Quem escolhe a oficina em caso de colisão?
Pelo texto, o consumidor que adquirir qualquer tipo de seguro para o veículo automotor possui direito de livre escolha de oficinas (mecânica, lanternagem, pintura, recuperação e limpeza interior, entre outros).Quanto tempo o carro pode ficar na oficina pelo seguro?
Prazo para conserto do carroSegundo a Circular nº 256/2004 da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), em seu artigo 33, o prazo para o conserto do carro deve ser limitado a 30 dias, contados a partir da entrega dos documentos básicos do seguro.
Qual o prazo máximo que pode passar um veículo na oficina?
Nos termos do § 1º do art. 18 do CDC , a oficina mecânica, enquanto fornecedora de serviço, tem o prazo máximo de trinta dias para o conserto de automóveis entregues com essa finalidade, salvo casos excepcionais em que, pela extensão de danos e avarias, esse prazo se mostre insuficiente.Qual a obrigação da seguradora?
Art. 6º Pelo contrato de seguro, a seguradora se obriga, mediante o pagamento do prêmio equivalente, a garantir interesse legítimo do segurado ou do beneficiário contra riscos predeterminados.Entenda o mistério envolvendo seguros milionários de mulher em situação de rua que foi assassinada
Sou obrigado a usar a oficina da seguradora?
Não, você não é obrigado a utilizar a rede de oficinas referenciada ou credenciada da seguradora.Quando a seguradora pode negar?
1- Quando o segurado mente alguma informação na proposta ou declaração do seguro; 2- Quando o perfil indicado na apólice não corresponde à verdade. Ex: Quando o segurado omite que outras pessoas se utilizam do veículo, no caso de um seguro automotivo; 3- Quando houver mudança de perfil durante a vigência do contrato.O que acontece se a seguradora não arrumar o carro em 30 dias?
A seguradora que deixar de cumprir o prazo está sujeita ao pagamento de atualização monetária sobre o valor da indenização, além de juros de mora de 1% ao mês, contados da data do sinistro. A multa nesse caso será o dobro do total da indenização.O que fazer quando a seguradora demora para arrumar o carro?
Acabou o prazo de 30 dias, o que fazer? O segurado deve procurar a Seguradora e requerer a entrega do seu automóvel devidamente reparado. Se isso não ocorrer, começa a coleta de documentos que comprovam os prejuízos inerentes a falta do veículo, buscando o reembolso dos valores dispendidos.Quantos dias meu carro pode ficar na oficina?
Segundo a magistrada, o atraso na devolução de veículo dado para conserto à oficina, por mais de 30 dias, configura hipótese de má prestação de serviços por aplicação analógica do § 1º do art. 18 do CDC, e, portanto, requer reparação.Quando posso processar a seguradora?
A ação de cobrança contra a seguradora faz-se necessária nos casos em que ocorrer uma eventual negativa de pagamento de indenização. Independentemente da escusa apresentada pela seguradora, o segurado deverá buscar informações para que o seu direito de receber não seja prejudicado por um desentendimento.Quanto tempo a concessionária tem para arrumar o veículo?
Você sabia que em caso de defeito de um veículo, o fabricante - ou em alguns casos, a concessionária que vendeu o veículo - tem até 30 dias para realizar o reparo? Isso é um direito de todos os Consumidores! Após 30 dias de reparo, todo consumidor tem direito à TROCA do produto ou ao RESSARCIMENTO de seu valor!Quanto tempo o carro pode ficar no conserto?
O prazo de que falamos, 30 dias, é estipulado pelo próprio Código de Defesa do Consumidor, no parágrafo primeiro (§ 1º) do artigo 18. Portanto, 30 dias é o prazo máximo que o produto pode ficar na assistência técnica para reparo.Sou obrigada a levar o carro na oficina do seguro?
As seguradoras obrigam os clientes a realizarem reparos apenas em oficinas parceiras, o que é contra a lei. A empresa pode até indicar estabelecimentos ao assegurado, mas a escolha da oficina deve ser feita sempre pelo dono do veículo. "Essa prática é um desrespeito ao consumidor e precisa acabar.Sou obrigado a pagar o conserto do carro?
Quem paga o conserto do carro da empresa em caso de acidente? Se o carro da empresa foi batido em um acidente, é de responsabilidade da empresa o conserto. Ela deve arcar com os custos do reparo do veículo danificado.Quem decide se o carro deu perda total?
Portanto, com danos grandes e o valor do conserto superando a porcentagem de 75% do valor do carro, a seguradora determina perda total. Com isso, você irá receber toda a indenização acordada, e a seguradora ficará com a posse do veículo. Ou seja, em uma situação como essa, a empresa fica com a sucata do veículo.Quanto tempo o carro pode ficar na oficina da seguradora?
30 dias. Isso mesmo, aquela seguradora que impõe todo o tipo de regra e possui uma infinidade de razões para não liberar os valores estipulados possui um prazo máximo de 30 dias para lhe indenizar ou liberar o conserto do seu bem. Mas não é isso que ocorre na prática.Sou terceiro no sinistro, tenho direito a carro reserva?
Sou terceiro, tenho direito ao carro reserva? Como terceiro — alguém que não é o segurado, mas pode ser prejudicado em um acidente envolvendo o veículo segurado —, você geralmente não tem direito ao carro reserva.Quais são os meus direitos quando alguém bate no meu carro?
Direito à reparação dos danos materiaisSe a outra pessoa foi a responsável pelo acidente, ela deve arcar com os custos do reparo. Isso pode ser feito diretamente, por meio de um acordo entre as partes, ou, se o outro motorista tiver seguro, a seguradora dele pode cobrir esses custos.