Até onde sabemos, não há nada que possa viajar mais rápido que a velocidade da luz. Mas, por um breve momento, acreditou-se que sim. Em 2011, foi anunciada uma descoberta que ameaçou anular tudo o que sabemos sobre a velocidade da luz, a Teoria da Relatividade e toda a física moderna.
É fato que nada é mais rápido que a luz. Mas esse limite de velocidade do cosmos, de acordo com as equações de Einstein, se aplica apenas ao movimento das coisas (como eu, você e a Terra) que estão no espaço, e não ao espaço em si.
A partícula hipotética "táquion", mais rápida que a luz, pode estar por trás da expansão do universo. A partícula hipotética mais rápida que a luz, conhecida como táquion, provavelmente não existe.
O princípio físico onde o objeto assume a velocidade da quem o lançou pode ser aplicado apenas a matéria; A velocidade da luz é constante e o limite absoluto de velocidade no Universo; Dessa forma, não é possível que ela se torne ainda mais rápida assumindo a velocidade da sua fonte.
Última atualização em 21 de junho de 2021 às 13h58. Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, local conhecido por projetar ogivas nucleares nos Estados Unidos, conseguiram superar a velocidade da luz utilizando laser através de plasma.
Até onde sabemos, não há nada que possa viajar mais rápido que a velocidade da luz. Mas, por um breve momento, acreditou-se que sim. Em 2011, foi anunciada uma descoberta que ameaçou anular tudo o que sabemos sobre a velocidade da luz, a Teoria da Relatividade e toda a física moderna.
Um táquion ou taquião (do grego ταχυόνιον, takhyónion, de ταχύς, takhýs, i.e. "rápido", "veloz") é uma partícula hipotética cuja velocidade excede a velocidade da luz (v > c).
O escuro não é uma coisa. Ele é só a ausência de luz. Portanto, na letra fria das leis da física, não pode ter uma velocidade. A luz é composta por partículas chamadas fótons.
Impressão artística das ondas gravitacionais causadas por dois buracos negros. Se essas ondas puderem ser detectadas, elas poderão esclarecer que a gravidade é mais rápida do que a luz ou não. Imagine que você esteja segurando um cubo mágico nas mãos. Ele é quadrado e tem cores diferentes.
A luz é a coisa mais rápida que já existiu no Universo, e sua velocidade pode variar em algumas circunstâncias. A velocidade da luz é determinante para o limite de velocidade do Universo, uma vez que nada pode ser mais rápido que ela — segundo as leis da física.
Por que é impossível ultrapassar a velocidade da luz?
Segundo o catedrático de Física Antonio Ruiz de Elvira, não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, de forma simples e resumida, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.
Oficialmente, não podemos viajar mais rápido que a luz, exceto partículas em um meio que não o vácuo, como a água. Mas há cientistas que decidiram propor algumas ideias que contrariam o postulado de Einstein, sem violar as leis da física conhecida — o que é importante quando se trata de uma hipótese científica.
Segundo a teoria da Relatividade Geral, criada por Albert Einstein, o espaço e o tempo estão fundidos e, portanto, nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz – quase 300 mil quilômetros por segundo. Mas um novo modelo matemático abre a possibilidade para a viagem espacial.
Com a missão de orbitar o Sol e coletar dados do astro, a sonda se tornou o objeto mais rápido criado pelo homem. Curiosamente, o recorde anterior também era da mesma sonda. A Sonda Parker atingiu a velocidade de 635.266 mil km/h no dia 29 de junho de 2024.
Essa peripécia não é possível no vácuo, porque nada pode ir mais rápido que 299,7 mil km/s. Nos oceanos da Terra, porém, trata-se de algo corriqueiro. Partículas que superam a velocidade da luz na água (aqueles 225 mil km/s) emanam um brilho azulado fantasmagórico chamado radiação Cherenkov.
A velocidade da luz, comumente denotada pela letra c, vale cerca de 299.792.458 m/s, ou seja, a cada segundo, a luz viaja aproximadamente 300.000 km ao se propagar no vácuo. A escolha da letra c deve-se à palavra em latim celeritas, que significa rapidez.
Partícula mais rápida que a luz pode explicar matéria escura e expansão do Universo. Você sabia que existe uma partícula hipotética, chamada táquion, que seria mais rápida que a luz?
A Energia Taquiônica, segundo especialistas, é uma forma de energia livre e de alta frequência vibratória, considerada uma das mais potentes do Universo. “Ela é a energia do pensamento, vibrando na alta frequência do amor, trazendo equilíbrio e harmonia”, explica Ronaldo Caggisi, terapeuta e especialista no assunto.
Pode não conseguir criar táquions, limitando-se a manipular apenas de fontes já existentes. O usuário pode ser limitado à quantidade de energia que pode ter em si. O uso extensivo deste poder por um longo período de tempo pode esgotar as reservas de energia do usuário.
Estes resultados desmentem as conclusões preliminares do experimento Opera, do mesmo laboratório, que detectou neutrinos que supostamente viajavam 20 nanosegundos mais rápido do que a luz, algo que contradizia a Teoria da Relatividade de Einstein.
A cor vermelha é considerada a mais rápida e a violeta a mais lenta, isso porque, dentro do vidro, a cor vermelha possui o menor desvio, e a violeta o maior. A partir das cores de um prisma é possível recompor a luz branca?