Sou obrigado aderir greve?

SIM. O exercício da greve constitui direito constitucionalmente assegurado aos servidores públicos, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal consolidou o entendimento de que a mera adesão ao movimento grevista não pode constituir falta grave (Súmula 316).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sinasefe.org.br

É obrigado a aderir à greve?

Fazer greve não é ficar de folga ou tirar férias. Fazer greve, porém não é opcional. Participar do movimento nos é imposto pela condição de fazermos parte da categoria profissional que legal e regularmente representada aprovou e deflagrou a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Sou obrigado a aderir à greve dos professores?

A greve foi uma decisão da maioria das professoras e professores filiados ao sindicato e, para que ganhe força, é importante a adesão de toda a categoria. No entanto, isso não é obrigatório. A Apufsc enfatiza que nenhum professor ou professora pode ser coagido por superior ou colega para aderir ao movimento de greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apufsc.org.br

É legal o servidor público fazer greve?

142, § 3º, IV, da Constituição Federal. Ademais, no julgamento do Tema 541 de repercussão geral, o Supremo Tribunal Federal firmou o entendimento de que também é vedado o direito de greve aos policiais civis e a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tjdft.jus.br

Como funciona a Lei da greve?

O trabalhador brasileiro é assegurado pela Lei 7.783/89 ao direito à greve. Segundo a constituição considera-se legítimo o exercício de direito a greve a suspensão coletiva, temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação pessoal de serviços ao empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em machadoguedes.adv.br

GREVE | Conceito | Requisitos | Deveres e Direitos das partes...

O que diz a CLT sobre a greve?

Art. 13 Na greve, em serviços ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas da paralisação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quem faz greve leva falta?

Apesar de a greve nos transportes públicos não ser justificativa para a falta, não é comum que as empresas demitam os funcionários por esse motivo. No entanto, é aconselhável que o funcionário explique o motivo da sua ausência e mostre ao patrão a impossibilidade de chegar ao local de trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em g1.globo.com

É obrigatório ir trabalhar na greve?

Sim. Em princípio, os dias não trabalhados na greve podem ser descontados do salário. Há possibilidade de haver negociação com a administração para que isso não aconteça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Em que momento a greve é ilegal?

Constitui abuso do direito de greve a inobservância das normas contidas na presente Lei, bem como a manutenção da paralisação após a celebração de acordo, convenção ou decisão da Justiça do Trabalho. Portanto, a greve é abusiva quando: Contrariar a lei; For mantida após acordo, convenção ou decisão judicial.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trilhante.com.br

Quando a greve pode ser considerada abusiva?

Pelo dispositivo legal, vê-se que o ordenamento jurídico impõe requisitos (formais e materiais) para o exercício regular do direito de greve, já que a greve não é um direito absoluto. Nessa linha, considera-se abuso do direito de greve a não observância das normas inseridas na Lei nº. 7.783/89.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quem está de greve recebe salário?

A suspensão do contrato de trabalho implica o não-pagamento dos salários e não ser computado o tempo de serviço. No tocante ao não-pagamento dos dias parados, caso a greve seja considerada abusiva, os salários não devem ser pagos, pois as reivindicações não foram atendidas, nem houve trabalho no período.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.grupogen.com.br

Pode ter aula durante greve?

Estudantes têm direito à compensação de faltas durante período de greve e reposições de aulas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em brt.ifsp.edu.br

Qual é o prazo máximo de duração de uma greve?

7- Uma greve pode durar quanto tempo? Na verdade, não existe limite estipulado por lei. O que determina essa duração são as negociações entre empregadores e empregados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em super.abril.com.br

Pode ser mandado embora por fazer greve?

Embora seja um ato legal, empresas costumam demitir quem participa ou incita greves. Especialistas dizem que isso é ilegal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais categorias não podem fazer greve?

A CF/88 proíbe expressamente que os Policiais Militares, Bombeiros Militares e militares das Forças Armadas façam greve (art. 142, 3º, IV c/c art. 42, § 1º).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Pode furar a greve?

Nenhum trabalhador tem o direito de ir e vir para furar uma greve, inviabilizando o que foi decidido democraticamente em assembleia.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sindipetro.org.br

É obrigatório aderir greve?

SIM. O exercício da greve constitui direito constitucionalmente assegurado aos servidores públicos, motivo pelo qual o Supremo Tribunal Federal consolidou o entendimento de que a mera adesão ao movimento grevista não pode constituir falta grave (Súmula 316).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sinasefe.org.br

O que a CLT fala sobre greve?

greve suspende o contrato de trabalho, assegurando aos grevistas o pagamento dos salários durante o período da sua duração e o cômputo do tempo de paralisação como de trabalho efetivo, se deferidas, pelo empregador ou pela justiça do Trabalho, as reivindicações formuladas pelos empregados, total ou parcialmente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Pode fazer greve por falta de pagamento?

Em outubro de 2016, o Tribunal decidiu que os funcionário públicos em greve devem sofrer desconto no salário pelos dias não trabalhados. A exceção é em caso de paralisação motivada por atraso no pagamento de salários ou por quebra de acordo trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em politize.com.br

Pode descontar falta por greve?

Quem falta por causa da greve pode sim ter o dia descontado. Segundo a advogada Cristina Buchignani, sócia da área trabalhista do Costa Tavares Paes Advogados, o fato de ter uma greve em transporte por si só não autoriza o funcionário a faltar ao trabalho. A empresa pode descontar o dia ou as horas de ausência.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em infomoney.com.br

Quais profissões não podem fazer greve?

Os servidores da Segurança e da Saúde não podem fazer greve, decide Tribunal de Justiça.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pge.sc.gov.br

Quais serviços não podem fazer greve?

O art. 157, § 7º, da Constituição Federal de 1967 assim enunciava: “não será permitida greve nos serviços públicos e atividades essenciais, definidas em lei”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em trt13.jus.br

Sou obrigado a participar da greve?

Trabalhador não é obrigado a aderir a greve.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br

Quem tá de greve recebe?

A greve, não obstante ser direito constitucionalmente garantido aos trabalhadores, configura hipótese de suspensão do contrato de trabalho, razão pela qual a regra geral é de que os dias de paralisação não sejam remunerados.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quando a greve pode ser considerada ilegal?

Motivação e política. Os fins perseguidos pela paralisação, isto é, sua motivação pode dar ensejo à ilicitude do movimento, mas se o fim perseguido é legítimo, a greve não deve ser considerada abusiva ou, ainda, podem ser abusivos os atos praticados no seu exercício, em especial relativamente a terceiros.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em conjur.com.br