Sou obrigada a deixar trocar meu hidrômetro?
O Inmetro, inclusive, recomenda que a troca do hidrômetro seja feita a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do equipamento.É obrigatória a troca de hidrômetro?
Isso porque, como qualquer equipamento de precisão, os hidrômetros têm uma vida útil e se desgastam ao longo do tempo, comprometendo a capacidade de medição. Por isso, existe uma normativa especificada na portaria n° 246/2000 do Inmetro que recomenda a troca desses equipamentos a cada cinco anos.É obrigatório trocar o relógio de água?
Segundo a Portaria n° 155/22 do INMETRO, a precisão dos hidrômetros deve ser verificada em um prazo não superior a 7 anos, a partir do qual é recomendada a sua substituição.Sou obrigado a deixar instalar hidrômetro?
É obrigatória a instalação de hidrômetros individualizados para cada unidade habitacional, nas edificações verticais residenciais e nas de uso misto e nos condomínios residenciais.DAAE explica porque faturas sobem após troca de hidrômetros
Sou obrigada a aceitar o hidrômetro das Águas do Rio?
Atualmente o regulamento em vigor é categórico ao dizer que a Águas do Rio deve fazer a instalação do hidrômetro sem a cobrança de qualquer custo para o consumidor. Essa regra é clara e não dá margem a interpretações.Sou obrigada a colocar meu hidrômetro na rua?
"Esse decreto, regulamentando os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado do Rio de Janeiro, confere à empresa responsável o poder de trocar os hidrômetros quando considerar necessário, mesmo que isso implique na instalação fora da residência do consumidor", pontua.Quem paga pela troca do hidrômetro?
Normalmente, a substituição ou reparo do hidrômetro é realizado pela concessionária, sem custo adicional para o consumidor, desde que o problema não tenha sido causado por mau uso ou dano intencional.Qual o prazo de validade de um hidrômetro?
Os hidrômetros são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), que recomenda a troca desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho. A concessionária avisa previamente o consumidor sobre a troca com mensagem na fatura de água.É obrigatório pagar o hidrômetro?
O CUSTO DE INSTALAÇÃO DO HIDRÔMETRO DEVE SER SUPORTADO PELA CONCESSIONÁRIA PORQUE SE TRATA DE OPERAÇÃO INERENTE À SUA ATIVIDADE. ÔNUS PREVISTO NO ART. 4º DA LEI ESTADUAL Nº 4.901/06.Qual a vida útil de um hidrômetro de casa?
Você sabia que a vida útil de um hidrômetro é de 5 anos?Porque a Sabesp está trocando os relógios?
Mas a Sabesp explica que os novos equipamentos apenas corrigem falhas dos hidrômetros antigos, que por desgaste ou falha estavam aferindo um consumo menor do que o real.De quem é a responsabilidade pelo hidrômetro?
O vazamento de água depois do hidrômetro é de exclusiva responsabilidade do consumidor e não autoriza a cobrança da conta pela média mensal. Consumidor pleiteou a declaração de nulidade de duas faturas referentes ao fornecimento de água em sua residência.Sou obrigada a trocar o relógio de energia?
Pela proposta, as concessionárias e as permissionárias de distribuição de energia elétrica deverão providenciar a substituição de medidores de consumo de energia eletromecânicos por medidores eletrônicos inteligentes em até 15 anos após a publicação da lei, se aprovada.Sou obrigado a pagar água mesmo sem usar?
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o consumidor tem direito a pagar apenas pelo que efetivamente consumiu.Pode mudar o relógio de água de lugar?
Sim, a concessionária possui uma autorização legal para poder trocar o hidrômetro de lugar e colocá-lo do lado de fora da residência.Sou obrigado a aceitar hidrômetro?
É dever das concessionárias do serviço de água instalar o hidrômetro nas casas dos consumidores, pois disso depende a ciência exata da extensão do consumo e a aferição da cobrança pelo serviço, que são inerentes as atividades prestadas pelas empresas.Qual o valor para trocar o hidrômetro?
Geralmente, uma instalação de um hidrômetro individual pode custar entre 350 e 700 reais, incluindo a mão de obra e o aparelho. Contudo, esse valor pode mudar de acordo com a complexidade do processo e a quantidade de contadores a serem instalados.Como saber se o hidrômetro está estragado?
Se as leituras do hidrômetro estiverem apresentando valores inconsistentes ou não registrarem nenhum consumo de água mesmo quando o consumo está ocorrendo, é um indicativo de que o hidrômetro pode estar com problemas.Quem paga a instalação do hidrômetro, inquilino ou proprietário?
São, bem na verdade, de natureza pessoal, vinculando-se a pessoa de quem efetivamente gozou dos serviços. Assim, se as despesas foram originadas pelo consumo de água e energia durante a locação, o pagamento é obrigação de quem ocupou o imóvel objeto de fornecimento, até porque se beneficiou da prestação dos serviços.Quem troca o relógio de água?
Como qualquer outro equipamento de medição, os hidrômetros possuem uma vida útil e podem se desgastar ao longo do tempo, comprometendo a leitura do volume realmente consumido. A substituição do medidor é realizada pela BRK sem nenhum custo para o cliente.Como solicitar a troca do hidrômetro?
O processo de solicitação de troca do hidrômetro da Sabesp e de outras concessionárias de água deve feito pelos canais de atendimento dessas empresas. Além disso, a responsabilidade pela manutenção do aparelho é do proprietário, e tanto ele, quanto o funcionário da abastecedora local podem solicitar essa substituição.É obrigatória a instalação do hidrômetro?
A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3219/21, que determina que as construtoras instalem equipamentos para a aferição do consumo individualizado de água nas futuras edificações residenciais e comerciais.Pode haver cobrança de água sem hidrômetro?
1. Na falta de hidrômetro, padece de ilegalidade a cobrança por estimativa, que deverá, então, ser feita através da tarifa mínima, segundo Súmula 152 desta Corte e precedentes do STJ. 2. Incumbe à concessionária proceder à instalação do hidrômetro, sem ônus para o consumidor.Pode ter um hidrômetro para duas casas?
Cobrança de água multiplicado pelo número unidades é ilegal!Recentemente o Superior Tribunal de Justiça (STJ) firmou entendimento de que é ilegal a cobrança de tarifa de água no valor do consumo mínimo multiplicado pelo número de salas ou apartamentos de um imóvel quando houver único hidrômetro no local.