O que acontece se o funcionário se recusar a fazer hora extra?
Portanto, em teoria, o empregado tem o direito de recusar-se a fazer horas extras, desde que não haja um acordo prévio. Mas em havendo (e normalmente consta no contrato de trabalho), a recusa poderá ser considerada como ato de insubordinação, e consequentemente poderá ensejar punição, levando até mesmo à justa causa.Sou obrigado a fazer hora extra na empresa?
O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.O que a lei diz sobre horas extras?
Conforme determina o Artigo 59 da CLT, as horas que excedem a jornada normal de trabalho serão consideradas horas extraordinárias que deve ser remunerada com acréscimo de no mínimo de 50% (Artigo 7º, XVI, da CF/88).Qual o limite máximo de horas extras por mês?
Na hipótese, o autor comprova que exercia trabalho extraordinário, faz jus à almejada retribuição suplementar, mesmo que ultrapasse o limite de 60 horas extras mensais estabelecido na legislação municipal, sob pena de enriquecimento sem causa da Administração. Nos termos do art. 85 , § 4º , inc.Sou obrigado a fazer hora extra? | Explicando Direito
Quantas horas extras a empresa pode exigir?
Limites legais das horas extras“A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho”. Em outras palavras, um trabalhador pode fazer, no máximo, 2 horas de trabalho extra por dia.
É permitido trabalhar 9 horas por dia?
"Um empregado pode trabalhar 9 horas num dia, que poderá ser tido como hora extra, se a jornada dele for de 8 horas diárias e não houver compensação dessa 1 hora a mais no dia seguinte, por exemplo, ou se não houver banco de horas.É permitido trabalhar 11h por dia?
O artigo 58 e 59 da CLT dispõe que a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias, não devendo exceder esse período, e deve cumprir no total 44 horas semanais trabalhadas.Pode trabalhar 10 horas por dia?
Conforme vimos nos artigos 58 e 59 da CLT, a jornada de trabalho de um funcionário celetista deve ser de 8 horas diárias. Entretanto, há a possibilidade da realização de 2 horas extras, totalizando 10 horas diárias de trabalho.Pode trabalhar mais de 8 horas por dia?
Ainda que a lei determine o limite máximo de 8 horas diárias normais de trabalho, é permitido pelo artigo 59 da CLT fazer um acréscimo de até duas horas extras por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho.Pode proibir de fazer hora extra?
Quando não existir acordo escrito ou norma coletiva da categoria, o empregado pode se recusar a realizar horas extras. Porém, mesmo nessa situação, essa recusa não poderá existir quando o motivo para a jornada extra for de força maior – é o caso, por exemplo de serviços inadiáveis.O que a empresa não pode fazer?
Neste artigo, discutiremos algumas práticas que são proibidas e que podem causar prejuízos tanto para os trabalhadores quanto para as organizações.
- Violação da privacidade e intimidade. ...
- Discriminação e assédio. ...
- Atraso no pagamento e não cumprimento de obrigações trabalhistas.
Sou obrigado a fazer uma função que não é minha?
Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.É obrigatório o funcionário trabalhar no feriado?
Em seu artigo 8º, a lei prevê que o trabalho nesses dias é vedado. Entretanto, se houver imposições técnicas da empresa, ou atividades que não podem ser realizadas em outro dia, como auditorias, balanços e perícias, ela pode exigir o trabalho de seus colaboradores no feriado.O que posso fazer para ser demitido sem justa causa?
O QUE É DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA?
- Baixo rendimento do colaborador;
- Atrasos e faltas;
- Corte de custos;
- Relacionamento insatisfatório com os superiores hierárquicos ou colegas de equipe;
- Incompatibilidade do funcionário com a política da empresa.
Quem trabalha 44 horas tem direito a folga no sábado?
A fim de cumprir as 44 horas semanais, é necessário atuar de segunda a sexta por oito horas e no sábado trabalhar por quatro horas. Essa jornada normalmente representa uma escala 6×1, na qual o colaborador trabalha por seis dias e folga um.Quem trabalha das 8 às 18 tem quantas horas de almoço?
Portanto, quem trabalha das 8 às 18 horas, está trabalhando 10 horas por dia, incluindo a hora do almoço. Essa jornada de trabalho pode ser alterada por acordos coletivos ou individuais, respeitando sempre a legislação trabalhista vigente.Qual é o limite de horas extras por dia?
Hoje, é definido até 8 horas de trabalho por dia, com mínimo de 1 hora de almoço. Sendo até 44 horas trabalhadas semanais. Hora extra nada mais é do que exceder as horas de trabalho. E é permitido exceder até 2 horas de trabalho por dia, completando, no máximo, 10 horas semanais extras.Como fazer 44 horas de segunda a sexta?
Como calcular jornada de trabalho por dia
- 44 horas x 5 semanas =
- 220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:
- 6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.