Sou obrigado a pagar o CREF?

Autor. O Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (Cref-SP) está proibido de cobrar taxa ou anuidade obrigatória para a obtenção do registro profissional. A liminar é da juíza Silvia Figueiredo Marques, da 26ª Vara Federal Cível de São Paulo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

O que acontece se não pagar anuidade do CREF?

A falta de pagamento das anuidades ao sistema CONFEF/CREFs prejudica primeiramente o profissional com débitos, pois, além de constituir infração ética7, lhe impede, por exemplo, de retirar certidão de regularidade financeira, transferir seu registro para outro Estado, renovar sua cédula de identidade profissional, e, ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefrs.org.br

O que acontece se eu não pagar o meu conselho?

Caso não faça o pagamento, o profissional torna-se inadimplente junto ao Conselho e sua dívida passa a acumular multa e juros referentes ao período que perdurar o atraso, podendo ainda ser negativado junto à SERASA, cartório ou executado judicialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crasp.gov.br

Sou obrigada a pagar CREF?

Sim. Conforme entendimento jurisprudencial, consolidado no art. 5º da Lei 12514/11, o fato gerador das anuidades cobradas pelos Conselhos de Fiscalização é o registro no respectivo conselho, independentemente do efetivo exercício profissional, portanto as anuidades são devidas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Sou obrigado a pagar a anuidade do meu conselho mesmo não exercendo a profissão?

Portanto, a conclusão que se chega é: se alguém é registrado em determinada categoria mas não pratica aquela atividade a anuidade é indevida. Ela só será devida caso a lei mude e estabeleça que basta estar registrado para que seja obrigado a pagar anuidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Não pagamento de anuidade de conselho profissional

Sou obrigada a pagar o conselho?

9º, inciso I, do Código de Ética Odontológica (CEO). Dessa forma, quem não cumpre com essa obrigação fica sujeito à cobrança judicial e, ainda, a responder a uma ação ética, que poderá resultar em penalidade disciplinar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pt.linkedin.com

O que acontece se eu não pagar a anuidade?

Caso o exercício seja encerrado sem o pagamento da anuidade devida, o valor fica sujeito à inscrição em dívida ativa e pode inclusive ser protestado em Cartório. Por exemplo, valores não pagos da anuidade 2022 ficam sujeitos à cobrança em dívida ativa a partir de 2023, caso não sejam regularizados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crea-pr.org.br

Pode cancelar o CREF?

A Pessoa Jurídica que deixar de oferecer e/ou prestar serviços de atividades físicas, desportivas e similares, seja por encerramento ou mudança de objetivo social, deverá solicitar o cancelamento do respectivo registro junto ao CREF4/SP, conforme disposto na Resolução CONFEF 477/2023.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Como pedir isenção do CREF?

Acesse AQUI o formulário de solicitação de isenção do pagamento de anuidades, que deverá ser preenchido, impresso, assinado e enviado através do e-mail: [email protected] ou via Correios à sede do CREF4/SP. Somos nós, revolucionando a profissão!
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Quanto é a multa do CREF?

2º - A pessoa física que exercer as atividades do Profissional de Educação Física sem o devido registro estará sujeita à multa de cinco anuidades (R$ 3.015,35), calculadas sobre o valor previsto no caput do art.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Sou obrigado a pagar o conselho?

A partir do momento que aprovada, será extinta a obrigatoriedade de pagamento da anuidade de órgãos regulatórios como CREA, CAU, OAB, etc, por equiparar-se com a contribuição sindical que já foi extinta a obrigatoriedade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em www12.senado.leg.br

Quanto tempo prescreve dívida de conselho?

Prescreve: § 5o Em cinco anos: I - a pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular; Assim sendo, mesmo não tendo natureza tributária, mas civil, a prescrição é de CINCO anos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oabrn.org.br

O que acontece se não pagar o registro profissional?

Se os débitos existentes não forem quitados ou negociados, haverá cobrança judicial, por meio de ação de execução fiscal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crtrsp.org.br

O que acontece se trabalhar sem CREF?

2 ) O que acontece se uma pessoa sem registro profissional for flagrada pelo Conselho exercendo as funções próprias dos Profissionais de Educação Física? É realizada uma autuação, caracterizando o Exercício Ilegal da Profissão ou Atividade, previsto no art. 47 da Lei das Contravenções Penais (Decreto Lei nº 3688/41).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Como regularizar CREF atrasado?

Caso você necessite regularizar anuidades em atraso, basta entrar em contato com o CREF onde está registrado e efetuar os pagamentos pendentes. Manter suas obrigações financeiras em dia é fundamental para garantir a regularidade de sua situação profissional perante os Conselhos Regional e Federal de Educação Física.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sistemasca.com

Precisa de CREF para dar aula em escola?

Na sentença, ficou reconhecido que o registro no CREF4/SP é condição indispensável para as atividades profissionais dos professores de Educação Física, independentemente da área de atuação, inclusive daqueles que atuam no âmbito escolar.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Tem como parcelar o CREF?

PARCELAMENTO DOS DÉBITOS

Os débitos existentes em nome do Profissional de Educação Física e/ou da Pessoa Jurídica serão consolidados na data do pedido de ingresso ao III Programa de Recuperação de Créditos. A dívida poderá ser parcelada até o número máximo de 24 (vinte e quatro) parcelas mensais e sucessivas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

O que o CREF pode fiscalizar?

2ª – O Sistema CONFEF/CREFs registra, normatiza, fiscaliza, julga e orienta o exercício profissional, em relação aos serviços prestados pelos Profissionais de Educação Física e pelas Pessoas Jurídicas nas áreas de atividades físicas, exercícios físicos e do desporto no âmbito da educação, saúde, esporte, cultura e ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em confef.org.br

Como pedir baixa do CREF?

Presencialmente através de Procurador, desde que seja apresentada procuração emitida pelo requerente, com firma reconhecida em Cartório, outorgando plenos poderes ao procurador para requerer e retirar o registro junto ao CREF4/SP (obrigatório o agendamento prévio AQUI).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Como inativar o CREF?

O Responsável Técnico que deixar de exercer a função deverá comunicar o fato ao CREF correspondente, para que seja procedida a respectiva baixa, conforme dispõe a Resolução CONFEF 477/2023.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Como faço para transferir meu CREF?

Para transferir o registro, é necessário encaminhar: Formulário de Requerimento de Transferência, devidamente preenchido, datado e assinado; 1 (uma) foto 3×4 cm, recente, colorida e de frente, para documento oficial; Cópia autenticada do RG (não será aceita Carteira Nacional de Habilitação);
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br

Sou obrigado a pagar taxa de anuidade?

Não. Embora a cobrança de anuidade seja legal, ela não é uma taxa obrigatória. Por isso, as instituições financeiras podem oferecer a isenção dessa tarifa como benefício às pessoas clientes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em cora.com.br

Como deixar de pagar anuidade?

Para isso, você pode entrar em contato com a Central de Relacionamento do seu banco e propor uma oferta. Vale lembrar que essa isenção não pode ser compensada com o aumento de outras taxas, como juros, tarifa de saque, etc. Alguns bancos propõem um valor mínimo de gastos por mês para não cobrar a anuidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em iq.com.br

Como ser isento de anuidade?

A isenção de anuidades por idade é concedida de forma automática a partir do ano de 2023, desde que atendidos os seguintes requisitos: - Possuir 65 anos ou mais; - Possuir 5 anos ou mais de registro ativo no CREF4/SP.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em crefsp.gov.br