Pode cobrar prejuízo do funcionário?
Isso significa que, para que o empregador possa descontar o prejuízo do salário do empregado: a) Deve haver previsão no contrato de trabalho; ou b) O dano deve ter sido causado por dolo ou culpa do empregado. O ônus da prova recai sobre o empregador.Sou obrigado a pagar algo que quebrei no trabalho.?
O empregador deve pagar ao empregado o salário que foi combinado, ainda que a empresa não tenha dado lucro naquele mês. Não pode, portanto, sair descontando valores somente porque o resultado não foi como esperava. No entanto, algumas situações permitem o desconto, como é o caso das faltas não justificadas.Quando o funcionário causa prejuízo à empresa?
O empregado, no desempenho de suas funções, poderá causar danos ao empregador, sem a intenção de fazê-lo. Nesses casos, o dano será resultante de culpa e, desde que haja previsão expressa no contrato de trabalho, poderá haver desconto no salário do empregado, conforme § 1º do artigo 462 da CLT.Quando o funcionário erra, ele tem que pagar?
O dano causado pelo empregado por culpa (negligência, imprudência ou imperícia) autoriza o empregador a efetuar desconto salarial se estiver previsto no contrato de trabalho (§ 1º do artigo 462 da CLT). DESCONTOS SALARIAIS. DANO CAUSADO PELO EMPREGADO.Trabalhador pode ser descontado por algum prejuízo na empresa?
Sou obrigado a pagar por um erro na empresa?
Quando o prejuízo causado é intencional (por dolo)Se o empregado causa um prejuízo ao patrão e esta conduta foi intencional, isto é, se o empregado desejou o resultado de causar o dano, naturalmente terá de arcar com os prejuízos causados.
Como descontar prejuízos causados pelo empregado?
Conforme previsto no Art. 462 da CLT, a autorização para realização de desconto salarial por danos causados pelo empregado deve ser expressa, da mesma forma que a culpa e/ou dolo do empregado devem ser comprovados, sob pena de não ser possível realizar o desconto salarial pelos prejuízos suportados pelo empregador.Quem paga pelo erro do funcionário?
O artigo 462 da CLT , que contempla o princípio da intangibilidade do salário, prevê, em seu parágrafo 1º, a possibilidade de o empregador realizar descontos por danos causados pelo empregado.Pode descontar prejuízo do funcionário na rescisão?
Caso o dano tenha sido doloso (com intenção), podem ser descontados os prejuízos na rescisão independente de previsão no contrato de trabalho (462§ 1º).Pode descontar algo quebrado do salário?
Desconto no salário por danos causados só pode ser realizado com prova de culpa ou dolo do empregado.Como funciona a lei do quebrou pagou?
A regra do “quebrou, pagou não está amparada em nenhuma lei. Portanto, se uma pessoa deixar um produto cair por acidente, ela não é obrigada a pagar. De acordo com advogado direito do consumidor, que se baseia no Código do Consumidor, o risco de danificar alguma mercadoria é inerente à própria empresa.Sou obrigado a pagar o que quebrei na loja?
Ou seja, se o objeto estava mal posicionado, impedindo a passagem ou sem qualquer sinalização acerca da sua fragilidade, tendo sido o dano causado por acidente, descuido ou de forma involuntária, não há obrigação legal do consumidor pagar pelo valor do produto.Quando o empregador será responsabilizado pelos prejuízos causados por seu empregado?
Para que alguém seja responsabilizado civilmente por um dano, é preciso que algum ato tenha sido praticado ou deixado de praticar, seja pelo próprio agente ou por pessoa ou animal de que ele seja responsável.É possível se ausentar sem prejuízo de salário?
As faltas justificadas estão previstas no artigo 473 da CLT, que afirma que o colaborador poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário em 12 situações, entre elas nascimento de filho, casamento, falecimento de familiar e alistamento ao exército.Quando o funcionário quebra alguma coisa na empresa?
Sendo assim, caso o trabalhador tenha agido com culpa ao causar certo prejuízo para a empresa, é possível descontar o valor relativo aos danos causados pelo empregado, desde que haja um contrato prévio em que o funcionário tenha autorizado o desconto.O que a empresa não pode descontar do funcionário?
A CLT dispõe o seguinte sobre os descontos no salário: Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.Em que hipóteses é possível descontar do empregado os danos causados?
Desta forma, será permitido que o empregador desconte o prejuízo da remuneração do empregado em duas hipóteses: quando o dano foi causado por dolo ou culpa do empregado. Provavelmente, tenha surgido a dúvida de qual é a diferença entre culpa e dolo.Pode descontar dinheiro do funcionário por erro?
E a resposta, de cara, é NÃO! NÃO PODE! A lei criou algumas regras para que o patrão possa descontar do salário do empregado os prejuízos causados. Se essas regras não forem seguidas, o patrão não pode descontar.Por que o patrão divide o prejuízo com os empregados?
Em resumo: o empregador pode efetuar o desconto nos salários no caso de dano provocado dolosamente pelo empregado no exercício de suas funções. Igualmente, é lícito o desconto quando o empregado age por culpa, mas, nesse caso, exige-se prévia e expressa autorização do empregado (em geral no contrato de trabalho).Pode descontar do empregado danos materiais?
O que fazer em caso de dolo? Quando se trata dos prejuízos causados por dolo, ou seja, quando o empregado teve a intenção de causar o dano, a empresa pode fazer o desconto sem autorização prévia.O que fazer quando um funcionário erra?
Fale com o gestorProcure o gestor e assuma a responsabilidade. Tenha com ele uma conversa particular o mais rápido possível, para evitar futuros constrangimentos e problemas. Explique o que aconteceu para cometer o erro. Não minta nem omita informações, tenha uma conversa sincera.