Pode atender duas pessoas da mesma família?
Este atendimento em conjunto esta previsto em Terapia de casal, mas é importante que a decisão leve em conta a ética e o sigilo, pois dentro do código de ética não é permitido atendimento a mais de uma pessoa da mesma família individualmente. Em princípio, não é recomendável. A não ser que o objetivo seja o casal.Porque o psicólogo não pode atender pessoas da mesma família?
Um psicólogo não pode atender amigos e parentes pois o princípio da psicoterapia é a imparcialidade. O profissional deve manter seu olhar estrangeiro ,além disso, o fato de ser conhecido certamente interferirá no processo terapêutico, e é uma infração ética..Sou psicóloga, posso atender mãe e filha?
Art. 6º À psicóloga e ao psicólogo psicoterapeutas, é vedado atuar como perito ou assistente técnico de pessoa por ela e por ele atendida, atual ou anteriormente, bem como de familiar ou terceiro vinculado ao atendido.O que o CRP diz sobre atender pessoas da mesma família?
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, noart. 2°, em sua alínea J, veda ao psicólogo:“Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiros, que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado”.Posso atender duas pessoas da mesma família? Psicóloga Elis Regina
O que é vedado ao psicólogo quando realiza atendimento de pessoas da mesma família?
Não existe nenhuma lei que proíbe um psicólogo de atender pessoas da família, porém os profissionais da área contam com um código de ética que estabelece, entre outras coisas, que os profissionais não devem ter vínculos com os pacientes atendidos.O que diz o artigo 18 do código de ética do psicólogo?
Art. 18 – O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão.Sou psicólogo, posso atender na minha casa?
E a resposta é sim! O Conselho Federal de Psicologia (CFP) não especifica locais para o atendimento psicológico e, por isso, não há nenhuma legislação específica que impeça o atendimento de ser feito na casa do psicólogo.Qual o máximo de pacientes que um psicólogo pode ter?
Durante uma jornada de trabalho de seis (6) horas, a(o) psicóloga(o) deverá realizar um máximo de cinco (5) atendimentos, reservando-se tempo para construção de projeto terapêutico e discussão de caso com outros profissionais, seguindo o princípio da Integralidade.Quais casos o psicólogo não pode atender?
Entre elas estão:
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.
Porque psicólogo não pode ser amigo do paciente?
A amizade entre ambos interferiria no processo e não seria saudável. Olá, o psicoterapeuta e o paciente precisam ter uma relação estritamente profissional. A amizade gera sentimentos e emoções que podem interferir na escuta e na analise de cada detalhe da terapia, podendo deste modo, acabar com processo terapêutico.O que não se pode dizer a um psicólogo?
Ameaçar quebra de sigilo. Falar mal do Psicólogo anterior. Falar que está se sentindo mal em atender este tipo de caso. Falar coisas que sugiram intimidade maior do que o momento profissional propõe.Pode fazer terapia com 2 psicólogos?
Não é recomendado ser atendido por dois psicólogos ao mesmo tempo devido às diferentes abordagens e metodologias que cada profissional pode utilizar, o que pode resultar em resultados diversos. Além disso, existe um constrangimento ético para os psicólogos, conforme o Código de Ética da profissão.Quando o psicólogo desiste do paciente?
Quando o psicólogo decide desistir do seu caso, é importante lembrar que isso não significa que você seja um mau paciente ou que o psicólogo não seja um bom profissional. Simplesmente significa que a terapia não está funcionando como esperado e é necessário buscar uma abordagem diferente.Pode seguir o psicólogo no Instagram?
Toda atividade profissional deve ser guiada por uma norma de conduta ética. Na Psicologia, esse princípio é sistematizado por meio do “Código de Ética Profissional do Psicólogo“.Quando o psicólogo pode dar atestado?
Quando o paciente apresenta sintomas que afetam sua saúde mental, como ansiedade severa, depressão profunda ou outros transtornos psicológicos que dificultam a realização de suas atividades diárias.Qual o valor máximo que um psicólogo pode ganhar?
O psicólogo pode receber salários que variam de R$ 2 mil a R$ 10 mil. O nível de formação é uma variável que influencia na remuneração final do profissional. Quanto mais qualificados – com títulos de especialista, mestrado ou doutorado -, mais recebem gratificações.Quando um psicólogo pode se negar a atender um paciente?
Se o Psicólogo acredita que atender pessoas próximas do seu paciente pode, de alguma forma, interferir no processo terapêutico que já está em andamento, ele pode se negar a aceitar essa segunda pessoa como paciente e fazer o encaminhamento para um outro profissional.Quantas sessões um psicólogo faz por dia?
Isso varia de paciente para paciente. Depende de muitos fatores mas entre 12 à 24 sessões.Quantos pacientes um psicólogo pode atender por dia?
Eu acredito que o número ideal de pacientes seja 5 por dia trabalhado para evitar, a todo custo, o esgotamento mental. Assim como nossos pacientes, nós também temos um limite emocional e psicológico que deve ser observado, acolhido e considerado durante a constante exposição à situações de tensão que nós vivemos.O que é vedado ao psicólogo?
2º – Ao psicólogo é vedado: a. Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão; b.O que eu não posso falar para o psicólogo?
O Que Não Dizer Ao Seu Terapeuta
- “Sinto que estou falando demais.” ...
- "Eu sou o pior. ...
- “Sinto muito por minhas emoções.” ...
- “Sempre falo de mim.” ...
- "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
- “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
- Outras coisas a evitar. ...
- Uma última dica.