Sou obrigado a consertar o carro na oficina da seguradora?

A simples decisão do consumidor em realizar o reparo em oficina de sua confiança não afasta a obrigação da seguradora em cobrir as despesas, notadamente quando o contrato autoriza ao segurado “reparar seu veículo em uma oficina referenciada pela seguradora ou em qualquer outra de sua livre escolha”.
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Quem escolhe a oficina em caso de colisão?

Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).
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Quanto tempo o carro pode ficar na oficina pelo seguro?

Prazo para conserto do carro

Segundo a Circular nº 256/2004 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em seu artigo 33, o prazo para o conserto do carro deve ser limitado a 30 dias, contados a partir da entrega dos documentos básicos do seguro.
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Qual o prazo máximo que pode passar um veículo na oficina?

Nos termos do § 1º do art. 18 do CDC , a oficina mecânica, enquanto fornecedora de serviço, tem o prazo máximo de trinta dias para o conserto de automóveis entregues com essa finalidade, salvo casos excepcionais em que, pela extensão de danos e avarias, esse prazo se mostre insuficiente.
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Qual a obrigação da seguradora?

Art. 6º Pelo contrato de seguro, a seguradora se obriga, mediante o pagamento do prêmio equivalente, a garantir interesse legítimo do segurado ou do beneficiário contra riscos predeterminados.
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Sou obrigado a usar a oficina da seguradora?

Não, você não é obrigado a utilizar a rede de oficinas referenciada ou credenciada da seguradora.
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Quando a seguradora pode negar?

1- Quando o segurado mente alguma informação na proposta ou declaração do seguro; 2- Quando o perfil indicado na apólice não corresponde à verdade. Ex: Quando o segurado omite que outras pessoas se utilizam do veículo, no caso de um seguro automotivo; 3- Quando houver mudança de perfil durante a vigência do contrato.
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O que acontece se a seguradora não arrumar o carro em 30 dias?

A seguradora que deixar de cumprir o prazo está sujeita ao pagamento de atualização monetária sobre o valor da indenização, além de juros de mora de 1% ao mês, contados da data do sinistro. A multa nesse caso será o dobro do total da indenização.
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O que fazer quando a seguradora demora para arrumar o carro?

Acabou o prazo de 30 dias, o que fazer? O segurado deve procurar a Seguradora e requerer a entrega do seu automóvel devidamente reparado. Se isso não ocorrer, começa a coleta de documentos que comprovam os prejuízos inerentes a falta do veículo, buscando o reembolso dos valores dispendidos.
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Quantos dias meu carro pode ficar na oficina?

Segundo a magistrada, o atraso na devolução de veículo dado para conserto à oficina, por mais de 30 dias, configura hipótese de má prestação de serviços por aplicação analógica do § 1º do art. 18 do CDC, e, portanto, requer reparação.
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Quando posso processar a seguradora?

A ação de cobrança contra a seguradora faz-se necessária nos casos em que ocorrer uma eventual negativa de pagamento de indenização. Independentemente da escusa apresentada pela seguradora, o segurado deverá buscar informações para que o seu direito de receber não seja prejudicado por um desentendimento.
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Quanto tempo a concessionária tem para arrumar o veículo?

Você sabia que em caso de defeito de um veículo, o fabricante - ou em alguns casos, a concessionária que vendeu o veículo - tem até 30 dias para realizar o reparo? Isso é um direito de todos os Consumidores! Após 30 dias de reparo, todo consumidor tem direito à TROCA do produto ou ao RESSARCIMENTO de seu valor!
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Quanto tempo o carro pode ficar no conserto?

O prazo de que falamos, 30 dias, é estipulado pelo próprio Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo primeiro (§ 1º) do artigo 18. Portanto, 30 dias é o prazo máximo que o produto pode ficar na assistência técnica para reparo.
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Sou obrigada a levar o carro na oficina do seguro?

As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo. "Essa prática é um desrespeito ao consumidor e precisa acabar.
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Sou obrigado a pagar o conserto do carro?

Quem paga o conserto do carro da empresa em caso de acidente? Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado.
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Quem decide se o carro deu perda total?

Portanto, com danos grandes e o valor do conserto superando a porcentagem de 75% do valor do carro, a seguradora determina perda total. Com isso, você irá receber toda a indenização acordada, e a seguradora ficará com a posse do veículo. Ou seja, em uma situação como essa, a empresa fica com a sucata do veículo.
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Quanto tempo o carro pode ficar na oficina da seguradora?

30 dias. Isso mesmo, aquela seguradora que impõe todo o tipo de regra e possui uma infinidade de razões para não liberar os valores estipulados possui um prazo máximo de 30 dias para lhe indenizar ou liberar o conserto do seu bem. Mas não é isso que ocorre na prática.
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Sou terceiro no sinistro, tenho direito a carro reserva?

Sou terceiro, tenho direito ao carro reserva? Como terceiro — alguém que não é o segurado, mas pode ser prejudicado em um acidente envolvendo o veículo segurado —, você geralmente não tem direito ao carro reserva.
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Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?

Direito à reparação dos danos materiais

Se a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.
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Em que caso a seguradora não paga?

Entre os motivos para seguradora não pagar sinistro, está o fato de o sinistro ter ocorrido em uma situação em que você estava descumprindo a lei. Por exemplo, vamos supor que você bateu o seu carro enquanto estava em uma corrida ilegal. Ou que você sofreu um acidente de carro enquanto dirigia bêbado.
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Quanto tempo demora a análise de um sinistro?

O que é isso e quanto tempo demora? Análise detalhada é quando nossa equipe de análise de sinistro precisa de mais documentos ou informações sobre o acidente. O prazo de análise detalhada é de até 10 dias úteis.
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Quanto tempo depois do sinistro posso acionar o seguro?

O prazo máximo que o segurado possui para comunicar a seguradora é de 1 ano a contar da data do sinistro. Essa informação está contida na apólice, por isso, é muito importante sempre checar o documento para conferência.
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Em quais casos a seguradora não cobre?

Fraude e Estelionato: A Seguradora não cobre danos decorrentes de atos fraudulentos ou criminosos, como simular um acidente ou apresentar documentos falsos. Habilitação Vencida ou Inexistente: Dirigir sem a devida habilitação ou com a carteira vencida invalida a cobertura do seguro.
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Como a seguradora investiga o sinistro?

Como a seguradora investiga o sinistro? Quando ocorre um sinistro, a seguradora precisa investigar para entender o que aconteceu. Para isso, ela leva em conta os documentos fornecidos pelo segurado como o boletim de ocorrência, fotos, vídeos e também relatos de testemunhas, se houver.
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Porque a seguradora pede croqui?

A solicitação de um croqui pela seguradora geralmente ocorre quando há a necessidade de uma investigação mais detalhada do sinistro. Ele fornece uma representação visual dos eventos que ocorreram, permitindo uma análise mais precisa e completa do incidente.
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