O que diz a lei sobre grupo de WhatsApp no trabalho?
Todo colaborador deve informar à empresa a criação de todo e qualquer grupo de trabalho no WhatsApp ou em qualquer aplicativo de mensagens. Logo, caso determinados integrantes da equipe queiram criar um grupo no aplicativo, é indispensável registrar isso junto a um gestor.Sou obrigado a ter grupo da empresa?
O empregado só é obrigado se for uma condição estabelecida pelas partes no contrato de trabalho. Roberto Recinella: O colaborador não tem obrigação de entrar no grupo e, caso entre, pode optar por não responder às mensagens.O que o empregador não pode exigir do empregado?
❌ A empresa não pode:exigir que a roupa, sapatos ou acessórios sejam novos; exigir como deve estar a capinha, película ou qualquer outro aspecto do celular ou outro material de uso pessoal do colaborador; constranger o funcionário que não estiver de acordo com o código de vestimenta.
Sou obrigada a responder o WhatsApp do meu chefe?
Responder a uma mensagem do gestor ou da equipe após o expediente ou durante uma folga só se torna obrigatória se isso for especificado em seu contrato. "Se a mensagem for enviada em um sábado, por exemplo, não responda.Sou obrigado a entrar no grupo do Whatsapp da empresa?
Sou obrigada a responder fora do horário de trabalho?
Sou obrigada a atender meu chefe fora do horário de trabalho? A CLT brasileira não prevê a desconexão propriamente dita, mas também não obriga, legalmente, o funcionário a responder o chefe depois que já desligou o computador e parou a jornada.Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda?
Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda? A resposta é sim. O sucedâneo normativo vige no art. 2º, caput, da CLT, que dispõe que "considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço".Quando o trabalhador pode processar a empresa?
Prazo para a abertura de processo trabalhistaHá dois prazos referentes a esse tema na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT): dois anos e cinco anos. A gente explica primeiro o de dois anos. Esse é o tempo que um empregado tem para ingressar com uma ação contra a sua ex-empresa. É a chamada prescrição bienal.
O que é assédio moral no ambiente de trabalho?
Assédio moral interpessoal é toda e qualquer conduta abusiva e reiterada, que atente contra a integridade do trabalhador com intuito de humilhá-lo, constrangê-lo, abalá- lo psicologicamente ou degradar o ambiente de trabalho.O que é considerado má conduta no trabalho?
Postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; pessoa com conduta ilegal, que age sem respeito ou em desleixo; que conduz seu modo de agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.Qual é a lei do WhatsApp?
É proibido acompanhamento de conversas pessoais, conforme diz o Artigo 10º do 5º Inciso da Constituição Federal, que determina que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”. Além disso, o tratamento das informações deve atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).Pode chamar atenção de funcionário em grupo de WhatsApp?
Outro ponto interessante, é que não se deve chamar a atenção dos colaboradores nos grupos de trabalho. E todos sabemos, toda empresa tem um grupo de Whatsapp. Por isso devemos usar uma regra que é até mesmo de convivência: chame a atenção e corrija em particular e elogie em público.Como proibir de me colocar em grupo?
Como impedir que adicionem você em grupos do WhatsApp
- Abra as configurações do WhatsApp;
- Toque em "Conta";
- Em seguida, selecione "Privacidade";
- Desça a tela e toque em "Grupos";
- Por fim, escolha quem pode te adicionar aos grupos.
Como não participar de grupos de WhatsApp?
No WhatsApp, acesse as “Configurações”; Toque em “Conta” e em “Privacidade”; Haverá uma nova opção chamada “Grupos”; Selecione uma das três opções: “Ninguém”, “Meus contatos”, ou “Todos”.O que é proibido em grupos de WhatsApp?
O que não se deve fazer em grupos de WhatsApp? Em um grupo, não é permitido compartilhar conteúdo ilegal, violento, discriminatório, pornográfico ou de outra forma inapropriado.O que não é permitido em grupos de WhatsApp?
Não é permitido postagens de “bom dia, tarde e noite” sem prévio conteúdo junto com a mensagem. Pedimos que mantenha o conteúdo do grupo para qual foi criado. o Não serão toleradas mensagens racistas, machistas, homofóbicas, de ódio ou de qualquer cunho preconceituoso ou violento.Quais são os 4 tipos de assédio?
Existem quatro tipos de assédio mais comuns: moral, sexual, stalking e bullying. Entenda melhor cada um deles, saiba como se proteger e alertar os outros sobre a situação.O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?
Um ato de humilhação no trabalho pode assumir muitas formas, incluindo ridicularização, insultos, zombaria, sarcasmo, críticas públicas, piadas de mau gosto, entre outros. Qualquer comportamento que afete negativamente a autoestima e a dignidade do funcionário pode ser considerado um ato de humilhação.Quais são os três tipos de assédio moral?
O assédio moral no trabalho pode ser dividido em três tipos, considerando a motivação de onde vem o assédio. São eles: assédio moral vertical, horizontal e misto.Quais provas preciso para processar uma empresa?
Para ajudar nesse processo, abordaremos a seguir algumas provas aceitas juridicamente.
- I. Toda prova deve ser lícita.
- II. Testemunhas.
- III. Emails e gravações.
- IV. Documentos Trabalhistas.
O que pode ser considerado danos morais no trabalho?
Dano moral trabalhista: entenda seus fundamentos e possibilidades de indenização. O dano moral trabalhista é uma lesão sofrida pelo trabalhador que atinge os seus direitos de personalidade, como a honra, a imagem, a intimidade, a privacidade, dentre outros. 1 O que é dano moral na área trabalhista?Quais os motivos que posso colocar a empresa na justiça?
Veja os 6 principais motivos que geram ações trabalhistas
- Verbas rescisórias. ...
- Horas extras. ...
- Falta de registro na Carteira de Trabalho (CTPS) ...
- Adicional de insalubridade e periculosidade. ...
- Danos morais. ...
- FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço.
Sou obrigada a exercer uma função que não é minha?
Sou obrigado a fazer uma função que não é minha? Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.Sou obrigado a fazer café no trabalho?
Aracele, não existe legislação obrigue a empresa a fornecer café da manhã aos funcionários, salvo algumas convenções coletivas que podem exigir o fornecimento, neste caso se deseja interromper o fornecimento é necessário um acordo com o sindicato da categoria.Como provar que meu chefe é abusivo?
Mas, podemos destacar alguns pontos importantes para saber se você está lidando com um chefe abusivo:
- Exigência de metas inatingíveis, impossíveis.
- Exposição a situações humilhantes (como xingamentos em frente dos outros empregados).
- Negar folgas e emendas de feriado quando outros empregados são dispensados.