Atualmente, há apenas duas opções de contracepção voltada para os homens: a vasectomia e o uso de preservativos. Já para as mulheres, existe uma variedade incluindo diversas fórmulas de pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU) e adesivos.
O anticoncepcional em gel, conhecido como Vasalgel, é uma opção não hormonal, que se aplica na região genital, especificamente nos canais deferentes, que são os canais que conduzem os espermatozoides dos testículos ao pênis, e atua bloqueando a passagem do esperma por até 10 anos.
Alterações genéticas nas células dos espermatozoides, alterações de humor e a perda de libido são exemplos de possíveis complicações decorrentes dos métodos testados. No âmbito social, a escassez de anticoncepcionais masculinos tem impactos no planejamento familiar e na saúde pública.
O gel usa dois hormônios: nestorona, uma progestina, e testosterona, o hormônio sexual masculino. A nestorona suprime a produção de testosterona nos testículos e, com ela, o desenvolvimento do esperma.
Mas, se for ingerida por pessoa do sexo masculino, pode provocar o aparecimento de características femininas, como crescimento das mamas, depósito de gordura na região dos quadris, por exemplo, mudança na distribuição dos pêlos, alteração nos testículos e na qualidade do esperma.
Anticoncepcional para homens deve ficar pronto em 2023
Qual hormônio feminino homem pode tomar?
Tratamento de condições médicas. Em certos casos, a terapia de estrogênio pode ser uma opção eficaz para tratar condições médicas específicas em homens, como osteoporose, câncer de próstata avançado ou puberdade precoce.
Atualmente, há apenas duas opções de contracepção voltada para os homens: a vasectomia e o uso de preservativos. Já para as mulheres, existe uma variedade incluindo diversas fórmulas de pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIU) e adesivos.
A aplicação do anticoncepcional masculino é feita por uma pequena incisão no escroto. Isso afasta a necessidade de realização de procedimento cirúrgico. Sua aplicação é feita diretamente nos tubos deferentes, por onde os espermatozoides passam.
Os únicos métodos contraceptivos masculinos atualmente disponíveis no mercado continuam sendo a vasectomia e o uso de preservativo, afirmam os especialistas.
O Desogestrel mais a Testosterona são Contraceptivos Masculinos Eficientes com Poucos Efeitos Colaterais. WESTPORT, CT (Reuters Health) – O progestágeno sintético desogestrel mais a testosterona parecem ser eficientes na supressão da espermatogênese, de acordo com uma nova pesquisa.
O uso de progesterona aumenta o risco de trombose e também pode inibir a ação do estrogênio. Essa inibição pode causar o efeito reverso, provocando o aumento da libido e o crescimento de pelos faciais, mesmo com a redução da testosterona.
Quais doenças que podem deixar o homem estéril? Dentre as doenças mais conhecidas podemos citar: infecção dos testículos pelo vírus da caxumba, câncer de testículo, linfomas e leucemias, tumores do sistema nervoso central, tumores de retroperitônio, diabetes e infecção na próstata.
Como é feita a vasectomia? O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozóides dos testículos ao pênis. O procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizada no próprio consultório médico.
A finasterida é um medicamento bloqueador da testosterona, frequentemente utilizado para o controle da calvície, e também está associado à infertilidade. Os efeitos colaterais mais comuns durante seu uso são disfunção erétil e redução da produção de espermatozoides, da libido e do volume ejaculado.
O chá de catuaba, ginseng ou ginkgo biloba e o suco de melancia com maca peruana, são alguns remédios caseiros que podem ajudar a combater a impotência sexual masculina. Esses remédios caseiros aumentam a circulação de sangue no corpo todo, melhoram os níveis de testosterona e estimulam o desejo sexual.
O Tribulus Terretris estimula o desejo sexual em homens e mulheres, melhora a libido e sintomas da menopausa. Além disso, ele também é responsável por combater a impotência sexual em ambos gêneros.
O procedimento da Contraline envolve uma pequena incisão no escroto e a utilização de um injetor manual para aplicar o hidrogel através de um cateter conectado aos ductos deferentes. Após a injeção, o cateter é removido, e a incisão cicatriza naturalmente.
De acordo com a opinião de especialistas do Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG), as pessoas trans e não-binárias que eram AFAB podem escolher qualquer método de contracepção disponível para mulheres cisgêneras – mesmo se estiverem tomando testosterona (4).
O paciente terá de aplicar duas doses de Risug, uma em cada ducto, mas o procedimento leva poucos minutos e conta com uma anestesia local na área do escroto. Para reverter o processo, os cientistas afirmam que só é necessário uma injeção de água e bicarbonato de sódio.
O Slinda® fornece alta eficácia contraceptiva. O efeito contraceptivo do Slinda® baseia-se na inibição da ovulação, principalmente, e outros fatores, como alteração no muco cervical, no endométrio e nas trompas. Os 4 comprimidos verdes não contêm substâncias ativas e são chamados de comprimidos placebo.
A estimativa é de que o RISUG seja lançado em 2023 (Bahia, 2022). A regularidade e o aumento da visibilidade dos trabalhos e pesquisas sobre o tema maximizam as chances de produção, aprovação e comercialização desses métodos (Abreu, 2021).