente não fica obrigado ao pagamento da passagem quando não lhe for fornecido o troco devido, desde que o valor dado em pagamento não exceda a 20 vezes o preço da tarifa (Lei nº 6.075/88).
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Qual o maior erro de um vendedor?

Não conhecer o produto, o mercado e o cliente

Como um vendedor vai apresentar uma solução para um potencial consumidor se ele não conhece os diferenciais do produto, suas especificidades, o mercado como um todo e, menos ainda, o cliente? É por isso que a falta de conhecimento está entre os defeitos de um vendedor ruim.
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Qual é o maior erro de um vendedor?

Falar demais

Entre erros comuns de vendedores é falar demais e acabarem sendo taxados como chatos e, muitas vezes, invasivos. Além de saber ouvir, é preciso conseguir identificar o momento certo para falar e dar continuidade à negociação. Saber se relacionar com seus clientes é a chave para obter mais vendas!
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Pode se negar a vender?

O Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 39, inciso IX, considera como prática abusiva e proíbe expressamente a conduta do fornecedor que se recusa a vender bens ou prestar serviços ao consumidor que se disponha a adquiri-lo mediante pronto pagamento.
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Qual o valor do desvio de função?

Quanto vale um processo por desvio de função? Caso a função que o trabalhador esteja exercendo - diferente daquela para qual foi contratado - preveja um salário maior, ele terá direito a receber as diferenças salariais entre o salário recebido e o salário devido.
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Sou obrigado a fazer algo fora da minha função?

De acordo com esse artigo, qualquer alteração na relação de emprego precisa ser de mútuo consentimento. Portanto, se o empregador muda o colaborador de função sem acordar isso previamente ele, além de estar acarretando prejuízos ao empregado, ele está cometendo um ato ilícito.
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Como provar o desvio de função no trabalho?

Para provar o desvio de função no trabalho, o colaborador pode apresentar provas como o contrato de trabalho, documentos assinados, e-mails, holerites, marcação de ponto ou qualquer prova sobre o cargo exercido.
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